segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Comunicação para a cultura em debate no Rio

Retirado do Overmundo em 17/09/2012 do endereço:

http://www.overmundo.com.br/overblog/comunicacao-para-a-cultura-em-debate-no-rio-1

Por Pontão Ganesha · Florianópolis, SC

Embora nos últimos dez anos, as ações desenvolvidas pelo Ministério da Cultura (MinC) tenham buscado colocar em evidência a integração entre Cultura e Comunicação, nem sempre houve o necessário diálogo entre as iniciativas.

Configurando-se como um espaço democrático onde se pretende não apenas discutir, mas também elaborar e propor ações para a construção de uma política pública de comunicação para a cultura no Brasil, acontece de 17 a 19 de setembro o Seminário e Oficinas de Indicação de Políticas Públicas para Cultura e Comunicação, evento que tem como objetivo dar início a esse diálogo, reunindo e colocando em debate ideias lançadas a partir da perspectiva de diversos segmentos.

Promovido pelo MinC e Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz), esses dois eventos darão espaço e voz aos “fazedores de cultura”, comunicadores populares, universidades e movimentos organizados que atuam nessa interface, dando continuidade à iniciativa do Ministério da Cultura de reconhecer e fortalecer o protagonismo das pessoas, membros ativos da cultura brasileira. Além de estimular discussões e reflexões sobre comunicação e cultura, o evento apresentará ao público o Programa Comunica Diversidade, que se encontra em construção no Sistema MinC.

Coordenado pela Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, o programa tem como foco o estímulo a iniciativas de promoção e ampliação do direito à comunicação a ao exercício do pleno direito à liberdade de expressão cultural.

O evento

Nos dias 17 e 19, a Oficina de Indicação de Políticas Públicas para Cultura e Comunicação vai trabalhar com as ações estabelecidas no Plano Nacional de Cultura (PNC), desdobrando-as em ações ainda mais específicas sob a luz dos eixos que compõem o Comunica Diversidade (Educar para Comunicar/Produção e Distribuição de Conteúdos Culturais / Meios para a Comunicação / Comunicação e Protagonismo Social / Comunicação e Renda).

Restrita a aproximadamente 120 convidados, a Oficina será o momento específico para que a sociedade civil participe da formulação da política pública de comunicação para a cultura que orientará a elaboração de um plano setorial de ações que entrelaçam comunicação e cultura no processo de cumprimento das metas do PNC até 2020.

Entre os dois dias de Oficina, o dia 18 será reservado ao Seminário de Comunicação para a Cultura. Entre os palestrantes, representantes dos Ministérios da Cultura (MinC) e das Comunicações, além de integrantes de entidades e movimentos sociais com atuação focada nesses segmentos, promovendo um interessante debate a respeito do cenário atual, propostas e perspectivas em relação à promoção do direito à comunicação e cultura, e à expressão da diversidade nas diversas mídias.

A Oficina acontece no Hotel Scorial, à rua Bento Lisboa, 155 (Largo do Machado, Rio de Janeiro), nos dias 17 e 19 de setembro, das 9h30 às 19h00.

O Seminário será realizado no Auditório Gilberto Freyre do Palácio Capanema, à rua da Imprensa, 16 (Centro, Rio de Janeiro), no dia 18 de setembro, também das 9:30 às 19:00.

O Seminário terá transmissão ao vivo através do site http://culturadigital.br/comunicadiversidade/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente