domingo, 28 de outubro de 2012

Exposição "Natureza Divina" de João Werner

Enviado por João Werner

“A Natureza é o único divino e divino é, exclusivamente, o que é Natural.
Fonte inesgotável de todas as extasias.
Cornucópia, mistério e infinitude.
Olhos verdes em brasa.
Reflexos dourados e odores pungentes.
Rugidos, úmido sangue negro em pulsação.
Gozo.”

O artista João Werner abre uma nova exposição em sua galeria em Londrina (PR), “Natureza divina”. É a sua sexta exposição sequencial, sempre com pinturas e temáticas diferentes.
Desta feita, o artista aborda o tema da natureza. Não a natureza que está na moda, a dos projetos zilionários de emissão certificada ou do mercado de carbono. Não. Como em suas exposições anteriores, João Werner rema contra a maré do senso comum. Sequer a maioria das pinturas expostas tem qualquer nuance de verde.
Por outro lado, também não há, nestas 24 pinturas digitais, qualquer referência à religiosidade estabelecida. O “divino” do título da exposição remete, antes, a xamãs em transe e outros paganismos.
Esta exposição não salvará as baleias nem o mico leão dourado. Nem celebra a beleza em um sentido clássico. De pinceladas vibrantes e composição tortuosa, as pinturas mostram a natureza como energia e caos. É o impulso cego do instinto, conduzindo as plantas em direção à luz ou o Xamã em direção às estrelas.
Às vezes, vale a pena lutar para retirar certas palavras - tais como “natureza” e “divino” - das mãos das grandes corporações. Em certo sentido, é isto o que fazem estas pinturas de João Werner, reiterando, assim, a mesma proposta política de outras exposições anteriores do artista.

Serviço:

Exposição individual com 24 pinturas digitais.
Visitação: de 30 de outubro a 21 de dezembro de 2012
Local: Galeria João Werner, rua Piauí, nº 191, sala 71, 86010-420, Londrina, PR. (mapa)
fone de contato: (43) 3344-2207
Horário: terças a sextas-feiras, das 14h às 20h. Sábados, das 11h às 17h.
Entrada gratuita, com monitoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente