sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Lançamento Jequitinhonha/Mucuri do Minas Território da Cultura

O ‘MINAS Território da Cultura’ é um programa articulado de descentralização da ação cultural que acontecerá ao longo de 2013 e 2014. Entre os objetivos do programa estão: promover o desenvolvimento regional por meio da cultura; valorizar e divulgar a diversidade cultural de cada uma das regiões de Minas; conferir visibilidade e aumentar a demanda pelas ações e programas da SEC e de seus parceiros; incentivar parcerias públicas e com a iniciativa privada; promover a circulação de bens culturais e promover a capacitação e aperfeiçoamento dos agentes culturais visando à sustentabilidade social e cultural.

Serão realizados cursos de capacitação e formação, espetáculos, exposições, mostras de cinema e leituras de editais, entre outras atividades, além das programações locais, disponibilizadas pelo Sistema Estadual de Cultura e seus parceiros, articulados com a comunidade e os atores locais, instituições culturais, artistas e produtores, promovendo grande efervescência cultural na região.

Para facilitar o acesso do público às informações, foi criado um hotsite (www.cultura.mg.gov.br/territoriodacultura), ferramenta de comunicação social utilizada para destacar ações, que terá atualização constante. Também por meio desse canal, o público será informado sobre os eventos que vão demandar inscrições, retirada antecipada de ingressos para as apresentações ou alteração de endereço, horário e data de alguma atividade, quando necessário.

Integram essa iniciativa parceiros estratégicos como o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae Minas), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais/ Serviço Social do Comércio de Minas Gerais (Fecomércio MG/Sesc) e a Federação das Indústrias de Minas Gerais/Serviço Social da Indústria (Sesi/Fiemg), diversas Secretarias do Governo de Minas, Prefeituras Municipais,Associações Comerciais, Grupos Teatrais e Instituições e Festivais Culturais locais.

Atuação regionalizada – Para a Secretária de Estado de Cultura, Eliane Parreiras, em um estado de grande dimensão territorial e diversidade cultural como Minas Gerais é necessária uma atuação regionalizada, que valorize as identidades locais. “Essa atuação exige o reconhecimento e a valorização da gestão local e dos atores envolvidos no processo cultural. Foi sob a perspectiva de descentralizar e regionalizar as políticas públicas de cultura que criamos o Programa ‘MINAS Território da Cultura’.É o Governo de Minas em uma ação cultural organizada especialmente para o interior do Estado”.

Durante aproximadamente 45 dias, serão realizadas atividades do Sistema Estadual de Cultura, de seus parceiros e da comunidade local de forma capilarizada, de maneira que diversos municípios da região sejam contemplados simultaneamente.

Divisão temática – O MINAS Território da Cultura se organiza em três grandes eixos: ‘Dinâmicas Territoriais’, ‘Territórios do Saber’ e ‘Territórios Criativos’. Os programas foram criados levando em consideração a cadeia produtiva da cultura: produção, criação, exibição, circulação e formação e os agentes relacionados à cultura: gestores públicos municipais, artistas, produtores culturais e sociedade.

As ‘Dinâmicas Territoriais’ são ações voltadas para a discussão e difusão das políticas publicas de cultura: planos de cultura, programas territoriais e associativismo, mecanismos de financiamento, cultura e urbanismo, programas de fomento, cultura - identidade e diversidade cultural, participação social, entre outros. O programa prevê, ainda, ações de capacitação e aperfeiçoamento para gestores e entidades públicas, encontros regionais e seminários.

Os ‘Territórios do Saber’ são destinados a Produtores Culturais e Artistas e estão previstas ações de capacitação, formação e orientação, tanto na área artística quanto em gestão da cultura. Contempla também a realização de seminários artísticos, o estimulo à criação de Redes e Encontros Regionais e a difusão dos programas de fomento do Sistema Estadual de Cultura.

Já os ‘Territórios Criativos’ abrem espaço para a fruição cultural, com apresentações artísticas de grupos e programas do Sistema Estadual de Cultura, circulação de acervos do Sistema (artes visuais, cinema, cultura popular, entre outros) e apresentações de grupos e instituições locais.

SERVIÇO
Evento: Minas Território da Cultura - Lançamento Jequitinhonha/Mucuri

Abertura: 06/09/13, às 10h00
Local: Auditório CDL-TO

Endereço: Avenida Luiz Boali, 1370, Ipiranga  – Teófilo Otoni/MG

Confirmação de presença: interiorizacao@cultura.mg.gov.br

Mais informações:

Superintendência de Interiorização – 31-3915-2680  http://www.cultura.mg.gov.br/territoriodacultura

Com informações da SECMG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente