Do ODC
No próximo dia 29 de agosto, o Observatório da Diversidade Cultural (ODC) apresentará os resultados da pesquisa Mapeamento de Políticas Públicas para a Diversidade Cultural – Estudo de Caso de Belo Horizonte. A pesquisa foi realizada com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, modalidade Fundo de Projetos Culturais. O lançamento, em parceira entre ODC e Sesc Palladium, faz parte de contrapartida acordada com a Fundação Municipal de Cultura (FMC), de projeto contemplado pelo Fundo Municipal de Cultura. O evento aberto ao público, com entrada gratuita, acontece no Sesc Palladium, das 19h às 21h.
Com a análise de programas e projetos promovidos pela FMC, o estudo visa contribuir para definição de indicadores de diversidade cultural e cidadania, bem como mapeamento de programas e projetos artísticos e culturais. Para tanto, a pesquisa foi desenvolvida em três etapas, ao longo de 2012 e 2013. Inicialmente, foi realizado o levantamento bibliográfico e dos documentos relativos à discussão sobre a proteção e a promoção da Diversidade Cultural, com base na Convenção sobre a Proteção e Promoção das Expressões Culturais (Unesco, 2005).
A etapa seguinte buscou nas comunicações oficiais do órgão gestor de cultura – caderno Programe BH e site institucional – as programações culturais disponibilizadas ao público belorizontino por meio da FMC, no mês de fevereiro de 2012, buscando analisá-los sob a perspectiva da proteção e promoção da diversidade. O objetivo foi mapear políticas públicas gerenciadas pelo município de Belo Horizonte, para identificar os impactos dessas políticas na proteção e promoção da diversidade de expressões culturais nas nove regiões da cidade.
A terceira fase visou à compreensão das motivações para escolha da programação cultural oferecida pelo conjunto de centros culturais, com o objetivo de levantar informações sobre como são percebidas, pelos gestores dos centros, as necessidades relacionadas à oferta de programação cultural, buscando ainda a compreensão de como se vinculam às percepções relacionadas à necessidade de criação de espaços e instrumentos que protejam e promovam a diversidade cultural localmente. Esta fase voltou-se ao contexto da gestão dos centros culturais públicos, descentralizados e mantidos pelo governo municipal, para compreensão de características, demandas e motivações levadas em consideração na elaboração da grade de programações dos espaços.
O Observatório da Diversidade Cultural é uma organização não governamental que desenvolve programas de ação colaborativa entre gestores, artistas, arte-educadores, agentes culturais e pesquisadores. O objetivo do ODC é produzir informação e conhecimento, gerar experiências e experimentações, atuando sobre os desafios da proteção e promoção da diversidade nas vertentes: Formação, Informação, Pesquisa e Consultoria.
MAPEAMENTO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A DIVERSIDADE CULTURAL – ESTUDO DE CASO DE BELO HORIZONTE
Coordenação geral: José Márcio Barros
Supervisão de pesquisa e projetos: José de Oliveira Júnior
Pesquisadores:
1ª e 2ª etapas: Giselle Lucena, Lívia Espírito Santo e Priscilla Nilo
3ª etapa: Renata Santos e Rodolfo Fonseca
Apresentação da pesquisa Mapeamento de Políticas Públicas para a Diversidade Cultural – Estudo de Caso de Belo Horizonte
Onde: Sesc Palladium (Cinema Prof. José Tavares de Barros) – Av. Augusto de Lima, 42 – Centro.
Quando: 29/08, das 19h às 21h.
Vagas: 82 lugares, com entrada sujeita à lotação do espaço.
Patrocínio: Pesquisa (Lei Municipal de Incentivo à Cultura de BH – FPC)
Realização: Observatório da Diversidade Cultural
Apoio: Sesc Palladium
Informações: info@observatoriodadiversidade.org.br
Retirado do site do ODC em 22/08/13 do endereço:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente