O I Festival da Cultura Quilombola manifesta a necessidade da comunidade de valorizar-se a si, a seus semelhantes e à sua história de resistência e de luta. Esta proposta é de uma grande celebração da cultura popular e da cultura quilombola por meio da música, oficinas, culinária, artesanato e outras manifestações locais e convidadas, tais como folias, batuques, artesanato e culinária, o III Encontro de Violeiros da Comunidade Quilombola de São Julião e ações de valorização da cultura quilombola.
O festival acontecerá entre os dias 24 e 28 de junho de 2014. Nesta data comemora-se o aniversário de nascimento de João Preto, ou Pai João, o patriarca dos Pereira. Por isso, esta data carrega grande simbolismo para a comunidade de São Julião e todos os que lutam pela justiça e paz neste Mucuri. João Preto dedicou sua vida a lavrar terra, cultura e religiosidade populares e à luta por uma vida melhor, justa e pacífica na sua comunidade. Esta luta hoje é continuada e ampliada para a questão quilombola pela a Associação Quilombola Vaz Pereira, composta pelos Vaz, Pereira e Paraguai.
O festival prestará ainda homenagem à Mãe Augusta, a matriarca da Comunidade Quilombola de São Julião que se encantou no último mês de abril, juntando-se ao seu Pai João Preto.
Viva Pai João Preto e Mãe Augusta!
Viva a cultura popular!
Viva São Julião!
Viva a Cultura Quilombola!
SERVIÇO
Evento: Festiva da Cultura Quilombola de São Julião
Data: 24 a 28 de junho de 2014
Programação: aqui.
Informações: contato@mucurycultural.org | Página do Facebook da Associação Mucury Cultural | 33-8850-3330
Obs.: Para o pernoite e alimentação é necessário que se confirme através do e-mail: contato@mucurycultural.org.
Como chegar?
O acesso à Comunidade de São Julião II pode ser feito através da linha de ônibus da empresa Vale do Mucury com destino ao povoado de Maravilha que sai, de segunda a sábado, da Estação Rodoviária de Teófilo Otoni às 14h:30min. Às segundas, quartas e sextas-feiras este ônibus chega ao Centro Comunitário de São Julião II.
Se chover, o ônibus não circula, entretanto há possibilidade de agendamento com a Van que faz o mesmo trajeto, o contato é com Dica no telefone 3388323107, a saída é de segunda a sexta-feira às 13h:30min.
Para quem tem transporte próprio, pode usar estes arquivos para orientação:
Trilha GPS - Trilha BR/MG 418 (Estrada do Boi) à Comunidade Quilombola de São Julião II. Esta trilha inicia-se na entrada para a Estrade para o Povoado de Brejão, logo após a passagem pelo distrito de Pedro Versiani (sentido TO - Sul da Bahia).
Mapa OpenStreetMap.
Mapa Google Maps.
Mapa Google Earth.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente