por: julianaprotasio
Seção: Agenda, Pernambuco - PE
“Latas, caixas de fósforos ou uma popular câmera plec-plec, vendida no balcão da feira de usados. O que esses objetos têm em comum? São caixas pretas, instrumentos de arte precários, capazes de captar belas imagens e provocar novos conceitos sobre a arte-educação, meios de expressão e inserção social.”
Esta é a idéia por trás da Mostra de Fotografia Criativa do Atelier Multicultural, que segue até o dia 09 de maio. Patrocinada pelos Correios e idealizada pelo produtor e fotógrafo Christian Cunha, a mostra é composta exclusivamente por imagens produzidas por estas câmeras rudimentares. Associada a mostra, está a Oficina com máquinas precárias, patrocinada pela Secretaria Especial da Juventude e Emprego e facilitada por Mateus Sá e Isaías Belo, da qual participaram cerca de 40 jovens, entre 14 e 20 anos, da comunidade Vila Esperança. O resultado das aulas foi somado à Mostra de Fotografia Criativa do Atelier Multicultural, em salão vizinho do CCC, a partir do dia 15 deste mês.
A reflexão proposta por Christian Cunha é bastante interessante:
“A fotografia figura no mundo da arte como um dos mais elitistas suportes para criação. Possibilidades de baratear os custos nunca foram de grande interesse para o mercado, empenhado em explorar o consumo de equipamentos de ponta, voltados para a profissionalização. Mesmo o amadorismo sempre exigiu um certo poder econômico para a compra de câmeras compactas e filmes. Veio a era digital e a fotografia se tornou mais presente no dia a dia, o que não significa popular. Numa outra perspectiva de captação fotográfica, o projeto em pauta mostra como essa arte pode alcançar novos públicos e assumir outras características que não seja a documentação.”
A exposição é composta por imagens do próprio Christian (com ensaio desenvolvido com câmeras pinlux, em caixas de fósforo) e dos convidados Mateus Sá (plec-plec), Isaias Belo(pinhole em lata), Damião Santana (Holga, câmera de plástico para filme médio formato) eJosivan Rodrigues (Kodac Instamatic, fabricada entre as décadas de 1960 e 70). A previsão é que a mostra circule na Europa, nas cidades de Lisboa, Barcelona e Paris em 2011, da mesma forma como ocorreu na primeira edição, com incentivo das Jornadas Européias do Patrimônio, uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Européia.
ISAIAS BELO | Homem Suburbano Capibaribe
DAMIÃO SANTANA | Holga de biquini
SERVIÇO:
O que: Mostra de Fotografia Criativa do Atelier Multicultural
Quando: até 09/05/2010. Terça a sexta, das 9 às 18h. Sábados e domingos, das 12 às 18h.
Onde: Centro Cultural Correios Recife. Rua Marquês de Olinda, 262, Bairro do Recife
Quanto: Entrada Franca
Informações: (81) 8705-2880
Fonte: Nossa Parede, por Deise Lima
retirado do blog cultura e pensamento:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente