O Teia Cultural Minas é o boletim eletrônico da Representação Regional do Ministério da Cultura em Minas Gerais.
A RRMG também está no Twitter. Siga o @mincmg pelo endereço http://twitter.com/mincmg e fique informado com os nossos tweets. Acesse também o nosso blog http://www.cultura.gov.br/site/categoria/representacoes-regionais/regional-mg/.
Cabeçalho: cenas do painel “A Inconfidência Mineira” de Yara Tupynambá – de 1968 e 1969, encontra-se no saguão da Reitoria da UFMG.
PROCULTURA
Procultura foi debatido em Belo Horizonte durante Reunião Pública para apresentação do Projeto de Lei
Dando sequência à construção democrática da nova lei de fomento à cultura brasileira e atendendo ao convite da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, o Ministério da Cultura, representado pelo secretário Henilton Menezes, apresentou a gestores, artistas, produtores e agentes culturais mineiros, o Projeto de Lei nº 6.722/2010. Durante a Reunião Pública, realizada nessa terça-feira, 18 de maio, em Belo Horizonte, foram recebidas sugestões e críticas para o aperfeiçoamento do Programa Nacional de Fomento e Incentivo à Cultura(Procultura).
“A Lei Rouanet traduz um passado que não mais representa o atual cenário da cultura brasileira. Há 19 anos, era ela ou nada”, destacou o secretário de Fomento e Incentivo à Cultura sobre a atual legislação. Para Henilton, a lei beneficiou a produção cultural do país, porém gerou distorções na distribuição de recursos por meio da renúncia fiscal: “O paulistano ou o carioca que mora na periferia está tão excluído desse processo quanto o cidadão que mora em Belém ou Fortaleza. A proposta [Procultura] vai ao encontro de várias linguagens culturais e traz inovações fundamentais para corrigir as distorções”, concluiu o secretário do MinC.
Mais Recursos
Luiz Antonio Eguinoa, diretor da Associação Pró-Cultura Palácio das Artes, acredita que a nova lei só funcionará mediante o aumento do orçamento para a Cultura. “Sem a PEC 150, o financiamento ao processo cultural brasileiro estará prejudicado e toda a proposta do Ministério da Cultura de criar o grande Fundo ficará igualmente prejudicado. Sem essa PEC, as demais discussões ficam ‘menores’.”
Dentre as principais mudanças propostas pelo Procultura está o fortalecimento do Fundo Nacional de Cultura. Também serão criados novos fundos setoriais que objetivam atender a diversidade cultural brasileira e aumentar a eficiência na destinação dos recursos. Segundo o texto da nova legislação, o produtor que tiver proposta aprovada pela Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC) receberá os recursos diretamente, sem precisar procurar empresas financiadoras. Dessa forma, a renúncia fiscal deixará de ser o principal mecanismo de fomento à Cultura do país.
Para Marcelo Santos, gerente de Arte e Cultura da Fundação Arcelor Mittal Brasil, o MinC caminha para um formato participativo que inclui as empresas brasileiras interessadas em patrocinar Cultura. De acordo com o texto do Projeto de Lei, a iniciativa privada poderá participar do patrocínio a projetos culturais com uma contrapartida financeira de 20% enquanto o Estado entrará com 80%. “Ter a contrapartida e efetivar sua participação com a adesão ao formato de 20% evita que diferentes patamares de isenção fiscal comprometam aqueles que concedem menor renúncia”, disse Marcelo.
Contribuição Mineira
Leonardo Lessa, integrante do Grupo Teatro Invertido, sugeriu a criação de um programa setorial de artes. “Parece a mesma coisa que os Fundos Setoriais, mas não é. O Fundo está diretamente atrelado ao orçamento do MinC. Esse programa seria regido por lei específica e com orçamento direto da União”, explicou o artista. Ele pediu, ainda, que o artigo que trata do Prêmio Teatro Brasileiro explicite regulamentação específica.
Outras propostas foram entregues pelos representantes mineiros dos diversos segmentos culturais presentes ao encontro: a inclusão de parágrafo que garanta a não aplicação dos critérios relativos a dimensão econômica para determinados projetos; a elaboração de mecanismo eficiente para avaliação de recursos em projetos culturais indeferidos pela CNIC; estruturação da Sefic para atender o proponente; e o reconhecimento do Setor Arquivo como equipamento cultural são algumas das sugestões recolhidas.
Lei Estadual
A Lei de Fomento e Incentivo à Cultura de Minas Gerais também passa por modificações. O secretário de Cultura, Washington Mello, disse que governo do estado está disposto a contribuir para a democratização do acesso e fruição da Cultura. Porém, um ponto polêmico da modernização da legislação estadual gerou protestos durante a reunião pública. Haverá a eliminação da contrapartida por parte das empresas patrocinadoras, segundo informou Mello.
Para Marcelo Santos, “o estado está caminhando num sentido inverso” ao Procultura. Vítor Santana, representante do Colegiado Setorial de Música, também engrossou o coro de que a lei estadual “vai contra a modernização nacional”. A deputada Gláucia Brandão (PPS), presidente da Comissão de Cultura da ALMG, prometeu aos produtores culturais e artistas mineiros a realização de debates públicos para discutir a lei antes de sua aprovação.
CULTURA DIGITAL
CulturaDigital.BR foi premiada na edição 2010 do Prix Ars Electronica, na Áustria
A comunidade CulturaDigital.BR foi premiada na edição 2010 do Prix Ars Electronica, que destaca iniciativas no ambiente digital de todo o mundo. O CulturaDigital.BR recebeu menção honrosa na categoria Digital Communities. O anúncio foi feito no dia 17 de maio, em Linz, na Áustria, onde fica a sede do Festival Ars Electronica.
CulturaDigital é a única ação em língua portuguesa das escolhidas nas 11 categorias do prêmio este ano. As instituições interessadas de diversos países fazem sua própria inscrição para serem então avaliadas. O Ars Electronica leva em consideração a dimensão pública e social das ações em novas mídias e por meio da Internet.
A rede brasileira foi criada pelo Ministério da Cultura, em parceria com a sociedade civil, em março de 2009 e aberta ao público em julho do mesmo ano. Atualmente, conta com cinco mil integrantes, cerca de três mil blogs cadastrados, com 280 grupos de discussão sobre os mais diversos temas do universo da cultura digital. Nesse espaço virtual, atores governamentais, estatais, da sociedade civil e do mercado consolidam diretrizes para políticas públicas nessa área.
PARCERIA
Brasil-Portugal - Países firmam novas parcerias para a promoção da Língua Portuguesa e da Cultura
O ministro da Cultura, Juca Ferreira, está em Portugal para tratar da promoção da Língua Portuguesa e das culturas de ambos os países. A agenda oficial do primeiro dia da viagem, terça-feira, 18 de maio, traz novidade para a programação cultural brasileira ainda neste ano: o 3º Festival de Teatro de Língua Portuguesa. Os espetáculos serão realizados no Rio de Janeiro, de 14 a 25 de julho, com companhias da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) - Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e Brasil.
A iniciativa firmada entre Juca Ferreira e a presidente do Instituto Camões, Ana Paula Laborinho, fortalece as propostas brasileiras voltadas para a promoção do intercâmbio cultural entre Brasil e Portugal. O plano de intenções do Ministério da Cultura para as reuniões no país luso, assim como a política de trabalho do Instituto, prioriza a divulgação da língua e cultura portuguesas no estrangeiro e a promoção do português como língua de comunicação internacional.
Prêmio Luís de Camões 2009
À noite, no âmbito da X Cimeira Luso-Brasileira, o presidente Lula da Silva e o ministro Juca Ferreira participam da solenidade de entrega do Prêmio Camões 2009, concedido anualmente pela Fundação Biblioteca Nacional, instituição vinculada ao Ministério da Cultura. O Prêmio Luís de Camões foi instituído em 1988 pelos governos do Brasil e de Portugal e tem como objetivo valorizar o trabalho de autores de língua portuguesa que tenham contribuído para o enriquecimento do patrimônio literário da língua comum e estreitar os laços culturais entre os países lusófonos, através da premiação de seus escritores mais representativos.
PONTOS DE CULTURA
Encontro Negras Raízes em Paracatu – MG
O projeto Negras Raízes que tem como tema gerador a cultura negra visa promover a troca de experiências, a capacitação das equipes e contribuir para o aprimoramento das atividades desenvolvidas por Pontos de Cultura em Minas Gerais com esta temática, além de criar um espaço interativo de reflexão e diálogo, fortalecendo o trabalho em rede e a realização de atividades conjuntas no seu dia-a-dia.
O encontro acontece nos dias 28, 29 e 30 de maio no SESC de Paracatu. Confira a programação.
CINE MAIS CULTURA
Minas Gerais realiza oficina de capacitação do Cine Mais Cultura
Cinqüenta representantes dos vinte e cinco municípios mineiros, contemplados pelo edital nacional Cine Mais Cultura, participam, desde segunda-feira, 16/05, no Hotel Ouro Minas, em Belo Horizonte, da oficina de capacitação cineclubista. O objetivo do edital, lançado pelo Ministério da Cultura no ano passado e voltado para municípios com até 20 mil habitantes, é qualificar os participantes para a realização de programação, divulgação e debates das sessões; apoiar a formação dos oficinandos com introduções à História do Cinema e Linguagem Cinematográfica e oferecer informações sobre questões atuais relativas à atividade exibidora como direitos autorais e sustentabilidade.
O vice-prefeito do município de Montalvânia, localizado no norte de Minas, Antônio Horácio, considera o edital como uma oportunidade ímpar para os municípios que já sofrem com a carência de investimentos. Segundo ele é uma chance de ampliar o horizonte de conhecimentos e de desenvolver ações voltadas para a população, levando o olhar do cinema para a cidade. O Secretário de Cultura do município de Malacaxeta, Região do Vale do Mucuri, Luciano Catarino, concorda com Antonio Horácio e ressalta que as ações do Cine Mais Cultura é a única atividade cultural permanente do seu município.
Também a professora, Lázara Maria, do município Presidente Olegário, Região Noroeste do Estado, afirma que a implementação dessas ações em sua cidade vai ampliar o "leque" de opções para a população e servir de incentivo cultural, atingindo todas as faixas etárias.
Além da oficina, os municípios contemplados também receberão equipamentos de exibição e câmera com tecnologia digital, filmes brasileiros selecionados pela Programadora Brasil, para exibição semanal durante dois anos e acompanhamento permanente das atividades dos novos Cines em seus três meses iniciais.
Até o final de 2010, o Programa Mais Cultura espera atingir a meta de instalar 1,6 mil Cines Mais Cultura em todo o país, atendendo prioritariamente as localidades urbanas e rurais que não possuem salas de cinema.
Para mais informações sobre o edital cine mais cultura acesse: http://www.cultura.gov.br/site/2009/02/18/edital-cine-mais-cultura/
PROGRAMAÇÃO CULTURAL
MÚSICA
Concerto com violino e fagote no Museu do Oratório em Ouro Preto
Os músicos Zoltan Paulinyi (violino) e Iracema Simon (fagote), do Duo SPES, se apresentam na Série de Concertos no Museu do Oratório no dia 22 de maio, sábado, às 18h30. Na ocasião, lançam o CD Imagens. No programa, obras de Zoltan Paulinyi, Flausino Vale, Oscar Lorenzo Fernández, Grego e Pixinguinha. O concerto acontece no Museu (Adro do Carmo, 28 – Centro), com ingressos a R$ 10,00, vendidos no local.
Informações e reservas: (31) 3551-5369.
TEATRO
Apresentações teatrais neste fim de semana no Parque Municipal em Belo Horizonte
Nos dias 22 e 23 de maio, acontecerão duas apresentações teatrais gratuitas no Parque Municipal. No sábado, o Grupo Trama apresenta o espetáculo “O Pastelão”, uma história bem humorada de um casal de pasteleiros contada a partir da inspiração do cinema mudo. No domingo, o Teatro Terceira Margem e artistas convidados apresentam o espetáculo “Pot Pourri Cômico”, um encontro divertido e inusitado de vários palhaços com suas cenas, entradas e repertórios cômicos.
As apresentações serão às 14:00, na Praça dos Patins do Parque Municipal Américo Renê Giannetti. Os espetáculos são indicados para pessoas de todas as idades. O acesso é livre.
Informações: (31) 3462-8907 e (31) 9997-6912
COMEMORAÇÃO
IV Festa Tradicional Italiana em Belo Horizonte
No dia 30 de maio a Associação de Cultura Ítalo-Brasileira do Estado de Minas Gerais – ACIBRA-MG, realiza a quarta edição da Festa Tradicional Italiana, um dos eventos de rua de maior sucesso e público de Belo Horizonte. Este ano a Festa vai ocupar dois quarteirões da Avenida Getúlio Vargas, na Savassi – entre as ruas Professor Morais e Paraíba, de 12:30 às 22:00h. A expectativa é que cerca de trinta mil pessoas compareçam ao evento.
Para distrair um público tão grande e diversificado, durante as 10 horas do evento, haverá barracas com comidas, bebidas e especialidades típicas da culinária tradicional italiana, exposição de trabalhos desenvolvidos pelas associações italianas presentes no Estado e também música italiana para todos os gostos.
O evento desse ano será o pontapé inicial para duas importantes comemorações que irão acontecer no ano que vem: o ano da Itália no Brasil e os 150 anos da unificação da Itália.
INGRESSO: 1 kg de alimento não perecível
Informações - (31) 3224 2304 / (31) 3273 7402 / 9815 2084
contato@acibramg.com.br acibramg@gmail.com
Aniversário da Casa da Cultura terá várias atrações nesta semana em Betim
Principal referência histórica e artística de Betim, a Casa da Cultura Josephina Bento completa 23 anos no dia 29 de maio. E para comemorar a data, a Fundação Artístico-Cultural de Betim (Funarbe) vai presentear o público betinense com várias atrações gratuitas que acontecem entre os dias 21 e 30. Na programação, apresentações de dança, teatro e música.
Informações: (31) 3532-2530
Corredor Cultural em Juiz de Fora
Tudo pronto para a segunda edição do Corredor Cultural, que a Funalfa promove nos dias 29 e 30 de maio, dentro da programação comemorativa dos 160 anos de Juiz de Fora. O projeto, lançado em 2009, vai oferecer mais de 100 atrações de Juiz de Fora e outras cidades brasileiras em uma maratona cultural com 40 horas de duração e opções para todas as idades e gostos.
As atividades do Corredor Cultural têm entrada franca e a programação inclui dança, teatro, artes plásticas, música, artesanato, cinema, poesia, carnaval, literatura e recreação, entre outros eventos. As atividades serão realizadas em praças públicas e espaços culturais no centro e nos bairros da cidade.
Entre os destaques da programação estão a Orquestra Voadora, MC Buchecha e Mano Brown, do Rio de Janeiro, a Companhia Carroça de Mamulengos, de Juazeiro do Norte (CE), e o Cortejo de Artistas com o bloco Parangolé Valvulado, de Juiz de Fora.
Mais informações com a Assessoria de Comunicação da Funalfa: 3690-7044
PATRIMÔNIO
Tombamento de murais de Yara Tupynambá pelo Conselho do Patrimônio Histórico e Cultural de Belo Horizonte
O Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do município de Belo Horizonte realizou, no último domingo, 16/05, o tombamento de um conjunto de 07 murais históricos criados pela artista Yara Tupynambá, ao longo de sua carreira. Localizados em prédios públicos, como a Assembléia Legislativa, campus da UFMG, Serpro, Ministério da Fazenda e Tribunal de Contas do Estado, os murais abrangem o desbravamento do território mineiro até o ciclo siderúrgico, cobrindo assim a saga dos bandeirantes, a abertura de caminhos e navegação de rios, os ciclos do ouro e diamantes e também a Inconfidência Mineira. O trabalho focaliza a história do Estado de Minas Gerais e foi desenvolvido pela artista, entre os anos de 1968 a 1980.
A decisão inédita do Conselho, abre a perspectiva para a preservação, na cidade, de seu patrimônio histórico/artístico, assegurando a conservação de bens culturais que pertencem a todos.
CURSOS E OFICINAS
Fundação Cultural de Uberaba abre inscrições para "Oficinas do Prêmio Cultura Hip Hop 2010" - Edição Preto Ghóez
A Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SID/MinC) em parceria com a Fundação Cultural promovem em Uberaba, no próximo sábado, dia 22, “Oficinas do Prêmio Cultura Hip Hop”. As oficinas servirão como um treinamento para os interessados em se inscrever no Prêmio Cultura Hip Hop 2010 - Edição Preto Ghóez.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 20 de maio (quinta-feira) através do site da fundação nowww.uberaba.mg.gov.br/fundacaocultural. O evento acontece no Cemea Abadia, a partir das 9h, e contará com shows de grupos locais e regionais, além de uma apresentação de Toi. A primeira edição do concurso contemplará 134 iniciativas do movimento Hip Hop, com o valor de R$ 13 mil cada, divididas em cinco categorias (Reconhecimento, Escola de Rua, Correria, Conhecimento - Quinto Elemento, e Conexões). O Prêmio terá recursos de R$ 1,7 milhão e as inscrições, para o concurso, ficarão abertas até o dia 12 de julho de 2010.
Educação para a diversidade - Abertas as inscrições para novo curso a distância
Estão abertas até o dia 07 de junho as inscrições para o curso a distância “Educação para a Diversidade”. As políticas públicas de educação vigentes hoje no Brasil consideram a diversidade cultural como um conjunto heterogêneo e dinâmico de concepções e atitudes relativas às diferenças, sejam elas de origem étnica, de gênero, de orientação sexual, religiosa, de pertencimento a contextos sócio-culturais. Assim, este curso tem por objetivo debater e analisar criticamente a sua importância para o desenvolvimento humano, seus princípios éticos e políticos, e os instrumentos nacionais e internacionais voltados para sua proteção e promoção, no contexto da educação formal e não-formal.
Espera-se, com este curso, promover a capacitação de seus participantes para atuarem no campo da educação e da diversidade cultural, além de viabilizar a criação de uma rede espontânea entre especialistas e atuantes na área, contribuindo, também, para o desenvolvimento de políticas de formação no âmbito das temáticas do curso.
Para inscrições e outras informações acesse o site www.duo.inf.br ou ligue 31 3224-6700.
Fundação Municipal de Cultura abre inscrições para Mostra Movimentos Urbanos do FIT-BH
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com Associação Pró-Cultura Palácio das Artes abriu inscrições, até 2 de junho, para seleção de propostas de apresentações artísticas durante a IV Mostra Movimentos Urbanos, que integra a programação da 10ª edição do Festival Internacional de Teatro Palco & Rua de Belo Horizonte - FIT-BH, de 5 a 15 de agosto. Serão selecionadas aproximadamente 56 atividades de palco, rua e espaços alternativos, entre shows e performances, executadas por artistas veteranos e novos talentos, em diferentes gêneros e estilos. O edital e a ficha de inscrição estão disponíveis no site www.pbh.gov.br/cultura.
Últimos dias de inscrições para oficinas gratuitas de cinema em Ouro Preto
Será encerrado nesta sexta (21) o prazo de inscrição para as oficinas gratuitas de cinema da 5ª CineOP - Mostra de Cinema de Ouro Preto. São 8 oficinas com a oferta de 230 vagas, a serem ministradas durante a realização do evento, de 17 a 22 de junho, na cidade de Ouro Preto (MG).
Roteiro avançado, Direção para Iniciantes, Realização em Curta Documental, História do Cinema Brasileiro na Década de 30, Conservação Preventina de Acervos Fílmicos e Vídeo, Memória e Novas Mídias serão oferecidas nesta edição junto a duas oficinas voltadas aos educadores: Artes Plásticas e Educação e O Cinema na Escola: ver e fazer.
As inscrições e as oficinas são gratuitas. Os interessados em preencher uma das vagas têm até o dia 21 de maio para se inscreverem (18h - horário de Brasília) pelo site oficial do evento: www.cineop.com.br. Além de preencher a ficha de inscrição disponível no site, os candidatos devem inserir, em seu cadastro, um breve currículo para análise.
Informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3282-2366.
SEMINÁRIOS
Seminário da Diversidade Cultural
O Observatório da Diversidade Cultural realiza nos dias 20 e 21 de maio, no Museu Inimá de Paula, em Belo Horizonte, o V Seminário da Diversidade Cultural. O evento, que tem patrocínio do Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural, tem como objetivo debater os aspectos e as dimensões transversais, que fazem parte dos desafios encontrados pelas instituições públicas e pela sociedade civil em suas ações para a proteção e a promoção da diversidade cultural.
Na sua quinta edição, o Seminário destacará questões como A Diversidade Cultural e o Enfrentamento da Desigualdade; Comunicação e Informação para a Diversidade; e Biodiversidade e Diversidade Cultural. Além disso, a Plenária, formada por gestores públicos, privados e pela sociedade civil, discutirá a Convenção sobre a Proteção e a Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, adotada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em 2005, e promulgada pelo Brasil, em 2007.
O tema de abertura do evento, que acontecerá a partir das 19h, nesta quarta-feira, dia 20, será A Diversidade Cultural e o Enfrentamento da Desigualdade. Participam da mesa Giselle Dupin, pela SID/MinC, Jurema Machado, pela Unesco no Brasil, e Gustavo Lins, pela Universidade de Brasília (UnB).
O V Seminário da Diversidade Cultural reunirá personalidades e estudiosos de renome nacional e internacional, como o professor Luiz A. Albornoz, da Universidade Carlos III de Madri e membro do Observatorio de Cultura y Comunicación, Fundación Alternativas. Ele integrará, no dia 21, a mesa temática Comunicação e Informação para a diversidade. Também participam dos debates, Giselle Dupin, como representante do Ministério da Cultura e Ponto de Contato da Unesco no Brasil para a Convenção de 2005, e Gilson Schwartz, economista, sociólogo, jornalista e professor do Departamento de Cinema, Rádio e TV da Escola de Comunicações e Artes da USP.
Ainda no dia 21, as discussões sobre a temática Estado, Sociedade Civil e Mercado no Processo da Convenção da UNESCO terão as presenças Paulo Miguez e Mariela Pitombo, pelo Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT), Giuliana Kauark, pela Fundação Cultural do Estado da Bahia, e José Marcio Barro, pelo Observatório da Diversidade Cultural.
Às 19h30, haverá a palestra de encerramento do Seminário que será Biodiversidade e Diversidade Cultural, ministrada por Laure Emperaire, do Institut de Recherche pour le Développement da França.
O V Seminário da Diversidade Cultural tem a parceria da Unesco do Observatório do Instituto Itaú Cultural, e o patrocínio do Ministério da Cultura e da Arcelor Mittal.
PROGRAMAÇÃO
Dia 20, às 19 horas
Tema: A Diversidade Cultural e o Enfrentamento da Desigualdade
Dia 21, às 14 horas
Tema: Estado, Sociedade Civil e Mercado no Processo da Convenção da UNESCO
Dia 21, às 16h30min
Tema: A Diversidade Cultural e o Enfrentamento da Desigualdade
Dia 21, às 19h30min
Local: Museu Inimá de Paula
Endereço: Rua da Bahia, 1.201 - Centro
Informações pelos telefones: (31) 3213-4320 e 3224-4949.
Seminário de Capacitação para a Gestão Cultural em Ituiutaba
A Fundação Cultural de Ituiutaba realizará o Seminário de Capacitação para a Gestão Cultural, tendo como tópicos: Entendendo o Sistema Nacional de Cultura; Contextualizando os cinco eixos da Conferência de Cultura; Apresentação das Propostas da ll Conferência Nacional de Cultura; Assessoria para convênio com SNC; Entendendo a necessidade de qualificação dos municípios e agentes culturais; locais para a elaboração e execução do PMC.
Abertura será dia 21 de maio (sexta feira) às 20 hs no Musai, na avenida 3, com a presença do Deputado Federal Gilmar Machado, falando sobre o Plano Nacional de Cultura. Dia 22 de maio (sábado) no Espaço Cultural na rua 24 c/19 e 21 a partir das 09 hs.
Mais informações: (034) 8816-3430
EXPOSIÇÃO
Ministério Público mineiro promove exposição de fotos históricas de Assis Alves Horta
O Ministério Público de Minas Gerais realiza, na sala Belo Horizonte da Procuradoria Geral de Justiça ( Av. Alvares Cabral, 1.690, Santo Agostinho), exposição de fotos históricas de autoria do fotógrafo mineiro Assis Alves Horta. A mostra foi aberta, na última terça-feira, 18/05, durante o "Seminário Preservação do Patrimônio Cultural Sacro: responsabilidades e ações" promovido pela Promotoria e vai até sexta-feira, 21/05.
EDITAIS E PREMIAÇÕES
NOVOS EDITAIS
O Museu de Arte da Pampulha anuncia o lançamento do 4º edital do programa de arte-residência
O objetivo é estimular a produção emergente em artes visuais, em âmbito nacional, através de um programa de concessão de bolsas de arte residência. As inscrições vão até o dia 10 de junho. Os benefícios são desde uma bolsa em dinheiro, ateliê coletivo para o desenvolvimento da pesquisa, até uma exposição coletiva no Museu de Arte da Pampulha.
Mais informações sobre inscrição:
Museu de Arte da Pampulha (31) 32777946
http://bolsapampulha.blogspot.com/
http://twitter.com/bolsapampulha
Museu de Arte da Pampulha – MAP
Av. Otacílio Negrão de Lima, 16.585. Bairro Santa Amélia
Cep.: 31.365-450. Belo Horizonte- Minas Gerais –Brasil
Lançamento do III Concurso Mário Pedrosa e curso Fredric Jameson no Rio de Janeiro
A Fundação Joaquim Nabuco, instituição de estudos e pesquisas ligada ao Ministério da Educação, em parceria com a Fundação Casa de Rui Barbosa (Rua São Clemente, 134 – Botafogo – RJ), promove no dia 25 de maio, às 13h30, o lançamento do edital do III Concurso Mário Pedrosa de Ensaios sobre Arte e Cultura Contemporâneas e o curso “Fredric Jameson: o Cartógrafo da Globalização”, com a professora doutora Maria Elisa Cevasco da Universidade de São Paulo. Constitui objeto do concurso a seleção em âmbito nacional de três ensaios, resultado de pesquisa inédita e original, elaborados desde disciplinas e pontos de vistas variados que versem sobre Crítica de arte: Entre o contingente e o histórico, tema escolhido nesta 3ª edição. Os ensaios podem apresentar narrativas que abordem as mais diversas nuances da crítica de arte nos séculos XX e XXI, de um ponto de vista problematizador tanto histórico quanto filosófico, bem como análises mais específicas desse tipo de discurso e seu papel nos campos da literatura, da dança, do cinema, do teatro, das artes visuais e demais campos artísticos. Entrada Franca
EDITAIS EM ANDAMENTO
Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade 23ª Edição 2010 - Inscrições até 18 de junho
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan lançou a 23ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, criado em 1987, e que irá premiar as sete melhores ações de proteção, de preservação e de divulgação do patrimônio cultural brasileiro com um troféu, um certificado e R$ 20 mil. As inscrições estão abertas até o próximo dia 18 de junho e podem ser feitas nas superintendências do Instituto nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal.
Edital Mais Cultura de Apoio a Bibliotecas Públicas 2010 - Inscrições até 15 de junho
Constitui objeto deste edital o repasse de recursos financeiros para projetos selecionados nas seguintes categorias: Apoio a bibliotecas públicas municipais; Implantação de bibliotecas de bairro, distritais e/ou rurais; Apoio a bibliotecas acessíveis.
Prêmio Cultura Viva - 3ª edição 2010 - Inscrições até 31 de maio
Criado em 2005, o Prêmio Cultura Viva tem por objetivo mobilizar, reconhecer e dar visibilidade a práticas culturais existentes em cada canto do país. Em sua terceira edição,o Prêmio busca valorizar iniciativas desenvolvidas por gestores públicos, grupos informais,organizações da sociedade civil e Pontos de Cultura que realizam atividades no âmbito da articulação entre cultura e comunicação.
Prêmio Culturas Ciganas 2010 -Inscrições até 12 de julho
O Prêmio Culturas Ciganas 2010 está em sua segunda edição e premiará 30 iniciativas que envolvam trabalhos, individuais ou coletivos, que fortaleçam as expressões culturais ciganas. A nova edição do Prêmio Culturas Ciganas distribuirá R$ 300.000,00 em prêmios, sendo R$ 10 mil para cada iniciativa premiada.
Prêmio Cultura Hip Hop 2010 - Edição Preto Ghóez - Inscrições até 12 de julho
A primeira edição do concurso contemplará 134 iniciativas do movimento Hip Hop, com o valor de R$ 13 mil cada, divididas em cinco categorias (Reconhecimento, Escola de Rua, Correria, Conhecimento - Quinto Elemento, e Conexões). O Prêmio terá recursos de R$ 1,7 milhão e as inscrições, para o concurso, ficarão abertas até o dia 12 de julho de 2010.
Prêmio Inclusão Cultural da Pessoa Idosa 2010 – Edição Inezita Barroso - Inscrições até 31 de maio
O Prêmio Inclusão Cultural da Pessoa Idosa 2010 - Edição Inezita Barroso, premiará iniciativas culturais que beneficiem, diretamente, pessoas idosas. O Edital investirá R$ 800.000,00 na premiação de 40 iniciativas que serão contempladas com o valor de R$ 20.000,00 cada uma. O Prêmio será voltado para iniciativas culturais nas áreas de nas categorias de Teatro, Dança, Música, Literatura, Artes Visuais e outras formas de expressão artística, e também, para o desenvolvimento de produtos, ações e espaços culturais destinados às Pessoas Idosas.
Bolsa Funarte de Circulação Literária - Inscrições até 27 de maio
O processo seletivo está aberto a pessoas que desejem desenvolver atividades de fomento à área literária, como oficinas, cursos, palestras e programas de contação de histórias. As ações devem acontecer nos municípios atendidos pelo programa Territórios da Cidadania, do Governo Federal. Serão concedidas 50 bolsas, cada uma no valor de R$ 40 mil. As inscrições seguem até 27 de maio de 2010 para proponentes de todas as regiões brasileiras.
Bolsa Funarte de Criação Literária - Inscrições até 27 de maio
Pessoas que desejam se dedicar ao desenvolvimento de textos inéditos nos gêneros lírico (poesias) ou narrativo (romances, contos, crônicas e novelas) podem participar desse programa e concorrer a bolsas de R$ 30 mil. Ao todo, 60 bolsas serão distribuídas por todo o país. As inscrições vão até 27 de maio de 2010.
Bolsa Funarte de Reflexão Crítica e Produção Cultural para Internet - Inscrições até 27 de maio
O foco desse programa são os trabalhos de pesquisa inéditos relacionados às diversas linguagens artísticas, baseados em computadores e suas possíveis extensões, e a produção cultural para a internet, incluindo criação, design, manutenção e hospedagem de páginas de natureza cultural na rede mundial de computadores. Ao todo, serão concedidas 60 bolsas no valor de R$ 30 mil, sendo 10 para reflexão crítica e 50 para produção cultural. As inscrições vão até 27 de maio de 2010.
Prêmio Funarte de Concertos Didáticos - Inscrições até 28 de maio
Os interessados em realizar concertos didáticos em escolas da rede pública, por duos, trios, quartetos ou quintetos vocais ou instrumentais, podem inscrever seus projetos até o dia 28 de maio de 2010. O processo seletivo é aberto somente a pessoas jurídicas. Os proponentes deverão realizar, no mínimo, oito apresentações para duos e trios e seis para quartetos e quintetos, em diferentes escolas. Serão contempladas, no mínimo, 16 propostas com até R$ 20.000,00 cada uma.
Prêmio Circuito Funarte de Música Clássica - Inscrições até 27 de maio
Por meio desta iniciativa, serão viabilizados em todo o país recitais de música de concerto, com duos, trios, quartetos ou quintetos, formados por músicos brasileiros. Cada proponente poderá participar do processo seletivo com até três propostas, mas apenas uma será contemplada. As premiações chegam a R$ 75 mil. Serão selecionados, no mínimo, 12 projetos. Inscrições abertas até 27 de maio de 2010.
Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2010 - Inscrições até 27 de maio
Quarenta projetos da área de dança serão contemplados este ano com prêmios de até R$ 100 mil. As inscrições estão abertas para pessoas físicas ou jurídicas de todo o país, que podem apresentar propostas de trabalho referentes a circulação nacional de espetáculos e a outras atividades de dança. As inscrições vão até 27 de maio de 2010.
Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2010 – Ocupação dos Espaços Funarte - Inscrições até 27 de maio
Artistas, coletivos ou empresas de natureza cultural de todo o país poderão realizar exposições gratuitas nos Espaços Funarte de Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. Quinze projetos serão contemplados com prêmios entre R$ 40 mil e R$ 80 mil. O objetivo é difundir, fomentar e promover a reflexão, a produção artística e o intercâmbio entre todos que compõem o campo das artes visuais. Com isso, a Fundação Nacional de Artes pretende estimular a multiplicidade e a diversidade de tendências e linguagens nas suas variadas modalidades de manifestação. As inscrições vão até o dia 27 de maio de 2010.
Bolsa Funarte de Produção Crítica em Culturas Populares e Tradicionais - Inscrições até 27 de maio
Pesquisadores que desejem desenvolver trabalhos de reflexão crítica e teórica sobre a cultura brasileira podem se inscrever nesse programa e concorrer a bolsas de R$ 30 mil. Serão contemplados, ao todo, 30 proponentes. As inscrições seguem até 27 de maio de 2010 e estão abertas a projetos de todas as regiões do país.
Bolsa Funarte de Estímulo à Criação Artística em Artes visuais - Inscrições até 27 de maio
Artistas ou coletivos interessados em produzir obras inéditas e de qualidade podem se candidatar a esta bolsa, que fomenta a pesquisa e a criação em âmbito nacional. Neste ano, dez projetos serão contemplados com R$ 30 mil cada. Ao fornecer condições materiais para a produção de novas obras, a Funarte amplia a qualificação e a difusão em artes visuais. As inscrições vão até o dia 27 de maio de 2010.
Prêmio Funarte de Produção Crítica em Música - Inscrições até 26 de maio
Trabalhos de pesquisa inéditos (monografias, dissertações, teses ou investigações jornalísticas) que abordem aspectos relativos à música brasileira nos campos erudito ou popular podem concorrer a premiações de R$ 15 mil. Dez autores serão contemplados. As inscrições estão abertas até 26 de maio de 2010.
Prêmio Circuito Funarte de Música Popular 2010 - Inscrições até 26 de maio
Interessados em produzir e realizar turnês de espetáculos de música popular no território nacional podem enviar à Funarte suas propostas de trabalho e concorrer a prêmios de R$ 65 mil. O processo seletivo está aberto a pessoas jurídicas de todos os estados. Ao todo, serão contemplados 12 projetos. As inscrições vão até 26 de maio de 2010.
Editais de Ocupação das Salas da Funarte 2010 - Inscrições até 26 de maio
Pessoas jurídicas interessadas em produzir espetáculos musicais e desenvolver outras atividades de fomento à música brasileira podem participar dos processos seletivos para ocupação das salas Sidney Miller (RJ), Guiomar Novaes (SP) e Cássia Eller (DF). Cada um dos três proponentes escolhidos receberá prêmio de R$ 400 mil. Os projetos de ocupação deverão ser realizados no período de julho a novembro de 2010.
Programa de Incentivo à Produção do Conhecimento Técnico e Científico na Área da Cultura – 2010 - Inscrições até 24 de maio
Este edital tem como objeto selecionar bolsistas para o Programa de Incentivo à Produção do Conhecimento Técnico e Científico na Área da Cultura da FCRB, cuja finalidade é formar, treinar e capacitar recursos humanos em programas, projetos e atividades de pesquisa, desenvolvimento institucional, tecnológico e de referência em preservação e tratamento técnico de acervos museológico, arquivístico, bibliográfico e arquitetônico da FCRB, assim como nas áreas de pesquisa em história, direito, filologia, estudos ruianos e políticas culturais, de modo a fortalecer o cumprimento da missão institucional da Fundação, que é “promover a preservação e a pesquisa da memória e da produção literária e humanística e congregar iniciativas de reflexão e debate acerca da cultura brasileira, contribuindo para o conhecimento da sua diversidade e para o fortalecimento da cidadania.
Ocupação do Teatro Funarte Plínio Marcos - Inscrições prorrogadas até 26 de maio
Companhias, grupos e empresas da área cultural poderão ocupar o teatro Plínio Marcos (DF), entre julho e dezembro, com espetáculos, seminários, palestras, cursos e outras atividades de fomento às artes cênicas. Para tanto, devem propor à Funarte uma programação para o espaço. Três proponentes serão selecionados. Cada um deles receberá aporte financeiro de R$ 80 mil. As inscrições, abertas para todo o Brasil, devem ser realizadas até 23 de maio de 2010.
Prêmio Funarte Artes Cênicas na Rua 2010 - Inscrições prorrogadas até 26 de maio
Serão contemplados, com prêmios de até R$ 50 mil, 63 projetos artísticos que busquem, nas apresentações de rua, um novo significado para o conceito de espaço público. O processo seletivo está aberto a propostas de montagem ou circulação de espetáculos, performances cênicas e intervenções urbanas. Os proponentes podem desenvolver ainda projetos que viabilizem o registro de suas atividades ou a preservação de sua memória. Podem participar do concurso associações, cooperativas, companhias, empresas, grupos, coletivos, trupes ou artistas independentes. Inscrições abertas até 24 de maio de 2010.
Bolsa Funarte de Residências em Artes Cênicas 2010 - Inscrições prorrogadas até 26 de maio
A iniciativa oferece aos profissionais de teatro, dança e circo a oportunidade de participar de programas de intercâmbio ou residência artística, no Brasil ou no exterior, por períodos de seis a oito meses. Para se dedicar ao projeto e ao processo de aprendizado, cada um dos 43 contemplados receberá bolsa no valor de R$ 45 mil. As inscrições devem ser realizadas até 24 de maio de 2010.
Prêmio Funarte Carequinha de Estímulo ao Circo 2010 - Inscrições prorrogadas até 26 de maio
Este ano, 103 projetos de artes circenses serão contemplados por meio desta iniciativa. Companhias, trupes e grupos circenses de todo o Brasil podem concorrer a prêmios de até R$ 40 mil para adquirir equipamentos, viabilizar montagens, investir em circulação de espetáculos, organizar programas de formação, realizar pesquisas ou homenagear artistas. As inscrições seguem até 24 de maio de 2010.
Bolsa Funarte para Formação em Artes Circenses 2010 - Inscrições prorrogadas até 26 de maio
Jovens de todo o território brasileiro, com idade entre 18 e 25 anos, terão a oportunidade de passar 10 meses na cidade do Rio de Janeiro para participar das aulas do curso básico de artes circenses da Escola Nacional de Circo. Ao todo, 15 proponentes serão selecionados. Cada um deles receberá bolsa-auxílio no valor de R$ 20 mil. Não serão aceitas inscrições de candidatos da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. As inscrições estão abertas até 24 de maio de 2010.
Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2010 - Inscrições prorrogadas até 26 de maio
Artistas independentes, produtores, associações, cooperativas, companhias, grupos e empresas teatrais de todo o país podem inscrever seus projetos no programa e ganhar prêmios de até R$ 150 mil. Este ano, pela primeira vez, o processo seletivo está dividido em duas categorias: montagem e circulação de espetáculos. Serão contempladas e viabilizadas, ao todo, 70 propostas de trabalho. As inscrições seguem até 24 de maio de 2010.
Prêmio Funarte Festivais de Artes Cênicas 2010- Inscrições prorrogadas até 26 de maio
Por meio desta iniciativa, a Funarte viabilizará a realização de festivais que promovam mostras de espetáculos e outras atividades de formação artística e reflexão crítica nas áreas de teatro, circo e dança. Podem participar do processo seletivo associações, cooperativas, companhias, trupes, coletivos, grupos ou empresas de todo o país. Serão contemplados 36 projetos, com prêmios de até R$ 100 mil. Os festivais inscritos devem estar, pelo menos, na segunda edição. As inscrições estão abertas até 24 de maio de 2010.
Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais - Inscrições até 24 de maio
O Programa Rede fomenta a reflexão e o debate sobre as artes visuais, investindo na capacitação de profissionais e na circulação do conhecimento. Em sua sétima edição, serão contemplados 40 projetos que promovam oficinas artísticas, palestras, atividades pedagógicas, atividades integradas, exposições, oficinas de qualificação e seminários. Dez pessoas jurídicas receberão R$ 30 mil e, para as 30 pessoas físicas selecionadas, o prêmio será de R$ 20 mil. As inscrições vão até o dia 24 de maio de 2010.
Bolsa Funarte de Estímulo à Produção Crítica em Artes Visuais - Inscrições até 24 de maio
Desenvolver a reflexão crítica e teórica acerca da atual arte brasileira é o objetivo deste edital. Ao lançar este programa, a Funarte cria condições para a formação profissional e para a produção do conhecimento artístico. Neste ano, serão contemplados 10 projetos inéditos, que resultem em ações, obras e processos a serem apresentados ou expostos ao público. Todos os projetos devem ser propostos por pessoas físicas (artistas ou coletivos) e cada selecionado vai receber R$ 30 mil. As inscrições vão até o dia 24 de maio de 2010.
XI Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia - Inscrições até 24 de maio
Por meio do Prêmio Marc Ferrez, a Funarte difunde e fomenta a reflexão e a produção artística no campo da fotografia. Em 2010, a premiação contemplará 36 pessoas físicas que queiram desenvolver projetos inéditos. Cada uma delas receberá até R$ 40 mil. As propostas devem estar relacionadas a uma das três categorias a seguir: projetos de pesquisa, experimentação e criação em linguagem fotográfica; documentação fotográfica ou registro das transformações do cotidiano na sociedade; produção de conhecimento por meio de apoio ao pensamento crítico e teórico. As inscrições vão até o dia 24 de maio de 2010.
Apoio a Festivais de Fotografia, Performances e Salões Regionais, na categoria Artes Visuais - Inscrições até 24 de maio
Pessoas jurídicas que queiram produzir festivais de fotografia e de performances ou que desejem promover salões regionais podem participar desse processo seletivo. Quinze projetos serão contemplados. Cinco deles com R$ 260 mil e o restante com R$ 95 mil. Com este edital, a Funarte garante a periodicidade e a qualidade de tais eventos, além de estimular a produção artística regional. As inscrições vão até o dia 24 de maio de 2010.
Prêmio Funarte de Composição Clássica - Inscrições até 30 de setembro
Compositores brasileiros ou radicados no país há pelo menos três anos podem participar da seleção de 70 obras inéditas - vocais ou instrumentais - para a XIX Bienal de Música Brasileira Contemporânea, a ser realizada no segundo semestre de 2011. As premiações, cujos valores variam de R$ 8 mil a R$ 30 mil, contemplam obras para orquestra sinfônica, orquestra de câmara, orquestra de cordas, conjuntos camerísticos de até dez músicos, solista e música eletroacústica. As inscrições vão até 30 de setembro de 2010.
Edital de Coprodução Brasil-Portugal 2010 - Inscrições até 24 de maio
Foi publicado no dia 08 de abril no DOU o edital do Concurso para apoio financeiro a projetos de longa-metragem, nos gêneros ficção, documentário e animação, em regime de coprodução luso-brasileira, com participação minoritária do Brasil. A publicação do Edital Brasil-Portugal 2010 dá continuidade ao Protocolo Luso-Brasileiro de Apoio Financeiro a Coproduções Cinematográficas Luso-Brasileiras, adotado em 1997 pelos Governos brasileiro e português, que beneficia anualmente dois projetos de coprodução com participação minoritária brasileira e dois projetos de coprodução com participação minoritária portuguesa.
O Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) também já abriu as inscrições para a seleção de projetos majoritariamente brasileiros, no âmbito do mesmo Protocolo (informações no site: http://www.ica-ip.pt/).
Mais informações: www.ancine.gov.br
Programa ANCINE de Incentivo à Qualidade do Cinema Brasileiro 2010 - Inscrições até 21 de maio
Foi publicado DOU de 6 de abril o Edital de lançamento do Programa ANCINE de Incentivo à Qualidade do Cinema Brasileiro 2010. O Programa concederá apoio financeiro de R$ 100 mil para cada uma das sete produtoras brasileiras selecionadas com base no desempenho de suas obras cinematográficas em festivais nacionais e internacionais. Os recursos devem ser destinados obrigatoriamente à execução de projetos de desenvolvimento de obras cinematográficas, nos gêneros ficção, animação, documentário ou ensaio experimental. As inscrições vão até o dia 21 de maio.
Confira o Edital e seus Anexos
Prêmio Casa de Rui Barbosa 2010
A Fundação Casa de Rui Barbosa divulgou o lançamento da edição 2010 do Concurso de Monografias promovido, anualmente, pela instituição vinculada ao Ministério da Cultura. A premiação contemplará com R$ 9 mil e R$ 6 mil os dois trabalhos primeiros colocados.
O objetivo da iniciativa é incentivar e difundir a pesquisa nos acervos da Casa de Rui Barbosa, destacando monografias inéditas, de temática livre, desenvolvidas individualmente ou em grupo, realizadas a partir dos materiais bibliográficos e arquivísticos disponíveis na Fundação.
O prazo para inscrições encerra-se em 30 de julho e os trabalhos devem ser remetidos pelos Correios, sob registro, à Fundação Casa de Rui Barbosa (Rua São Clemente, nº 134, Botafogo, Rio de Janeiro-RJ, CEP 22260-000).
O resultado deverá ser anunciado no mês de outubro e a cerimônia de entrega dos prêmios e das menções honrosas está prevista para novembro, no Rio de Janeiro.
Outras informações: www.casaruibarbosa.gov.br, pesquisa@rb.gov.br e (21) 3289-4645.
Conexão Artes Visuais 2010
O Ministério da Cultura e a Fundação Nacional de Artes (Funarte/MinC) edital para a segunda edição do Conexão Artes Visuais 2010. O programa viabilizará, com patrocínio da Petrobras, a realização de festivais, salões de arte, mostras, palestras, seminários, debates, oficinas, mapeamentos, publicações e exposições, entre outras ações de fomento às artes.
Serão contemplados 30 proponentes. Cada um deles receberá R$ 55 mil para colocar seu projeto em prática. As inscrições ficarão abertas até o dia 8 de maio para pessoas físicas ou jurídicas de todo o país. O investimento total do programa é de R$ 1,65 milhão.
O proponente terá plena liberdade de escolha da temática e da linguagem de seu projeto, assim como a localidade em que ele será desenvolvido. Serão contemplados projetos que trabalhem com as mais variadas formas artísticas, como pintura, escultura, fotografia, desenho, objeto, performance, body art, instalação, intervenção urbana, poéticas visuais, cinema de artista, arte digital, grafite, site specific e animação. Também poderão concorrer propostas que envolvam a circulação e o intercâmbio de obras e de profissionais da área. As atividades e os produtos gerados por meio do Conexão Artes Visuais serão oferecidos ao público gratuitamente.
A análise dos projetos inscritos caberá a uma comissão composta por cinco integrantes de notório saber sobre a produção nacional na área das artes visuais; um de cada região do país. Durante o processo seletivo serão avaliadas: a excelência dos projetos, a qualificação dos profissionais envolvidos, a exequibilidade dos prazos propostos, a estratégia de planejamento das ações e a divulgação para o público-alvo.
Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural - Edital Nº 1/2010 - Para viagens em julho, inscrições até 31 de maio
A Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic/MinC) disponibilizou o edital do Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural 2010 para auxilio financeiro a viagens que ocorrerão nos próximos oito meses.
Com recursos oriundos do Fundo Nacional da Cultura (FNC), a ação tem como objetivo promover a difusão e o intercâmbio da cultura brasileira nos diversos segmentos culturais.
O aporte total de R$ 2,4 milhões permitirá custear despesas com transporte de artistas, técnicos e estudiosos convidados a participar de eventos prioritariamente culturais, promovidos por instituições brasileiras ou estrangeiras, de reconhecido mérito. O apoio poderá ser pleiteado para possibilitar apresentação de trabalho próprio, participação em cursos de capacitação e residência artística.
Prêmio Roquette-Pinto - I Concurso de Fomento à Produção de Programas Radiofônicos - 2010
A Associação das Rádios Públicas do Brasil (ARPUB) abre inscrições a partir do dia 01 de abril para o Prêmio Roquette-Pinto - I Concurso de Fomento à Produção de Programas Radiofônicos. A iniciativa é realizada pela primeira vez no país e conta com a parceria do Ministério da Cultura, através do Programa Nacional de Apoio à Cultura e com patrocínio da PETROBRAS. O concurso tem como objetivo apoiar a produção independente de obras radiofônicas e estimular a diversidade regional na produção de programas de rádio. A Comissão de Seleção será composta por 8 (oito) membros e constituída por especialistas na atividade radiofônica, designados pela ARPUB e pelo Ministério da Cultura.
Prêmio Vivaleitura 2010 - Lançada a quinta edição da premiação voltada para destacar ações de fomento à leitura
Os Ministérios da Cultura (MinC) e da Educação (MEC), a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) e a Fundação Santillana lançaram a quinta edição do Prêmio Vivaleitura, no dia 22 de março, no Auditório do MinC, em Brasília.
A premiação - no valor de R$ 30 mil para os vencedores de cada categoria - irá contemplar ações que estimulem, fomentem e reconheçam experiências relacionadas à leitura. As inscrições estão abertas até 2 de julho e os trabalhos podem ser inscritos em três categorias: Bibliotecas (públicas, privadas ou comunitárias); Escolas (públicas ou privadas) e Sociedade Civil (empresas, ONGs, pessoas físicas, universidades e instituições sociais).
Os finalistas do Prêmio Vivaleitura 2010 - cinco para cada categoria - serão anunciados em outubro e a premiação está prevista para novembro. Informações sobre o prêmio podem ser obtidas, gratuitamente, pelo telefone 0800 7700987. Saiba mais e confira o regulamento no sitewww.premiovivaleitura.org.br.
EXPEDIENTE
Chefe da RR/MG: Aída Ferrari – aida.ferrari@cultura.gov.br
Editoração: Aída Ferrari e Manoel de Oliveira – divulgacaomg@cultura.gov.br
Endereço: Rua Rio Grande do Sul, 940, Santo Agostinho - CEP: 30.170-111 - Belo Horizonte/MG (mapa)
Telefones: (31) 3293-5713 e (31) 3293-5796 - Fax: (31) 3293-8144
Atendimento geral: 2ª a 6ª feira – 9h às 18h
Atendimento Lei Rouanet: 2ª a 6ª feira - 09h às 12h e das 14h às 17h30
Blog: http://www.cultura.gov.br/site/categoria/representacoes-regionais/regional-mg/
Twitter: http://twitter.com/mincmg
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente