O Teia Cultural Minas é o boletim eletrônico da Representação Regional do Ministério da Cultura em Minas Gerais.
A RRMG também está no Twitter. Siga o @mincmg pelo endereço http://twitter.com/mincmg e fique informado com os nossos tweets.
Acesse também o nosso blog http://www.cultura.gov.br/site/categoria/representacoes-regionais/regional-mg/.
Cabeçalho: Imagens retiradas de “One day in Africas as seen by 100 photographers” (Um dia na África pelo olhar de 100 fotógrafos)
INTEGRAÇÃO AFRO-LATINA
Ministros da Cultura e autoridades da América Latina e do Caribe participam de encontro em Salvador
“Na matriz africana reside a verdadeira força da cultura brasileira.” Essa afirmação foi feita pelo ministro da Cultura, Juca Ferreira, durante a abertura dos trabalhos do II Encontro Afro-Latino - Encontro Ibero-Americano de Ministros da Cultura para uma Agenda Afrodescendente nas Américas, ocorrida na manhã da última quarta-feira, 26 de maio, no Museu da Misericórdia, em Salvador.
O evento conta com as presenças de quatro ministros da Cultura de países latino-americanos e de seis autoridades representantes de nações da América Latina e do Caribe, totalizando dez países participantes. Na agenda do encontro, que tem como tema central A Força da Diáspora Africana, está a discussão de três eixos: Memória histórica, valor e visibilidade das comunidades afrodescendentes e da Diáspora Africana; Comunicação e apropriação social da história e dos valores culturais dos afrodescendentes - articulação de políticas públicas no âmbito cultural, educacional e tecnológico; A Força da Diáspora Africana nas Américas - participação social e perspectivas de cooperação internacional.
Durante os trabalhos, ainda serão discutidos os desdobramentos da Declaração de Cartagena, fruto da primeira edição do Encontro, realizada em 2008, em Cartagena das Índias, na Colômbia; os avanços do Observatório Afro-Latino, sob a responsabilidade da Fundação Cultural Palmares do MinC; e a elaboração da Carta de Salvador, que conterá as prioridades definidas pelos participantes do encontro.
O ministro Juca Ferreira enfatizou que o Brasil deverá exercer um papel de destaque nesse processo. “A Cultura é hoje no mundo o grande instrumento de construção da igualdade. Temos hoje um país mestiço, complexo culturalmente, isso cria uma responsabilidade grande para o Brasil como porta voz deste encontro. Para o Século XXI a Cultura é uma das políticas mais importantes para o sucesso do desenvolvimento.”
Também ressaltou o trabalho que vem sendo desenvolvido no país no sentido de uma mudança de visão da sociedade com relação a muitos temas e segmentos culturais. “Nós do Ministério da Cultura temos nos esforçado por convencer as pessoas da necessidade e da possibilidade da mudança - não apenas no tocante à questão dos afrodescentes, mas em todas as áreas da cultura: das políticas de cidadania, inclusão e diversidade até as iniciativas transversais.”
Por sua vez, Zulu Araújo, presidente da Fundação Cultural Palmares - instituição vinculada ao MinC, que está promovendo o evento - fez menção ao Encontro de Pensadores atividade da programação paralela que acontece no âmbito do II Encontro Afro-Latino e reúne cerca de 300 especialistas da região. “Precisamos saber o que a sociedade quer de políticas públicas para a área de cultura para os afrodescentes”, destacou.
Encontro Afro-Latino e Caribenho - Uma das reivindicações dos representantes dos países do Caribe foi a alteração do nome do evento para Encontro Afro-Latino e Caribenho de Ministros da Cultura para uma Agenda Afrodescendente. O ministro Juca Ferreira se mostrou favorável à solicitação da delegação caribenha e propôs que a mudança ocorresse logo.
Acompanhe a programação: www.encontroafrolatino.com
(Texto: Marcos Agostinho, com informações de Inês Hotte)
(Comunicação Social/MinC)
ENECULT
Ministro Juca Ferreira participa de abertura do VI Enecult
O ministro da Cultura, Juca Ferreira, participou na manhã da última terça-feira, 25 de maio, da mesa de abertura do VI Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (Enecult), evento que acontece de 25 a 27 de maio, em Salvador.
No Salão Nobre da Reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em seu discurso, o ministro Juca Ferreira lembrou que, apesar do momento positivo que o Brasil vive no cenário mundial, ainda “carregamos fardos de mazelas da nossa constituição histórica, como o preconceito racial” e que é preciso se libertar disso para valorizar nossa diversidade e identidade cultural.
Segundo ele, as políticas desenvolvidas pelo Ministério da Cultura foram “iluminadas” pela necessidade da mudança de paradigmas. “Mesmo com a inclusão de 30 milhões de brasileiros na classe média graças às políticas e ações desenvolvidas pelo governo Lula, a maior parte da nossa população ainda não tem acesso à lazer qualificado, ou seja, à cultura.”
Encontro Internacional - O VI Enecult tem como público-alvo pesquisadores, professores e estudantes universitários interessados em cultura, além de profissionais de instituições vinculadas ao campo cultural. Diversos intelectuais, pesquisadores e profissionais debaterão temas como cultura digital, políticas culturais, espaços de cooperação internacional em cultura, cultura e violência. Saiba mais.
(Comunicação Social/MinC)
COLEGIADOS
Colegiados de Culturas Indígenas e Culturas Populares fazem reunião em Brasília
Os novos membros dos Colegiados Setoriais de Culturas Indígenas e Culturas Populares do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), eleitos na etapa setorial da II Conferência Nacional de Cultura, no início de março, fazem sua segunda reunião no Hotel St. Paul, em Brasília, no final deste mês. A reunião do Colegiado de Culturas Populares acontece nos dias 27 e 28 e de Culturas Indígenas nos dias 31 de maio e 1º de junho. Os dois colegiados se reuniram pela primeira vez, em Brasília, nos dia 6 e 7 de abril.
Os representantes da sociedade civil dos dois Colegiados discutirão, no próximo encontro, os Planos Setoriais e elegerão o seu representante junto ao Conselho Nacional de Políticas Culturais (CNPC). Outro ponto de discussão em comum entre os componentes dos Colegiados Setoriais de Culturas Populares e Culturas Indígenas é a criação do Fundo Setorial da Diversidade e de Planos Nacionais para cada um dos segmentos. Os novos membros dos dois colegiados aprovarão, ainda, as pautas a serem discutidas nas próximas reuniões. O próximo encontro dos colegiados está previsto para acontecer no mês de setembro de 2010.
Os representantes do Colegiado de Culturas Indígenas debaterão também, no próximo encontro, as pautas pendentes do Grupo de Trabalho de Culturas Indígenas, criado no âmbito da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural (SID) do Ministério da Cultura, e da Subcomissão de Cultura e Comunicação da Comissão Nacional de Política Indigenista (CNPI).
Após as reuniões os dois Colegiados encaminharão os Regimentos Internos aprovados ao Plenário do CNPC. Os Regimentos serão, posteriormente, submetidos à aprovação do Ministro do Estado da Cultura.
Para o secretário da Identidade e Diversidade Cultural/MinC, Américo Córdula, a criação dos Planos Nacionais para as Culturas Indígenas e Populares será um desafio maior, porque os segmentos começaram recentemente o seu trabalho de articulação institucional no campo das políticas públicas culturais. Ele destaca também a participação dos dois colegiados no Conselho Nacional de Políticas Culturais. “Para esses segmentos, estar no Conselho é ocupar um espaço político muito importante”, afirmou Córdula.
(Heli Espíndola - Comunicação/SID)
Confira, abaixo, o calendário dos encontros:
27/5 - Reunião Ordinária dos Colegiados Setoriais - Artes Visuais e Dança
28/5 - Reunião Ordinária dos Colegiados Setoriais - Culturas Populares e Teatro
01/6 - Reunião Ordinária dos Colegiados Setoriais - Literatura, Livro e Leitura e Culturas Indígenas
02/6 - Reunião Ordinária dos Colegiados Setoriais - Circo e Música
DIVERSIDADE
'Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento' é celebrado em mais de cem países
Desde 2001, celebra-se em 21 de maio o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), quando da adoção da Declaração Universal da Diversidade Cultural.
A data foi assinalada com o propósito de conscientizar sobre a importância de valorizar a diversidade de todos os povos, em especial as minorias étnicas, linguísticas e culturais. Segundo mensagem de Irina Bokova, diretora-geral da Unesco, “é uma oportunidade para reflexão sobre formas e meios de envolvimento na construção da tolerância entre todas as culturas globais”.
A Assembleia-Geral da Unesco também adotou, em 2005, a Convenção sobre a Proteção e a Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, já ratificada por mais de 100 países, inclusive o Brasil, onde foi promulgada em 2007.
Para tratar das políticas públicas e ações específicas voltadas ao segmento, a estrutura do Ministério da Cultura conta, desde 2004, com a Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural. O trabalho da SID/MinC é desenvolvido em parceria com a sociedade civil, articulando lideranças e entidades representativas, por meio da constituição de grupos de trabalho, colegiados e fóruns.
(Comunicação SID/MinC)
PONTOS DE CULTURA
Instituto Kairós inaugura espaço cultural “Clube Cultura” em Nova Lima
O Ponto de Cultura "Instituto Kairós" inaugura, no dia 02 de junho, o "Clube da Cultura", mais um espaço cultural voltado para o desenvolvimento da comunidade de Macacos no município de Nova Lima, região metropolitana de Belo Horizonte. Construido com recursos adquiridos pelas premiações do Ponto de Cultura na ação Cine Mais Cultura e no I Concurso Pontos de Leitura, o "Clube da Cultura" será mais um espaço para a fruição cultural na comunidade.
Informações pelo telefone (31) 3485-7875 ou pelo e-mail nucleoimprensa@gmail.com
PROGRAMAÇÃO CULTURAL
MÚSICA
Noite do Griot com Marku Ribas e homenagem a Nelson Mandela
Hoje, quinta-feira, o projeto Noite do Griot, do Centro Cultural Casa África, recebe o multiartista Marku Ribas para uma conversa intimista recheada de música, revelações dos seus 48 anos de carreira, e 64 de vida. A apresentação será às 21 horas, no Teatro Alterosa, com entrada franca e distribuição antecipada de ingressos limitados.
Além da apresentação de Marku, haverá ainda a palestra Mandela: um herói Invictus que transcendeu o tempo, proferida por Carla Lopes Champagna, moçambicana, assessora e representante oficial no Brasil da Fundação de Desenvolvimento da Comunidade (FDC), entidade internacional com atuação na África do Sul, Moçambique e Brasil, criada pela senhora Graça Machel, esposa de Mandela. A palestra começará às 19h30, e terá mesa composta pelo embaixador do Senegal no Brasil, Sr. Fodé Seck, a presidente da Fundação Municipal de Cultura, Thaís Pimentel, Rodrigo Perpétuo, secretário Adjunto de Relações Internacionais da Prefeitura de Belo Horizonte, com mediação de Marcos Cardoso, historiador e pesquisador da Fundação Centro de Referência da Cultura Negra.
Maestro João Carlos Martins e Orquestra Filarmônica Bachiana SESI SP em Uberaba
A Orquestra Filarmônica Bachiana SESI SP, sob a regência do maestro João Carlos Martins, se apresenta em Uberaba no dia 12 de junho. A apresentação acontecerá no Cine Teatro Municipal Vera Cruz e os ingressos para o espetáculo poderão ser trocados por livros novos ou usados, desde que estejam em bom estado, na bilheteria do Teatro, a partir da segunda-feira, dia 24 de maio. Um livro vale uma entrada e cada pessoa poderá trocar até seis ingressos. Todos os livros arrecadados serão destinados ao projeto “Ponto de Leitura”.
Conhecido mundialmente como um dos maiores intérpretes de Johann Sebastian Bach ao piano, Martins dedica-se hoje quase que exclusivamente à regência. Em 2004 fundou a orquestra Filarmônica Bachiana SESI SP que se tornou referência mundial por sua qualidade e talento musical.
Data: dia 12 de junho (sábado) - Horário: 20h
Local: Cine Teatro Municipal Vera Cruz – rua São Benedito, 270, Centro
Telefone: 3317-1476
CIRCO
3ª Mostra e Olimpíada de Artes Circenses acontece entre os dias 14 e 20 de junho
A Phabrika Cultural realiza no Centro de Cultura Lagoa do Nado a 3ª Olimpíada de Artes Circenses e a Mostra do Circo em Minas no mês de junho. O evento será gratuito e está aberto a artistas de circo, profissionais e amadores, clássicos, contemporâneos, grupos & trupes e outros artistas vinculados à ONGs e Escolas de circo.
A 3ª Olimpíada de Artes Circenses tem o objetivo de valorizar a cultura, as artes cênicas e o circo, promover a integração entre artistas praticantes desta arte milenar, estimular o desenvolvimento de práticas circenses, oferecer oportunidade a artistas amadores e implementar os princípios e os conceitos de democratização e inclusão.
As inscrições poderão ser realizadas até o dia 5 de junho através do site www.phabrikacultural.com.br ou através de ficha de inscrição disponibilizada pelo ALMANAQUE DO CIRCO/2010 e remetida pelo correio para: Av.Francisco Bicalho, 1123/01- Bairro Padre Eustáquio – BH-MG - Cep- 30720-340. As competições abrangem as seguintes modalidades: malabares, equilíbrio, aéreos, acrobacias e palhaços
Mais informações, regulamento e ficha de inscrição: www.phabrikacultural.com.br ou (31) 3458-9029 ou 9123-4870
DANÇA
Rede Plural de Dança encerra programação
Durante os meses de abril e maio um grupo de artistas, dançarinos, coreógrafos, produtores culturais e diretores seu uniram e realizaram em Belo Horizonte, Contagem e Juiz de Fora uma série de atividades culturais, onde a dança contemporânea era o assunto central. Trata-se da TRANSFORMAÇÃO - Rede Plural de Dança, formada por seis conhecidos e respeitados grupos de dança da capital mineira: Camaleão Grupo de Dança, Horizontes Urbanos – Mostra Internacional de Dança para Espaços Urbanos, Meia Ponta Cia. de Dança, Mímulus Cia. de Dança, Movasse – Coletivo de Criação, Thembi Rosa e Margô Assis.
O objetivo principal desta rede é criar um espaço de desenvolvimento, difusão e fomento para a dança contemporânea mineira e sua cadeia produtiva, tornando a dança uma referência na formação e aproximação com o público, acessível à estudantes, bailarinos profissionais, educadores, crianças e o público em geral. E, tem como proposta atuar em outras cidades, além de BH, com palestras, oficinas, intervenções urbanas, dança de salão e atividades para crianças e educadores. Além desta parte didática, o público também conferiu apresentações artísticas em teatros, espaços alternativos, ruas e praças.
No dia 28 de maio, acontecerá em Belo Horizonte o encerramento das atividades do projeto “Transformação – Rede Plural de Dança”. Às 16h30 acontece apresentação do projeto Horizontes Urbanos com o espetáculo “Sinal de Vento”, na Praça Afonso Arinos – Centro. Às 19 horas, o professor do curso de Artes Cênicas da UFMG Arnaldo Alvarenga ministra palestra com o tema “Histórias e Registros da Dança em Minas Gerais”, no Centro de Cultura Belo Horizonte (Rua Bahia, 1149 – Centro). O evento é gratuito e sujeito à lotação do auditório. Serão distribuídas 50 senhas até 15 minutos antes da palestra.
Outras informações: (31) 3222 1438
Cia. Brasileira de Ballet apresenta Don Quixote em Juiz de Fora
Comemorando os 160 anos de Juiz de Fora, a Cia. Brasileira de Ballet – RJ apresenta-se na cidade com o espetáculo “Don Quixote”. A apresentação, baseada no livro de Miguel de Cervantes, acontece nesta segunda, 31, às 20h, no Cine-Theatro Central (Praça João Pessoa, s/n). Os ingressos podem ser trocados por um livro de literatura em bom estado, na sede da Funalfa (Av. Rio Branco, 2234 – Centro). A troca acontece nesta sexta-feira, 28, e segunda, 31, das 9h às 17h. Cada pessoa tem direito a dois convites.
Outras informações através da Assessoria de Comunicação da Funalfa: 3690-7044
TEATRO
Espetáculo “A Casa” nesse final de semana
O Espaço Cultural "Casa de Candongas" recebe, neste final de semana, o espetáculo teatral "A Casa" - Rapsódia para uma protagonista e cinco ou seis coadjuvantes. Acontece nos dias 29 e 30 de maio, sábado e domingo, às 20 horas. Endereço: Av. Cachoeirinha 2221, Cachoeirinha – BH-MG. Maiores informações: 31 3444 1964
Yepocá Em Cena 2010 – Mostra teatral itinerante em Sete Lagoas
Fundada em 2000 pelos atores Bruno Godinho e Luísa Goreti, a Cia De Yepocá vem atuando na produção de espetáculos cênico-musicais, produção de projetos sócio-culturais e realização de oficinas na área teatral, com ênfase na linguagem do Palhaço e do Teatro de Bonecos.
A mostra será realizada de 25 a 30 de maio no Centro Cultural Casarão Nhô Quim Drummond. Entrada Franca (vagas limitadas).
Maiores informações: (31) 3772-3878 www.yepoca.blospot.com
CURSOS E OFICINAS
Projeto Artes de Minas abre vagas gratuitas para artesãos e aprendizes
O projeto ARTES DE MINAS edição 2010 abre vagas gratuitas em nove oficinas de artesanato. O objetivo é capacitar pessoas acima de 18 anos no desenvolvimento do artesanato para geração de trabalho e renda. Com os recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura serão oferecidas 100 vagas para artesãos e aprendizes. Os interessados em participar de uma das modalidades podem se inscrever pelo telefone (31) 3532-5100. As inscrições ficam abertas até o preenchimento das vagas. O Salão do Encontro está localizado na Rua João da Silva Santos, 34, Santa Lúcia, Betim - MG
A DUO e a produtora Emvideo oferecem curso a distância inédito
A DUO Informação e Cultura e a produtora Emvideo Ilha de Manhattan oferecem, de 21 de junho a 05 de setembro, curso a distância inédito: o uso da linguagem audiovisual com a perspectiva da preservação e valorização do patrimônio cultural.
O curso IMAGENS DO FUTURO: Educação Patrimonial, será ministrado por meio da plataforma EAD|DUO de educação a distância e irá discutir conceitos, técnicas e especificidades da linguagem e da produção audiovisual. Serão trabalhados temas como a contextualização histórica da produção videográfica, a redação de argumento e roteiro, produção, fotografia e iluminação, som, edição e direção. Os alunos serão motivados a refletir sobre o uso expressivo e criativo dos recursos técnicos e estéticos que a tecnologia digital proporciona e as suas possibilidades de aplicação nos processos de educação patrimonial. Serão propostas discussões teóricas sobre a cultura e a história oral, políticas de proteção, conscientização e valorização do patrimônio cultural. O objetivo final do curso é a produção de vídeos de curta duração que representem registros sintéticos de bens culturais, eleitos pelos próprios alunos, e que sejam gravados e editados por eles mesmos, com a utilização de mídias móveis (telefones celulares e afins) e softwares de edição (baixados gratuitamente pela internet).
Período de inscrição: até 07 de junho de 2010 - ou enquanto não forem preenchidas as 160 vagas.
Inscrições e informações: www.duo.inf.br - (31) 3224.6700
Palestra Prêmio Cultura Hip Hop - Edição Preto Ghóez
Concurso que premiará iniciativas culturais, como trabalhos individuais ou coletivos, que valorizem as expressões culturais do Movimento Hip Hop no Brasil, que desenvolvam ações socioculturais e socioeducativas, ou que criem oportunidades de trabalho ou que incidam sobre a geração de renda para os envolvidos. Podem ser também atividades que contribuam para a difusão do Hip Hop ou ainda iniciativas que promovam o intercâmbio com outras formas artísticas afins a cultura Hip Hop.
Em Belo Horizonte será realizada uma oficina/palestra para tirar as dúvidas e orientar os representantes, interessados em se inscrever no prêmio. A participação nesta oficina é gratuita
Local: Centro Cultural da UFMG
Endereço: Av. Santos Dumont 174 - Centro - SALA 1
Dia: 11 de junho - Sexta-Feira - 19:00 as 21:00
Telefone para informações: (31) 3465-6800 (31) 98195623
http://premioculturahiphop.com.br/2010/
LANÇAMENTO
Festivale 2010
Lançamento do 28º Festivale em Belo Horizonte, a se realizar no Jequitibar (Av. Assis Chateaubriand, 573 – Floresta), dia 6 de junho (domingo) a partir das 15 horas. Entrada R$10,00.
O município de Padre Paraíso servirá uma porção de carne de sol, uma cachacinha com mel e uma porção de farofa de andu. O resto é por conta do cliente. Não faltará a tradicional cantoria, prosa e poesia.
O lançamento do Festivale em Belo Horizonte, sempre foi uma tradição, devido ao grande número de pessoas do Vale do Jequitinhonha que moram em BH. O Festivale 2010, será na cidade de Padre Paraiso no período de 24 a 31 de julho de 2010.
Acesse www.valemais.org.br
EDITAIS E PREMIAÇÕES
RESULTADOS
Concurso Nossa Onda - Divulgadas as listas dos projetos habilitados e inabilitados
Foi publicada a portaria contendo os projetos habilitados e inabilitados do concurso Nossa Onda. O edital do Ministério da Cultura, por meio das Secretarias do Audiovisual (SAv/MinC) e de Articulação Institucional (SAI/MinC), premiará 52 projetos, de 15 minutos cada, sob o tema Diversidade Cultural.
Para produção das obras, cada projeto receberá R$ 10 mil. Os contemplados, que produzirão em até 60 dias os trabalhos, participarão, ainda, de uma oficina de desenvolvimento de projeto, com duração de cinco dias. A transmissão dos programas se dará por meio de uma ampla rede de emissoras comunitárias de todo o país.
A iniciativa conta, ainda, com a parceria da Sociedade Amigos da Cinemateca (SAC) e Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (Abraço) e recebeu 297 inscritos, sendo 93 radiocontos e 204 radiodocumentários de 23 unidades da federação.
Esta é a primeira ação do Programa Rádio Brasil, que visa contribuir para o desenvolvimento das emissoras públicas, educativas, culturais, comunitárias, universitárias e legislativas de radiodifusão sonora e de rádio em plataformas digitais.
Confira a portaria publicada no Diário Oficial da União nos anexos I e II.
(Ascom SAv/MinC)
Edital Curta Criança - Divulgada a lista dos projetos selecionados no concurso
Foi publicada, no Diário Oficial da União, a lista dos projetos selecionados no edital Curta Criança. A seleção aconteceu na tarde desta terça-feira, 25 de maio, nas dependências da TV Brasil/Empresa Brasil de Comunicação (EBC), no Rio de Janeiro.
O concurso é uma parceria do Ministério da Cultura, por meio da Secretaria do Audiovisual, em parceria com a EBC, e beneficiará com R$ 70 mil 13 obras audiovisuais de curta metragem com temática infanto-juvenil, com duração de 12 minutos. A comissão também selecionou sete projetos para fins de cadastro de reserva, em ordem classificatória, visando possível convocação destes em casos de eventuais impedimentos ou desistências dos projetos classificados.
Conheça os selecionados: Balú, de Paula Teixeira Gomes; Bem Feito Pra Você, de Luis Carlos Teixeira da Silva; Cartas de Crianças Quilombolas, de David Joseph Reeks; L, de Thais Fujinaga; Malu Maluca, de Eudes Nascimento Lins; Miroca e Seu Cuco Caduco, de Diego de Mello Rego Lopes; O Cangaceiro e o Leão, de Arnaldo Galvão; e O Que Acontece na Sala do Diretor, de Paulo Vivan Nogueira.
Os selecionados para fins de cadastro de reserva são: Sonhos, de Haroldo de Carvalho Abreu Borges; O Mistério da Múmia, de André Pires Bomfim; Uilim e Oilut, de Ana Carolina Piza Alves de Souza; Xirê, A Roda da Alegria, de Julia Zakia Orlandi; Galharufa, de Marcelo Rodrigo Mingoti Muller; No Mundo de Polidoro, de Cristiane Moreira Ventura; e Espelho das Sereias, de Jan Fernando de Carvalho Horejs.
Confira a portaria publicada no DOU.
(Ascom SAv/MinC)
Intercâmbio e Difusão Cultural - Confira os selecionados pelo Programa da Sefic/MinC para viagens em junho
O Ministério da Cultura divulgou os contemplados pelo Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural para viagens no mês de junho. As listagens constam da Portaria nº 221, publicada nesta quarta-feira, 26 de maio, no Diário Oficial da União (Seção 1, páginas 8 a 11). Do total de recursos disponíveis para o período, R$ 86.500,00 serão destinados para o apoio financeiro a 21 requerimentos individuais e R$ 209.500,00 para 13 candidaturas de grupos.
Coordenado pela Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic/MinC), o Programa conta com recursos do Fundo Nacional da Cultura (FNC) e tem o objetivo de promover a difusão e o intercâmbio da cultura brasileira nas áreas da música, humanidades, artes cênicas e visuais, entre outras expressões culturais.
O apoio consiste na concessão de recursos financeiros para o custeio de despesas com transporte de artistas, técnicos e estudiosos convidados a participar de eventos prioritariamente culturais, promovidos por instituições brasileiras ou estrangeiras.
Confira as propostas contempladas.
Outras informações: (61) 2024-2314/2239/2097/2077/2118, na Divisão de Atendimento ao Proponente da Sefic/MinC.
(Fonte: Sefic/MinC)
NOVOS EDITAIS
Estão abertas as inscrições para o Projeto Boca de Cena/2010 em Uberlândia
O Edital está disponível no site da Prefeitura: www.uberlandia.mg.gov.br. Os interessados podem acessar o link Secretarias/Cultura/Projeto Boca de Cena 2010, onde consta a ficha de inscrição, e anexos I e II, com todas as informações necessárias.
Em 2010, o Projeto Boca de Cena acontecerá nas datas de 17, 18 e 19, e 24, 25 e 26 de setembro. Cada grupo e/ou artista teatral será contemplado, se selecionado, com uma data, para a apresentação de seu espetáculo. As inscrições serão realizadas no período de 03 a 21 de maio das 12 às 18h – na Oficina Cultural de Uberlândia – e a seleção será realizada em junho, com os resultados divulgados em julho.
Maiores informações pelo: 3231-8608
EDITAIS EM ANDAMENTO
III Concurso Mário Pedrosa e curso Fredric Jameson no Rio de Janeiro
A Fundação Joaquim Nabuco, instituição de estudos e pesquisas ligada ao Ministério da Educação, em parceria com a Fundação Casa de Rui Barbosa (Rua São Clemente, 134 – Botafogo – RJ), promove no dia 25 de maio, às 13h30, o lançamento do edital do III Concurso Mário Pedrosa de Ensaios sobre Arte e Cultura Contemporâneas e o curso “Fredric Jameson: o Cartógrafo da Globalização”, com a professora doutora Maria Elisa Cevasco da Universidade de São Paulo. Constitui objeto do concurso a seleção em âmbito nacional de três ensaios, resultado de pesquisa inédita e original, elaborados desde disciplinas e pontos de vistas variados que versem sobre Crítica de arte: Entre o contingente e o histórico, tema escolhido nesta 3ª edição. Os ensaios podem apresentar narrativas que abordem as mais diversas nuances da crítica de arte nos séculos XX e XXI, de um ponto de vista problematizador tanto histórico quanto filosófico, bem como análises mais específicas desse tipo de discurso e seu papel nos campos da literatura, da dança, do cinema, do teatro, das artes visuais e demais campos artísticos. Entrada Franca
Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade 23ª Edição 2010 - Inscrições até 18 de junho
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan lançou a 23ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, criado em 1987, e que irá premiar as sete melhores ações de proteção, de preservação e de divulgação do patrimônio cultural brasileiro com um troféu, um certificado e R$ 20 mil. As inscrições estão abertas até o próximo dia 18 de junho e podem ser feitas nas superintendências do Instituto nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal.
Edital Mais Cultura de Apoio a Bibliotecas Públicas 2010 - Inscrições até 15 de junho
Constitui objeto deste edital o repasse de recursos financeiros para projetos selecionados nas seguintes categorias: Apoio a bibliotecas públicas municipais; Implantação de bibliotecas de bairro, distritais e/ou rurais; Apoio a bibliotecas acessíveis.
Prêmio Cultura Viva - 3ª edição 2010 - Inscrições até 31 de maio
Criado em 2005, o Prêmio Cultura Viva tem por objetivo mobilizar, reconhecer e dar visibilidade a práticas culturais existentes em cada canto do país. Em sua terceira edição,o Prêmio busca valorizar iniciativas desenvolvidas por gestores públicos, grupos informais,organizações da sociedade civil e Pontos de Cultura que realizam atividades no âmbito da articulação entre cultura e comunicação.
Prêmio Culturas Ciganas 2010 -Inscrições até 12 de julho
O Prêmio Culturas Ciganas 2010 está em sua segunda edição e premiará 30 iniciativas que envolvam trabalhos, individuais ou coletivos, que fortaleçam as expressões culturais ciganas. A nova edição do Prêmio Culturas Ciganas distribuirá R$ 300.000,00 em prêmios, sendo R$ 10 mil para cada iniciativa premiada.
Prêmio Cultura Hip Hop 2010 - Edição Preto Ghóez - Inscrições até 12 de julho
A primeira edição do concurso contemplará 134 iniciativas do movimento Hip Hop, com o valor de R$ 13 mil cada, divididas em cinco categorias (Reconhecimento, Escola de Rua, Correria, Conhecimento - Quinto Elemento, e Conexões). O Prêmio terá recursos de R$ 1,7 milhão e as inscrições, para o concurso, ficarão abertas até o dia 12 de julho de 2010.
Prêmio Inclusão Cultural da Pessoa Idosa 2010 – Edição Inezita Barroso - Inscrições prorrogadas até 30 de junho
O Prêmio Inclusão Cultural da Pessoa Idosa 2010 - Edição Inezita Barroso, premiará iniciativas culturais que beneficiem, diretamente, pessoas idosas. O Edital investirá R$ 800.000,00 na premiação de 40 iniciativas que serão contempladas com o valor de R$ 20.000,00 cada uma. O Prêmio será voltado para iniciativas culturais nas áreas de nas categorias de Teatro, Dança, Música, Literatura, Artes Visuais e outras formas de expressão artística, e também, para o desenvolvimento de produtos, ações e espaços culturais destinados às Pessoas Idosas.
Bolsa Funarte de Circulação Literária - Inscrições até 27 de maio
O processo seletivo está aberto a pessoas que desejem desenvolver atividades de fomento à área literária, como oficinas, cursos, palestras e programas de contação de histórias. As ações devem acontecer nos municípios atendidos pelo programa Territórios da Cidadania, do Governo Federal. Serão concedidas 50 bolsas, cada uma no valor de R$ 40 mil. As inscrições seguem até 27 de maio de 2010 para proponentes de todas as regiões brasileiras.
Bolsa Funarte de Criação Literária - Inscrições até 27 de maio
Pessoas que desejam se dedicar ao desenvolvimento de textos inéditos nos gêneros lírico (poesias) ou narrativo (romances, contos, crônicas e novelas) podem participar desse programa e concorrer a bolsas de R$ 30 mil. Ao todo, 60 bolsas serão distribuídas por todo o país. As inscrições vão até 27 de maio de 2010.
Bolsa Funarte de Reflexão Crítica e Produção Cultural para Internet - Inscrições até 27 de maio
O foco desse programa são os trabalhos de pesquisa inéditos relacionados às diversas linguagens artísticas, baseados em computadores e suas possíveis extensões, e a produção cultural para a internet, incluindo criação, design, manutenção e hospedagem de páginas de natureza cultural na rede mundial de computadores. Ao todo, serão concedidas 60 bolsas no valor de R$ 30 mil, sendo 10 para reflexão crítica e 50 para produção cultural. As inscrições vão até 27 de maio de 2010.
Prêmio Funarte de Concertos Didáticos - Inscrições até 28 de maio
Os interessados em realizar concertos didáticos em escolas da rede pública, por duos, trios, quartetos ou quintetos vocais ou instrumentais, podem inscrever seus projetos até o dia 28 de maio de 2010. O processo seletivo é aberto somente a pessoas jurídicas. Os proponentes deverão realizar, no mínimo, oito apresentações para duos e trios e seis para quartetos e quintetos, em diferentes escolas. Serão contempladas, no mínimo, 16 propostas com até R$ 20.000,00 cada uma.
Prêmio Circuito Funarte de Música Clássica - Inscrições até 27 de maio
Por meio desta iniciativa, serão viabilizados em todo o país recitais de música de concerto, com duos, trios, quartetos ou quintetos, formados por músicos brasileiros. Cada proponente poderá participar do processo seletivo com até três propostas, mas apenas uma será contemplada. As premiações chegam a R$ 75 mil. Serão selecionados, no mínimo, 12 projetos. Inscrições abertas até 27 de maio de 2010.
Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2010 - Inscrições até 27 de maio
Quarenta projetos da área de dança serão contemplados este ano com prêmios de até R$ 100 mil. As inscrições estão abertas para pessoas físicas ou jurídicas de todo o país, que podem apresentar propostas de trabalho referentes a circulação nacional de espetáculos e a outras atividades de dança. As inscrições vão até 27 de maio de 2010.
Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2010 – Ocupação dos Espaços Funarte - Inscrições até 27 de maio
Artistas, coletivos ou empresas de natureza cultural de todo o país poderão realizar exposições gratuitas nos Espaços Funarte de Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. Quinze projetos serão contemplados com prêmios entre R$ 40 mil e R$ 80 mil. O objetivo é difundir, fomentar e promover a reflexão, a produção artística e o intercâmbio entre todos que compõem o campo das artes visuais. Com isso, a Fundação Nacional de Artes pretende estimular a multiplicidade e a diversidade de tendências e linguagens nas suas variadas modalidades de manifestação. As inscrições vão até o dia 27 de maio de 2010.
Bolsa Funarte de Produção Crítica em Culturas Populares e Tradicionais - Inscrições até 27 de maio
Pesquisadores que desejem desenvolver trabalhos de reflexão crítica e teórica sobre a cultura brasileira podem se inscrever nesse programa e concorrer a bolsas de R$ 30 mil. Serão contemplados, ao todo, 30 proponentes. As inscrições seguem até 27 de maio de 2010 e estão abertas a projetos de todas as regiões do país.
Bolsa Funarte de Estímulo à Criação Artística em Artes visuais - Inscrições até 27 de maio
Artistas ou coletivos interessados em produzir obras inéditas e de qualidade podem se candidatar a esta bolsa, que fomenta a pesquisa e a criação em âmbito nacional. Neste ano, dez projetos serão contemplados com R$ 30 mil cada. Ao fornecer condições materiais para a produção de novas obras, a Funarte amplia a qualificação e a difusão em artes visuais. As inscrições vão até o dia 27 de maio de 2010.
Prêmio Funarte de Produção Crítica em Música - Inscrições prorrogadas até 27 de maio
Trabalhos de pesquisa inéditos (monografias, dissertações, teses ou investigações jornalísticas) que abordem aspectos relativos à música brasileira nos campos erudito ou popular podem concorrer a premiações de R$ 15 mil. Dez autores serão contemplados. As inscrições estão abertas até 26 de maio de 2010.
Prêmio Circuito Funarte de Música Popular 2010 - Inscrições prorrogadas até 27 de maio
Interessados em produzir e realizar turnês de espetáculos de música popular no território nacional podem enviar à Funarte suas propostas de trabalho e concorrer a prêmios de R$ 65 mil. O processo seletivo está aberto a pessoas jurídicas de todos os estados. Ao todo, serão contemplados 12 projetos. As inscrições vão até 26 de maio de 2010.
Editais de Ocupação das Salas da Funarte 2010 - Inscrições prorrogadas até 27 de maio
Pessoas jurídicas interessadas em produzir espetáculos musicais e desenvolver outras atividades de fomento à música brasileira podem participar dos processos seletivos para ocupação das salas Sidney Miller (RJ), Guiomar Novaes (SP) e Cássia Eller (DF). Cada um dos três proponentes escolhidos receberá prêmio de R$ 400 mil. Os projetos de ocupação deverão ser realizados no período de julho a novembro de 2010.
Prêmio Funarte de Composição Clássica - Inscrições até 30 de setembro
Compositores brasileiros ou radicados no país há pelo menos três anos podem participar da seleção de 70 obras inéditas - vocais ou instrumentais - para a XIX Bienal de Música Brasileira Contemporânea, a ser realizada no segundo semestre de 2011. As premiações, cujos valores variam de R$ 8 mil a R$ 30 mil, contemplam obras para orquestra sinfônica, orquestra de câmara, orquestra de cordas, conjuntos camerísticos de até dez músicos, solista e música eletroacústica. As inscrições vão até 30 de setembro de 2010.
Prêmio Casa de Rui Barbosa 2010
A Fundação Casa de Rui Barbosa divulgou o lançamento da edição 2010 do Concurso de Monografias promovido, anualmente, pela instituição vinculada ao Ministério da Cultura. A premiação contemplará com R$ 9 mil e R$ 6 mil os dois trabalhos primeiros colocados.
O objetivo da iniciativa é incentivar e difundir a pesquisa nos acervos da Casa de Rui Barbosa, destacando monografias inéditas, de temática livre, desenvolvidas individualmente ou em grupo, realizadas a partir dos materiais bibliográficos e arquivísticos disponíveis na Fundação.
O prazo para inscrições encerra-se em 30 de julho e os trabalhos devem ser remetidos pelos Correios, sob registro, à Fundação Casa de Rui Barbosa (Rua São Clemente, nº 134, Botafogo, Rio de Janeiro-RJ, CEP 22260-000).
O resultado deverá ser anunciado no mês de outubro e a cerimônia de entrega dos prêmios e das menções honrosas está prevista para novembro, no Rio de Janeiro.
Outras informações: www.casaruibarbosa.gov.br, pesquisa@rb.gov.br e (21) 3289-4645.
Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural - Edital Nº 1/2010 - Para viagens em julho, inscrições até 31 de maio
A Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic/MinC) disponibilizou o edital do Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural 2010 para auxilio financeiro a viagens que ocorrerão nos próximos oito meses.
Com recursos oriundos do Fundo Nacional da Cultura (FNC), a ação tem como objetivo promover a difusão e o intercâmbio da cultura brasileira nos diversos segmentos culturais.
O aporte total de R$ 2,4 milhões permitirá custear despesas com transporte de artistas, técnicos e estudiosos convidados a participar de eventos prioritariamente culturais, promovidos por instituições brasileiras ou estrangeiras, de reconhecido mérito. O apoio poderá ser pleiteado para possibilitar apresentação de trabalho próprio, participação em cursos de capacitação e residência artística.
Prêmio Vivaleitura 2010
Os Ministérios da Cultura (MinC) e da Educação (MEC), a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) e a Fundação Santillana lançaram a quinta edição do Prêmio Vivaleitura, no dia 22 de março, no Auditório do MinC, em Brasília.
A premiação - no valor de R$ 30 mil para os vencedores de cada categoria - irá contemplar ações que estimulem, fomentem e reconheçam experiências relacionadas à leitura. As inscrições estão abertas até 2 de julho e os trabalhos podem ser inscritos em três categorias: Bibliotecas (públicas, privadas ou comunitárias); Escolas (públicas ou privadas) e Sociedade Civil (empresas, ONGs, pessoas físicas, universidades e instituições sociais).
Os finalistas do Prêmio Vivaleitura 2010 - cinco para cada categoria - serão anunciados em outubro e a premiação está prevista para novembro. Informações sobre o prêmio podem ser obtidas, gratuitamente, pelo telefone 0800 7700987. Saiba mais e confira o regulamento no site www.premiovivaleitura.org.br.
Museu de Arte da Pampulha - 4º edital do programa de arte-residência
O objetivo é estimular a produção emergente em artes visuais, em âmbito nacional, através de um programa de concessão de bolsas de arte residência. As inscrições vão até o dia 10 de junho. Os benefícios são desde uma bolsa em dinheiro, ateliê coletivo para o desenvolvimento da pesquisa, até uma exposição coletiva no Museu de Arte da Pampulha.
Mais informações sobre inscrição:
Museu de Arte da Pampulha (31) 32777946
http://bolsapampulha.blogspot.com/
http://twitter.com/bolsapampulha
Museu de Arte da Pampulha – MAP
Av. Otacílio Negrão de Lima, 16.585. Bairro Santa Amélia
Cep.: 31.365-450. Belo Horizonte- Minas Gerais –Brasil
EXPEDIENTE
Chefe da RR/MG: Aída Ferrari – aida.ferrari@cultura.gov.br
Editoração: Aída Ferrari, Manoel de Oliveira e Camilo de Paiva – divulgacaomg@cultura.gov.br
Endereço: Rua Rio Grande do Sul, 940, Santo Agostinho - CEP: 30.170-111 - Belo Horizonte/MG (mapa)
Telefones: (31) 3293-5713 e (31) 3293-5796 - Fax: (31) 3293-8144
Atendimento geral: 2ª a 6ª feira – 9h às 18h
Atendimento Lei Rouanet: 2ª a 6ª feira - 09h às 12h e das 14h às 17h30
Blog: http://www.cultura.gov.br/site/categoria/representacoes-regionais/regional-mg/
Twitter: http://twitter.com/mincmg
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente