Publicado em 22/06/2010 por minasempauta e retirado em 22/06/2010 do endereço:
Começa nesta quinta-feira (24) a revitalização de dois dos ícones mais importantes da Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, a Fonte dos desejos (mais conhecida como Fonte das Três Graças) e a fonte que abriga a Moça mirando espelho d’água - ambas esculpidas em mármore. Com duração prevista para 90 dias, o restauro, que inclui um trabalho especializado de limpeza e conservação, terá um custo de R$ 34.728,00 e será executado por uma empresa contratada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG).
O trabalho seguirá o formato de ateliê vitrine, conceito implantado no Iepha há cerca de um ano e, desde então, marca constante nos trabalhos de restauração comandados pelo instituto. Esta será, no entanto, a primeira vez em que a proposta será levada a céu aberto, em plena via pública. A ideia é abrir mão de alguns tapumes, formando algumas janelas em torno das fontes e buscando maior envolvimento e interação com o público.
Para o diretor de Conservação e Restauração do Iepha/MG, Renato César, a iniciativa faz com que a restauração tenha função educativa junto à população, garantindo maior visibilidade ao trabalho e despertando a curiosidade e simpatia do público que por ali passa diariamente. “Ao longo dos anos, a Praça da Liberdade tem sido desfrutada pela população para os mais diversos fins e, muitas vezes, as pessoas não detêm o olhar sobre estas peças ou mesmo sobre seu estado de conservação. Queremos chamar a atenção do público e criar a oportunidade para que aprendam mais sobre a conservação de bens culturais”, explica.
A Moça mirando espelho d’água passará ainda por reintegração de elementos, uma vez que o braço da estátua se soltou há algum tempo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente