O Teia Cultural Minas é o boletim eletrônico da Representação Regional do Ministério da Cultura em Minas Gerais.
A RRMG também está no Twitter. Siga o @mincmg pelo endereço http://twitter.com/mincmg e fique informado com os nossos tweets. Acesse também o nosso blog http://www.cultura.gov.br/site/categoria/representacoes-regionais/regional-mg/.
Cabeçalho: imagem cedida pelo Ponto de Cultura Kairos
PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE
Visita a Cabo Verde
O ministro da Cultura, Juca Ferreira, na qualidade de presidente do Comitê do Patrimônio Cultural Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), vai entregar o diploma de reconhecimento da Cidade Velha da Ribeira Grande de Santiago como Patrimônio Cultural da Humanidade e articular uma agenda bilateral com o governo na área cultural, durante visita oficial a Cabo Verde, no período de 1º a 4 de junho.
A Cidade Velha foi o primeiro povoado europeu instalado no continente africano e, por quase três séculos, serviu como ponto essencial das movimentações lusitanas entre a Europa, África e o Brasil.
O ministro Juca Ferreira e os membros da delegação oficial do Ministério da Cultura brasileiro ainda participarão de reunião de trabalho com a ministra do Ensino Superior, Ciência e Cultura de Cabo Verde, Fernanda Maria, além de reuniões temáticas com a equipe técnica dos dois países levando em consideração os interesses da política internacional do MinC.
As áreas de cooperação prioritárias dos dois países para a cultura são: patrimônio cultural, audiovisual, língua portuguesa, livro e leitura, e intercâmbio artísticos nas diversas linguagens, especialmente música.
Em 2010, veio ao Brasil uma missão técnica na área de patrimônio cultural, com a presença de representantes do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional e da Diretoria de Relações Internacionais, cujos resultados envolvem a possibilidade de projeto de cooperação técnica que será apresentado às autoridades cabo-verdianas pelo presidente do Iphan/MinC.
(Marcelo Lucena, Comunicação Social/MinC)
CULTURAS POPULARES
Colegiado elege representantes junto ao Conselho Nacional de Políticas Culturais
Os novos membros do Colegiado de Culturas Populares elegeram os representantes que irão integrar o Plenário do Conselho Nacional de Políticas Culturais (CNPC), durante a realização da segunda reunião que ocorreu nos dias 28 e 29 de maio, no Hotel St. Paul, em Brasília.
Isaac Williams Farias Loureiro, coordenador da Campanha Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro e integrante dos movimentos Ação Griô Nacional e da Rede das Culturas Populares, foi eleito como titular e Eliomar Carlos Mazoco, presidente da Comissão Espírito-santense de Folclore e conselheiro titular do Conselho Estadual de Cultura do Espírito Santo, como suplente. Isaac Loureiro considerou sua escolha uma honra.
No encontro, também foram discutidas propostas a serem priorizadas na utilização dos recursos do Fundo Setorial de Culturas Populares, e eleitos dois representantes do setor para integrar o Comitê Gestor do Fundo. Rosildo Moreira do Rosário, da Bahia, foi escolhido como titular e Célio Augusto Souza Pereira, de Minas Gerais, como suplente.
O segmento de Culturas Populares será um dos beneficiados com a criação do Fundo da Diversidade. O Fundo é parte integrante do Procultura - projeto de lei que substituirá a Lei Rouanet, em tramitação no Congresso Nacional. O Fundo da Diversidade será aplicado em projetos e Editais desenvolvidos no âmbito das Secretarias da Identidade e da Diversidade Cultural e da Cidadania Cultural, e da Fundação Cultural Palmares.
Os novos membros do Colegiado de Culturas Populares criaram ainda um Grupo de Trabalho para a elaboração do Plano Nacional do setor. Ivo Benfatto, representante da Região Sul e Ricardo Calaça Manoel, representante da Região Centro-Oeste foram os escolhidos para compor o GT.
(Heli Espíndola, Comunicação SID/MinC)
ORDEM DO MÉRITO CULTURAL
MinC abre inscrições para a indicação de nomes à mais alta condecoração da Cultura brasileira
O Ministério da Cultura está com inscrições abertas para receber indicações dos nomes que serão agraciados com a insígnia da Ordem do Mérito Cultural de 2010. A cerimônia deste ano terá como tema central o antropólogo Darcy Ribeiro, considerado um dos mais notórios intelectuais brasileiros, que deixou trabalhos na área da Educação, Antropologia e Sociologia.
Qualquer pessoa pode apresentar sugestões para a seleção dos indicados a receberem as insígnias. A lista dos condecorados será avaliada por uma Comissão Técnica composta por gestores do Ministério da Cultura, antes de ser encaminhada ao Conselho da Ordem do Mérito Cultural. O Conselho da OMC é formado pelo ministro da Cultura, que o preside na qualidade de Chanceler, e pelos ministros de Estado das Relações Exteriores, da Educação e da Ciência e Tecnologia.
As indicações podem ser enviadas para o site do Ministério da Cultura até o dia 31 de julho, mediante o preenchimento do formulário específico disponível no endereço eletrônico do MinC, ou pelos Correios, após downloand do documento, ser preenchido e encaminhado para o seguinte endereço:
Ordem do Mérito Cultural 2010
Ao Sr. Daniel Merli
Assessor Especial do Ministro da Cultura e coordenador-executivo da OMC
Ministério da Cultura
Assessoria de Comunicação Social
Esplanada dos Ministérios, Bloco B, 4º andar
CEP 70068-900 Brasília - Distrito Federal
Criada em 1995 pelo Ministério da Cultura, a Ordem do Mérito Cultural é entregue, anualmente, pelo presidente da República e pelo ministro da Cultura, em reconhecimento às realizações de personalidades, grupos artísticos, instituições e iniciativas que mais contribuíram para o cenário cultural do país.
Neste ano, a cerimônia de condecoração será realizada no dia 10 de novembro, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Desde sua criação até hoje, já foram entregues mais de 400 condecorações a personalidades nacionais e estrangeiras.
(Comunicação Social/MinC)
FUNARTE
Debate sobre Dança, Educação e Ensino na Funarte MG, dias 7, 8, e 9 de junho
A Funarte MG realiza, de 7 a 9 de junho, um ciclo de reflexões cujo título é Processo e Conjunturas e o ensino da Dança no Brasil, com a professora Dulce Aquino, da UFBA. O evento faz parte do Arte em Foco - ciclo de palestras e intervenções artísticas voltado à reflexão sobre as artes - e pretende reunir estudantes, produtores culturais, professores, pesquisadores e demais interessados. Fará parte dessa programação a intervenção artística de Adriana Banana: "Corpos Críticos: Aprendizado e Ensino da Dança como Retroalimentação TeoriaPratica".
As inscrições são gratuitas. Para participar, basta enviar nome completo, telefone e breve currículo para funartemg@funarte.gov.br, no mês corrente de cada atividade.
O Arte em Foco conta com a participação de importantes pensadores - não só das artes, mas também da filosofia, antropologia, educação e outras áreas - cujos estudos contribuem para o entendimento crítico do assunto e o conhecimento dos artistas e suas obras. A realização desse projeto se alimenta da ideia de que a reflexão e os estudos sobre teorias, conceitos e histórias devem contribuir para a democratização de acesso à cultura.
Ao trazer o conceito de arte para o foco do debate, a representação mineira da Funarte pretende estreitar relações com as universidades e outros centros de pesquisa. Além de qualificar profissionais para o mercado de trabalho, o Arte em Foco possibilita a troca de informações entre público e artista, e transforma cada participante em agente multiplicador do conhecimento sobre cultura e arte.
Data: 07 a 09/06 das 19h às 22h.
LOCAL: CentoeQuatro - Praça Rui Barbosa, 104, Centro. BH/MG
Informações: (31) 3213.7112 / 3213.3084 - funartemg@funarte.gov.br - www.funarte.gov.br
PONTO DE CULTURA
Nova Lima recebe novo espaço cultural
O Ponto de Cultura, Instituto Kairós, inaugura nesta quarta-feira, 02/06, em parceria com a prefeitura de Nova Lima, região Metropolitana de Belo Horizonte, o mais novo espaço cultural da comunidade de Macacos, o "Clube Cultura". Viabilizado com os recursos adquiridos com as premiações recebidas pelo Instituto Kairós por sua participação em editais do Ministério da Cultura, o "Clube Cultura" abre suas portas equipado com a biblioteca Ponto de Leitura, com mais de 1000 títulos, e uma sala comunitária de cinema para exibição de longas e curtas metragens, além de documentários e outros títulos de interesse da comunidade.
O Clube Cultura irá contribuir também com a promoção de diversos eventos, como: palestras, apresentações musicais, peças teatrais, oficinas, mostras, exposições artísticas, rodas de leitura e contação de histórias
Clube Cultura
Endereço: Rua Dona Maria da Glória, nº180 – Macacos – Nova Lima – MG.
Instituto Kairós
Telefone: 3547-7625
Site: www.institutokairos.org.br
Endereço: Alameda das Quaresmas, s/n - Bairro Jardim Amanda - Macacos - Nova Lima – MG.
PROGRAMAÇÃO CULTURAL
MÚSICA
Fundação de Educação Artística recebe Trio Inconfidência
O Trio Inconfidência, formado pelo flautista Pedro Motta Pinto Coelho, a pianista Conceição Pinto Coelho Cipolatti e o cellista Pedro Bielschowsky, realiza concerto no dia 6 de junho, na Fundação de Educação Artística, em Belo Horizonte. A apresentação é em homenagem ao maestro Carlos Alberto Pinto Fonseca, que faria 77 anos em 7 de junho deste ano.
Criado em 2009, o Trio Inconfidência é integrado por dois músicos amadores, além do violoncelista profissional Pedro Bielchowsky, membro da Filarmônica de Minas Gerais. O Trio procura trazer a mensagem de que a boa música amadora é possível, com qualidade e níveis profissionais. Além disso, tem como objetivo incentivar, promover e divulgar a arte e cultura de Minas Gerais, especificamente, e do Brasil, em um âmbito geral.
Data: 6 de junho (domingo) - 11h
Local: Fundação de Educação Artística (rua Gonçalves Dias, 320 – Funcionários), na sala Sérgio Magnani
Mais informações:
(31)3226-6866 ou pelo e-mail fea@gold.com.br
Harpa e flauta em concerto no Museu do Oratório
A Série de Concertos no Museu do Oratório traz, no dia 5 de junho, o duo de harpa e flauta formado pelas musicistas alemãs Mareike Burdinski (harpa) e Mechthild Bier (flauta). A apresentação será realizada na sede do Museu (Adro do Carmo, 28 – Centro, Ouro Preto/MG), com ingressos a R$ 10,00, vendidos no local.
No programa, peças de Luis Spohr, Camille Saint Saens, Witoldt Lutoslawaki, Marcel Tournier, Georges Bizet e Jacques Ibert.
Informações e reservas: (31) 3551-5369. As reservas devem ser retiradas até as 17h30.
DANÇA
Ballet Jovem Palácio das Artes estreia em junho duas coreografias no Grande Teatro
A Fundação Clóvis Salgado convida para a estreia das novas coreografias SOSTENUTO, de Luis Arrieta, e DIÁLOGOS, de Rui Moreira, do Ballet Jovem Palácio das Artes. As apresentações acontecem dias 08 e 09 de junho, terça e quarta-feira, às 20h30, no Grande Teatro do Palácio das Artes. Os bailarinos vão fazer também uma homenagem ao bicentenário do compositor polonês Chopin, com a coreografia IUNGO, e mostrarão ao público a última montagem do Ballet Jovem, CONTRACAPA. Os ingresso custam R$ 10, 00 (inteira) e R$ 5,00 (meia entrada conforme a lei).
Local: Grande Teatro do Palácio das Artes (av. Afonso Pena, 1537, Centro)
Informação: 3236-7400 - www.fcs.mg.gov.br
Tributo a James Brown durante programação de aniversário do Centro Cultural Lindéia
O Centro Cultural Lindéia, promove sábado, 12/06, às 18h, um tributo ao rei da soul music, James Brown. Na programação, apresentações de dançarinos de Soul Music e dos grupos da cultura hip hop e street dance, Skeleton Break, Impacto das Ruas, Danger Massive Crew dentre outros. Participação especial de dançarinos de Soul Music .
O Centro Cultural Lindéia fica localizado na Rua Aristolino Basílio de Oliveira, 445 - Bairro Regina. Informações pelo telefone: 3277-1515
TEATRO
11ª edição do Festival Internacional de Teatro de Bonecos
Com um total de 17 companhias, 20 espetáculos e três intervenções, começa na próxima quinta-feira, 10/06 e vai até o dia 20/06, a 11ª edição do Festival Internacional de Teatro de Bonecos (FITB), que este ano abre suas cortinas para a ANIMAÇÃO. Atenta às tendências mundiais, a curadoria do Festival buscou reunir várias formas do teatro de animação, termo que identifica os vários setores das artes cênicas que utilizam objetos/títeres/formas animadas como instrumentos de interpretação.
Entre os Grupos e Companhias selecionados estão os internacionais Bakélite (França), El Retablo (Espanha), Eletric Circus (Holanda), Les Trois Clés (França), Marc Schnittger (Alemanha) Pelele Marionettes (França/Espanha), RedMoon Theater (Estados Unidos), Teatro Hugo e Inês (Peru), Viaje Inmóvil (Chile), e as brasileiras Aldeia Teatro de Bonecos (BH), Catibrum Teatro de Bonecos (BH), Contadores de Estórias (RJ), Fabulosa Cia de Bonecos (BH), Grupo Teatro Kabana (BH), Mamulengo Jatobá (AC), Pigmalião esculturaquemexe (BH), Sobrevento (SP), Terno Teatro (BH) e Truks (SP).
Atividades extras – Este ano, além dos espetáculos o público do FITB poderá acompanhar duas exposições sobre bonecos. A Primeira, “Índia, Berçário dos Títeres”, instalada no Teatro Marília, a exposição procura levar os visitantes a participar da emoção e da interpretação cênica dos bonequeiros. A segunda exposição, “Bonecos Aqui!”, montada no Espaço Trampulim, é composta por quatro módulos, reunindo fotos, bonecos e modelos, que podem ser experimentados pelo público. Diferentes técnicas de manipulação são apresentadas e de imagens de espetáculos em que o Sobrevento as utilizou. Esta exposição, onde acontecerão as apresentações do Grupo.
Oficina – Também durante o festival será realizada a oficina “Introdução ao Teatro de Animação” que será ministrada pelo Grupo Sobrevento. Serão disponibilizadas 20 vagas, gratuitas, para jovens marionetistas, atores, dançarinos, artistas plásticos, cineastas, vídeo-makers, professores e pessoas interessadas em teatro.
Informações pelo telefone: (31) 3273-6047 3273-6416
Confira a programação completa: www.festivaldebonecos.com.br
Apresentações no Parque das Mangabeiras
Neste fim de semana, acontecerá no Parque das Mangabeiras duas apresentações do espetáculo teatral “O Rio inventa estórias” com o Grupo Parangolé Arte Mobilização. Neste espetáculo-cortejo, o público é convidado por uma trupe de atores e músicos para acompanhar a estória de um peixe que luta para se manter vivo.
As apresentações serão às 11 horas, na Praça das Águas, no Parque das Mangabeiras. O espetáculo é gratuito e indicado para pessoas de todas as idades.
Dias 05 e 06 de junho, sábado e domingo, às 11:00
Local: Praça das Águas, Parque das Mangabeiras
Informações: (31) 3462-8907 e (31) 9997-6912
MOSTRA
Projeto Agenda Cultural em Pedro Leopoldo
Será no dia 11 de junho, sexta-feira, a Mostra Interativa de encerramento do projeto Agenda Cultural – Oficinas de Capacitação: Literatura e Teatro na cidade de Pedro Leopoldo, região metropolitana de Belo Horizonte. O evento terá apresentação cênico-poética, esquetes teatrais, fantoches, literatura, além da exposição de trabalhos e a entrega do certificado de conclusão aos participantes.
Em dois semestres o Projeto promoveu 11 oficinas tendo o teatro, a literatura, a escrita, a linguagem e contação de histórias como eixos centrais do desenvolvimento das atividades e ofereceu mais de 550 vagas para professores da rede pública municipal de Pedro Leopoldo, educadores dos projetos Curumim, AABB Comunidade, Quintas do Sumidouro, monitores das Faculdades Pedro Leopoldo, gerando mais de 90 postos de trabalho.
Dia 11 de junho às 14h
Na Associação Desportiva Ciclone (Clube da Holcim) – Estrada do Urubu
Mais informações: (31) 3241-5880 – Instituto Artivisão
EDITAIS E PREMIAÇÕES
RESULTADOS
SAv/MinC divulga listas dos selecionados nos editais Longa DOC e Nossa Onda
A lista dos dez projetos classificados no edital Longa DOC - Concurso de Apoio à Produção e Lançamento de Obras Audiovisuais Inéditas do Gênero Documentário, foi publicada no Diário Oficial da União (Seção 1, página 12) desta segunda-feira, 31 de maio. Foram inscritos cerca de 260 projetos.
Na segunda fase do concurso, prevista para o dia 16 de junho, os produtores farão uma defesa oral para a Comissão de Seleção, que escolherá cinco projetos a serem desenvolvidos e produzidos no prazo de 300 dias. Cada um receberá um prêmio no valor de R$ 600 mil. As obras serão exibidas na TV Brasil e emissoras associadas da Rede Pública de Televisão.
O edital foi lançado em dezembro de 2009 pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAv/MinC) em parceria com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Saiba mais.
Edital Nossa Onda
Também foi publicada a lista dos 52 projetos projetos selecionados no concurso Nossa Onda que receberão, cada um, R$ 10 mil para a produção de obras de 15 minutos sob o tema Diversidade Cultura. O prazo para o recurso é de cinco dias.
As obras deverão ser produzidas em até 60 dias, sendo que os contemplados participarão, ainda, de uma oficina de desenvolvimento de projeto com duração de cinco dias. A transmissão dos programas se dará por meio de uma ampla rede de emissoras comunitárias de todo o país.
Iniciativa do Ministério da Cultura, por meio da Secretaria do Audiovisual, o edital Nossa Onda conta ainda com a parceria da Sociedade Amigos da Cinemateca (SAC) e Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (Abraço). Saiba mais.
(Ascom SAv/MinC)
NOVOS EDITAIS
Revelando os Brasis - Ano IV - Inscrições abertas, até 30 de julho, para o Concurso de Histórias
A quarta edição do Concurso de Histórias Revelando os Brasis - Ano IV está com inscrições abertas, até 30 de julho, para autores de histórias reais ou de ficção que serão transformadas em vídeo com duração de até 15 minutos. O objetivo é promover a inclusão e formação audiovisuais através do estímulo à produção de vídeos digitais.
É dirigido a moradores de municípios brasileiros com até 20 mil habitantes, contribuindo para a formação de receptores críticos e para a produção de obras que registrem a memória e a diversidade cultural do Brasil. Serão selecionadas 40 histórias reais - baseadas em fatos históricos, personagens, tradições populares, etc -, ou de ficção.
Os autores selecionados participarão de oficinas preparatórias de roteiro, direção, produção, fotografia, som, edição, direção de arte, mobilização cultural, comunicação colaborativa e direitos autorais, no Rio de Janeiro, com todas as despesas pagas pelo projeto. Na etapa seguinte, eles contarão com o apoio da estrutura de produção oferecida pelo Revelando os Brasis para realizar os vídeos.
Revelando os Brasis - Tem como objetivo viabilizar a produção de vídeos digitais nos pequenos municípios brasileiros. O projeto é uma realização do Instituto Marlin Azul e conta com a parceria da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e patrocínio da Petrobras, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
(Comunicação SAv/MinC)
Fundação Clóvis Salgado seleciona jovens solistas para se apresentar junto à OSMG
A Fundação Clóvis Salgado abriu as inscrições para o Concurso Jovens Solistas da OSMG 2010 – Modalidade Canto. O processo vai selecionar cantores (soprano, mezzo soprano, contratenor, contralto, tenor, barítono e baixo) com idade máxima de 35 anos para se apresentarem ao lado da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. O concerto será realizado sob regência do maestro Roberto Tibiriçá, no dia 30 de junho, no Grande Teatro do Palácio das Artes.
Os interessados têm até o dia 11 de junho para fazer as inscrições, pessoalmente, na Diretoria Artística da Fundação Clóvis Salgado, no Palácio das Artes (av. Afonso Pena, 1537 – 3º Andar, Centro). Serão selecionados quatro cantores, dois entre soprano, mezzo soprano, contratenor ou contralto, e dois entre tenor, barítono ou baixo.
As provas serão realizadas no dia 19 e 20 de junho (sábado e domingo), na Sala Sérgio Magnani, 4º andar, no Palácio das Artes. Para conferir o regulamento completo do edital e retirar a ficha de inscrição, os interessados podem acessar o site www.fcs.mg.gov.br.
Informações: 3236-7387 / 7388
EDITAIS EM ANDAMENTO
III Concurso Mário Pedrosa e curso Fredric Jameson no Rio de Janeiro
A Fundação Joaquim Nabuco, instituição de estudos e pesquisas ligada ao Ministério da Educação, em parceria com a Fundação Casa de Rui Barbosa (Rua São Clemente, 134 – Botafogo – RJ), promoveu, o lançamento do edital do III Concurso Mário Pedrosa de Ensaios sobre Arte e Cultura Contemporâneas e o curso “Fredric Jameson: o Cartógrafo da Globalização”, com a professora doutora Maria Elisa Cevasco da Universidade de São Paulo. Constitui objeto do concurso a seleção em âmbito nacional de três ensaios, resultado de pesquisa inédita e original, elaborados desde disciplinas e pontos de vistas variados que versem sobre Crítica de arte: Entre o contingente e o histórico, tema escolhido nesta 3ª edição. Os ensaios podem apresentar narrativas que abordem as mais diversas nuances da crítica de arte nos séculos XX e XXI, de um ponto de vista problematizador tanto histórico quanto filosófico, bem como análises mais específicas desse tipo de discurso e seu papel nos campos da literatura, da dança, do cinema, do teatro, das artes visuais e demais campos artísticos. Entrada Franca
Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade 23ª Edição 2010 - Inscrições até 18 de junho
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan lançou a 23ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, criado em 1987, e que irá premiar as sete melhores ações de proteção, de preservação e de divulgação do patrimônio cultural brasileiro com um troféu, um certificado e R$ 20 mil. As inscrições estão abertas até o próximo dia 18 de junho e podem ser feitas nas superintendências do Instituto nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal.
Edital Mais Cultura de Apoio a Bibliotecas Públicas 2010 - Inscrições até 15 de junho
Constitui objeto deste edital o repasse de recursos financeiros para projetos selecionados nas seguintes categorias: Apoio a bibliotecas públicas municipais; Implantação de bibliotecas de bairro, distritais e/ou rurais; Apoio a bibliotecas acessíveis.
Prêmio Cultura Viva - 3ª edição 2010 - Inscrições prorrogadas até 30 de junho
Criado em 2005, o Prêmio Cultura Viva tem por objetivo mobilizar, reconhecer e dar visibilidade a práticas culturais existentes em cada canto do país. Em sua terceira edição,o Prêmio busca valorizar iniciativas desenvolvidas por gestores públicos, grupos informais,organizações da sociedade civil e Pontos de Cultura que realizam atividades no âmbito da articulação entre cultura e comunicação.
Prêmio Vivaleitura 2010
Os Ministérios da Cultura (MinC) e da Educação (MEC), a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) e a Fundação Santillana lançaram a quinta edição do Prêmio Vivaleitura, no dia 22 de março, no Auditório do MinC, em Brasília.
A premiação - no valor de R$ 30 mil para os vencedores de cada categoria - irá contemplar ações que estimulem, fomentem e reconheçam experiências relacionadas à leitura. As inscrições estão abertas até 2 de julho e os trabalhos podem ser inscritos em três categorias: Bibliotecas (públicas, privadas ou comunitárias); Escolas (públicas ou privadas) e Sociedade Civil (empresas, ONGs, pessoas físicas, universidades e instituições sociais).
Os finalistas do Prêmio Vivaleitura 2010 - cinco para cada categoria - serão anunciados em outubro e a premiação está prevista para novembro. Informações sobre o prêmio podem ser obtidas, gratuitamente, pelo telefone 0800 7700987. Saiba mais e confira o regulamento no sitewww.premiovivaleitura.org.br.
Prêmio Culturas Ciganas 2010 -Inscrições até 12 de julho
O Prêmio Culturas Ciganas 2010 está em sua segunda edição e premiará 30 iniciativas que envolvam trabalhos, individuais ou coletivos, que fortaleçam as expressões culturais ciganas. A nova edição do Prêmio Culturas Ciganas distribuirá R$ 300.000,00 em prêmios, sendo R$ 10 mil para cada iniciativa premiada.
Prêmio Cultura Hip Hop 2010 - Edição Preto Ghóez - Inscrições até 12 de julho
A primeira edição do concurso contemplará 134 iniciativas do movimento Hip Hop, com o valor de R$ 13 mil cada, divididas em cinco categorias (Reconhecimento, Escola de Rua, Correria, Conhecimento - Quinto Elemento, e Conexões). O Prêmio terá recursos de R$ 1,7 milhão e as inscrições, para o concurso, ficarão abertas até o dia 12 de julho de 2010.
Prêmio Inclusão Cultural da Pessoa Idosa 2010 – Edição Inezita Barroso - Inscrições prorrogadas até 30 de junho
O Prêmio Inclusão Cultural da Pessoa Idosa 2010 - Edição Inezita Barroso, premiará iniciativas culturais que beneficiem, diretamente, pessoas idosas. O Edital investirá R$ 800.000,00 na premiação de 40 iniciativas que serão contempladas com o valor de R$ 20.000,00 cada uma. O Prêmio será voltado para iniciativas culturais nas áreas de nas categorias de Teatro, Dança, Música, Literatura, Artes Visuais e outras formas de expressão artística, e também, para o desenvolvimento de produtos, ações e espaços culturais destinados às Pessoas Idosas.
Bolsa Funarte de Circulação Literária - Inscrições prorrogadas até 07 de junho
O processo seletivo está aberto a pessoas que desejem desenvolver atividades de fomento à área literária, como oficinas, cursos, palestras e programas de contação de histórias. As ações devem acontecer nos municípios atendidos pelo programa Territórios da Cidadania, do Governo Federal. Serão concedidas 50 bolsas, cada uma no valor de R$ 40 mil. As inscrições seguem até 27 de maio de 2010 para proponentes de todas as regiões brasileiras.
Bolsa Funarte de Reflexão Crítica e Produção Cultural para Internet - Inscrições prorrogadas até 07 de junho
O foco desse programa são os trabalhos de pesquisa inéditos relacionados às diversas linguagens artísticas, baseados em computadores e suas possíveis extensões, e a produção cultural para a internet, incluindo criação, design, manutenção e hospedagem de páginas de natureza cultural na rede mundial de computadores. Ao todo, serão concedidas 60 bolsas no valor de R$ 30 mil, sendo 10 para reflexão crítica e 50 para produção cultural. As inscrições vão até 27 de maio de 2010.
Prêmio Funarte de Composição Clássica - Inscrições até 30 de setembro
Compositores brasileiros ou radicados no país há pelo menos três anos podem participar da seleção de 70 obras inéditas - vocais ou instrumentais - para a XIX Bienal de Música Brasileira Contemporânea, a ser realizada no segundo semestre de 2011. As premiações, cujos valores variam de R$ 8 mil a R$ 30 mil, contemplam obras para orquestra sinfônica, orquestra de câmara, orquestra de cordas, conjuntos camerísticos de até dez músicos, solista e música eletroacústica. As inscrições vão até 30 de setembro de 2010.
Prêmio Casa de Rui Barbosa 2010
A Fundação Casa de Rui Barbosa divulgou o lançamento da edição 2010 do Concurso de Monografias promovido, anualmente, pela instituição vinculada ao Ministério da Cultura. A premiação contemplará com R$ 9 mil e R$ 6 mil os dois trabalhos primeiros colocados.
O objetivo da iniciativa é incentivar e difundir a pesquisa nos acervos da Casa de Rui Barbosa, destacando monografias inéditas, de temática livre, desenvolvidas individualmente ou em grupo, realizadas a partir dos materiais bibliográficos e arquivísticos disponíveis na Fundação.
O prazo para inscrições encerra-se em 30 de julho e os trabalhos devem ser remetidos pelos Correios, sob registro, à Fundação Casa de Rui Barbosa (Rua São Clemente, nº 134, Botafogo, Rio de Janeiro-RJ, CEP 22260-000).
O resultado deverá ser anunciado no mês de outubro e a cerimônia de entrega dos prêmios e das menções honrosas está prevista para novembro, no Rio de Janeiro.
Outras informações: www.casaruibarbosa.gov.br, pesquisa@rb.gov.br e (21) 3289-4645.
Museu de Arte da Pampulha - 4º edital do programa de arte-residência
O objetivo é estimular a produção emergente em artes visuais, em âmbito nacional, através de um programa de concessão de bolsas de arte residência. As inscrições vão até o dia 10 de junho. Os benefícios são desde uma bolsa em dinheiro, ateliê coletivo para o desenvolvimento da pesquisa, até uma exposição coletiva no Museu de Arte da Pampulha.
Mais informações sobre inscrição:
Museu de Arte da Pampulha (31) 32777946
http://bolsapampulha.blogspot.com/
http://twitter.com/bolsapampulha
Museu de Arte da Pampulha – MAP
Av. Otacílio Negrão de Lima, 16.585. Bairro Santa Amélia
Cep.: 31.365-450. Belo Horizonte- Minas Gerais –Brasil
Estão abertas as inscrições para o Projeto Boca de Cena/2010 em Uberlândia
O Edital está disponível no site da Prefeitura: www.uberlandia.mg.gov.br. Os interessados podem acessar o link Secretarias/Cultura/Projeto Boca de Cena 2010, onde consta a ficha de inscrição, e anexos I e II, com todas as informações necessárias.
Em 2010, o Projeto Boca de Cena acontecerá nas datas de 17, 18 e 19, e 24, 25 e 26 de setembro. Cada grupo e/ou artista teatral será contemplado, se selecionado, com uma data, para a apresentação de seu espetáculo. As inscrições serão realizadas no período de 03 a 21 de maio das 12 às 18h – na Oficina Cultural de Uberlândia – e a seleção será realizada em junho, com os resultados divulgados em julho.
Maiores informações pelo: 3231-8608
EXPEDIENTE
Chefe da RR/MG: Aída Ferrari – aida.ferrari@cultura.gov.br
Editoração: Aída Ferrari, Manoel de Oliveira e Camilo de Paiva – divulgacaomg@cultura.gov.br
Endereço: Rua Rio Grande do Sul, 940, Santo Agostinho - CEP: 30.170-111 - Belo Horizonte/MG (mapa)
Telefones: (31) 3293-5713 e (31) 3293-5796 - Fax: (31) 3293-8144
Atendimento geral: 2ª a 6ª feira – 9h às 18h
Atendimento Lei Rouanet: 2ª a 6ª feira - 09h às 12h e das 14h às 17h30
Blog: http://www.cultura.gov.br/site/categoria/representacoes-regionais/regional-mg/
Twitter: http://twitter.com/mincmg
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente