Da SEC
O Arquivo Público Mineiro (APM), equipamento cultural da Secretaria de estado de Cultura, celebra118 anos no dia 11 de julho. A solenidade comemorativa,que será realizada nas dependências do Arquivo, tem programadas duas atividades oficiais: lançamento do livro “Patrimônio Cultural e escrita de uma história da pátria regional: Arquivo Público Mineiro 1895-1957”, de autoria da professora Ivana Denise Parrela; e a inclusão da imagem dos ex-superintendentes Edilane Maria Carneiro de Almeida, Renato Pinto Venâncio e Maria Efigênia Lage de Resende, na galeria de gestores da instituição.
A cerimônia contará com a presença da Secretária de Estado de Cultura, Eliane Parreiras, a Superintendente do Arquivo Público Mineiro, Profa. Vilma Moreira dos Santos, dentre outros representantes oficiais.
O Livro
A obra estuda a construção do Arquivo Público Mineiro (APM) de 1895 a 1937, dedicando especial atenção às relações estabelecidas entre arquivo, biblioteca e museu. Apresenta como foi discutida a construção do APM, instituição que reuniu os núcleos de mais duas futuras organizações consideradas essenciais naquele período, como as bases de uma identidade regional para uma Minas Gerais única: a Biblioteca Mineira e o Museu Mineiro. O livro explicita, ainda, como foram feitas as distinções entre os acervos que constituem um arquivo, um museu e uma biblioteca, com especial cuidado em relação à preservação do patrimônio documental público.
O livro apresenta, dentre outros fatos históricos, os atores responsáveis pela concepção e organização dessas instituições de registro, procurando apontar suas redes de sociabilidade, interesses de pesquisa e trajetória no Estado, sem desconsiderar os interesses históricos que articulavam os recolhimentos e aquisições de acervos para esses arquivos. Buscou-se ainda, visualizar a o desempenho destes atores, seu trânsito nas esferas da administração pública e alguns exemplos de suas narrativas sobre a história pátria, a partir das fontes, prioritariamente, do APM.
Retirado do site da SEC-MG em 10/07/13 do endereço:
http://www.cultura.mg.gov.br/component/content/article/205/1590
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente