Da ASCOM-PMTO/Casa de Cultura
Os Festivais de Música trazem inúmeros benefícios para a cidade e região onde são realizados. Favorecem o desenvolvimento econômico, envolvendo participantes e turistas, movimentando a rede hoteleira e o setor de serviços. É fonte de entretenimento e alavanca de promoção cultural. Estudos demonstram os resultados positivos da produção de festivais, no Brasil e no mundo como ferramenta educacional e do desenvolvimento social. Foi sob esta perspectiva que a Prefeitura Municipal, através da Casa de Cultura, articulou um projeto que promova a revitalização do FESTICANTO – o Festival da Canção de Teófilo Otoni.
Em 2001 realizou-se a primeira edição do Festival da Canção de Teófilo Otoni, iniciativa que revelou grandes nomes da nossa música: Léo Magalhães, Ricardo Di Carvalho, Avner Proba, Simão Carlos, Kássia Buchacra, Patrícia Bartesaghi, entre outros. Dez anos depois, acontece a retomada do projeto dividido em duas modalidades: músicas inéditas e intérpretes, a fim de contemplar todos os amantes da arte da música, profissionais e amadores, jovens e adultos. A primeira etapa será realizada nos dias 20, 21 e 22 de setembro, e a modalidade de intérpretes realizar-se-á nos dias 27, 28 e 29 do mesmo mês.
O FESTICANTO, além de apresentar-se como espaço de difusão do trabalho de artistas independentes, aberto e democrático, oferta novos e variados sons para apreciação do público teófilo-otonense, não se limitando à inscrição de apenas artistas locais. O evento busca, ainda, apresentar a cultura da música nos seus mais variados aspectos: arte, lazer, movimento social, educação e promover intercâmbio entre artistas e produtores. E por fim, mas não menos importante, revelar novos talentos oferecendo espaços para apresentações de músicas inéditas; contribuir na formação de público ouvinte e premiar as obras e participantes em destaque.
Serão escolhidas 24 músicas concorrentes, e para tanto será montada uma equipe de curadoria. Nos dois primeiros dias de evento acontecerão as fases classificatórias, ficando a final para o último dia de festival. O FESTICANTO 2013 será organizado por meio da Casa de Cultura que lançará o evento, através de edital, dia 29 de Julho, contendo todas as informações sobre o mesmo.
Clique aqui para acessar edital e as fichas de inscrição.
Enviado por email pela ASCOM-PMTO, com informações da Casa de Cultura de Teófilo Otoni-PMTO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente