Enviado pela ASCOM.
Teófilo Otoni participa da 4ª Jornada Mineira do Patrimônio Cultural
A partir desta sexta-feira, dia 13, Teófilo Otoni inicia sua participação na 4ª Jornada Mineira do Patrimônio Cultural. Uma iniciativa dos municípios e instituições culturais do estado, com a organização da Secretaria de Cultura de Minas Gerais. A Jornada busca promover o patrimônio cultural de Minas Gerais por meio da realização simultânea, em todo o estado, de diversas ações integradas, como apresentações artísticas, exposições, e oficinas. Uma grande celebração de valorização de nossa diversidade cultural e, principalmente, conscientização da sociedade para que tenha um papel mais ativo na preservação da memória.
“Griôs: a Jornada dos Mestres de nossa Cultura" é o tema desta 4ª edição. Os griôs surgiram na áfrica e tornaram-se um símbolo da tradição oral. Responsáveis pela transmissão dos saberes e acontecimentos da vida social, os griôs têm relação íntima com a palavra – considerada sagrada – e são guardiões da memória de um povo. Responsáveis por perpetuar a história por meio da contação de histórias, a genealogia das famílias, a música e a poesia popular, são os mestres dos ritos e práticas.
A proposta é para que os participantes da Jornada Mineira do Patrimônio Cultural desenvolvam ações que valorizem os grandes mestres de nossa cultura e mobilize a sociedade para compreender o importante papel que esses agentes culturais desempenham na construção da história social e da nossa memória. Entre as atividades específicas que a cidade participante vai promover estão exposições e apresentações artísticas que resgatem e valorizem o trabalho desses mestres
Em Teófilo Otoni a programação é a seguinte: de quatro a vinte e sete de setembro Exposição de Artesanato, no Calçadão Petrônio Míglio; dia quatorze, às vinte horas na CDL, encenação do espetáculo O céu dos homens negros, apresentada pelo grupo de teatro In-Cena; dia dezesseis, no Papo Café, abertura da Mostra de Artes Visuais; dia vinte, na Feira da Bela Vista, apresentação do Grupo de Dança Folclórica Alemã; dia vinte e seis, na Praça Germânica, apresentação da Capoeira de Angola e dia vinte e nove, no Papo Café, exibição do documentário, By Minas, de Márcio Actschim e Sérgio Abdulah.
A Jornada Mineira do Patrimônio Cultural em Teófilo Otoni é organizada e coordenada pela diretora Rose Medeiros, da Casa de Cultura, da Prefeitura Municipal. Os eventos e atividades previstos para a Jornada são gratuitos e abertos ao público em geral.
Deixa um link pra gente gostar do artigo e compartilhar...
ResponderExcluirNana Odara