Da SEC
Abertura do 6º Encontro Estadual de Museus de Minas Gerais acontece no dia 04 de novembro, na Sala Juvenal Dias
A Secretaria de Estado de Cultura (SEC), por meio da Superintendência de Museus e Artes Visuais (SUMAV), realiza nos dias 04 e 05 de novembro, o 6° Encontro Estadual de Museus de Minas Gerais. Com o tema “Programa de Exposições: planejamento, gestão, pesquisa e comunicação”, a edição do encontro de 2013, que acontece na Sala Juvenal Dias do Palácio das Artes, pretende apresentar diretrizes para um trabalho eficiente de organização de projetos de exposições.
A escolha deste tema pela Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais vem ao encontro da Lei 11.904 de janeiro de 2009, que instituiu o Estatuto de Museus e que estabelece a obrigatoriedade da elaboração do “Plano Museológico”, em todos os museus brasileiros, tema que foi abordado no 5º Encontro Estadual de Museus, realizado em 2012.
Entre os programas que compõem o plano museológico de um museu destaca-se o de exposições. Segundo a Superintendente de Museus e Artes Visuais da SEC, Márcia Renó, “as exposições são instrumentos-chave para permitir o acesso público aos acervos dos museus, à cultura e ao conhecimento. Representam mais do que o simples processo de mostrar obras e objetos. É a partir das exposições, que os museus se comunicam com seu público, sendo assim, suas etapas de concepção, tais como curadoria, expografia e programa educativo, necessitam de um cuidadoso planejamento”. A ficha de inscrição está disponível e deve encaminhada para o e-mailencontrodemuseus@cultura.mg.gov.br até o dia 31 de outubro.
Sobre o Encontro Estadual de Museus de Minas Gerais
Minas Gerais conta hoje com mais de 320 museus e, a exemplo de outros estados brasileiros, vem trabalhando sistematicamente pela consolidação do seu Sistema Estadual de Museus. A principal iniciativa nesse intuito é a realização dos Encontros de Museus de Minas Gerais.
O 1º Encontro, realizado em 2005, teve como principal proposta a criação do Sistema Estadual de Museus de Minas Gerais. No 2° e 3º Encontros, realizado em 2008 e 2009 respectivamente, as discussões foram orientadas pela análise da minuta do Projeto de Lei de criação do Sistema Estadual de Museus de Minas Gerais e a criação de uma comissão responsável pela redação final do projeto de lei e seus encaminhamentos oficiais.
No 4º Encontro, realizado em 2011, que teve como tema “Museus: desafios contemporâneos” foram discutidos os desafios contemporâneos dos museus e sua função na atualidade, com foco nos desafios do atendimento ao público, das exposições e pesquisas.
Nos últimos anos, especialmente a partir de 2004, com a criação do Sistema Brasileiro de Museus (SMB), nota-se uma crescente articulação pela organização, desenvolvimento e valorização das instituições museológicas brasileiras. Duas ações políticas do governo federal no campo museológico vieram confirmar e fortalecer a importância cultural da grande e diversificada rede de museus espalhada por todo o território nacional: a criação do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), e a instituição da lei que define o Estatuto de Museus.
Retirado do site da SEC em 31/10/13 do endereço:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente