Do Música Minas
As discussões encabeçadas pelo Fórum da Música de Minas Gerais para o aprimoramento das políticas públicas no setor ganham um importante aliado a partir de agora, com a entrada da Associação Mucury Cultural no grupo de entidades que compõem o FMMG.
Com isso, a região nordeste de Minas Gerais passa a ter mais uma instância privilegiada de interlocução na formulação de propostas que fortaleçam a cadeia criativa e produtiva da música no Estado, ao lado da VALEMAIS – Instituto Sociocultural do Vale do Jequitinhonha, atual gestora do Música Minas, o programa complementar de fomento à música mantido por meio de convênio entre sociedade civil e Governo de Minas, via Secretaria de Estado de Cultura.
AAssociação Mucury Cultural é uma instituição sem fins lucrativos destinada à pesquisa, produção cultural e promoção do patrimônio material e imaterial do Vale do Mucuri. O objetivo principal da associação é valorizar a região, sua história, memória e cultura.
Fundada em 2007, a Mucury Cultural contribui no desenvolvimento do setor cultural e da economia criativa local por meio de produção, gestão, pesquisa, promoção, articulação, profissionalização e formação de público.
Para o diretor geral da Associação Mucury Cultural, Bruno Dias Bento, a importância de tomar parte do Fórum da Música é representar o Vale do Mucuri na construção de políticas públicas inclusivas e abrangentes, ampliando as chances de participação de produtores e artistas dessas regiões em ações como as que são mantidas pelo Programa Música Minas, além de desenvolver propostas conjuntas que beneficiem cada vez mais os agentes culturais do interior.
“Somos uma entidade da sociedade civil envolvida na discussão e proposição de ações, projetos e programas para o fortalecimento da cadeia produtiva da música mineira, e estamos a postos para contribuir”, explica Dias Bento.
A associação mantém uma revista, um canal de notícias na web e uma rádio como instrumentos de comunicação para veiculação de conteúdo sobre o cenário artístico-cultural do nordeste de Minas Gerais.
Com vasta experiência, tendo em seu portfólio mais de 90 produções em diversas áreas como música, teatro, cinema, literatura, entre outros, a Associação Mucury Cultural,desenvolve atualmente 16 projetos e três festivais na região.
Construção compartilhada de políticas públicas
O Fórum da Música de Minas Gerais é um espaço de discussão e articulação formado por entidades sem fins lucrativos, atuantes e representativas dos profissionais da cadeia produtiva da música de Minas Gerais.
Trata-se de uma organização civil, voluntária, apartidária e auto-gestora, dedicada a propor e gerir projetos, debates, encontros, programas e parcerias em prol da cadeia produtiva da música mineira.
Conheça alguns projetos da Mucury Cultural
Festival Encontro de Violeiros
A Associação Mucury Cultural produz artistas, lançamento de discos, realiza shows e o Encontro de Violeiros. As duas primeiras edições do festival aconteceram em Teófilo Otoni --uma delas, na comunidade rural de São Julião.
Mapa da Cultura do Vale do Mucuri
Para contribuir na obtenção de informações e indicadores culturais que subsidiam projetos e propostas, assim como facilitar o trabalho do poder público no fomento de programas culturais e ações estruturadoras no âmbito das políticas públicas de cultura, a Associação Mucury Cultural em parceria com a Artéria Cultura e Cidadania (DF) criou o Mapa da Cultura do Vale do Mucuri.
O objetivo é dar maior visibilidade às ações desenvolvidas, às instituições e aos trabalhadores da cultura. Esse mapeamento da dinâmica cultural, manifestações, agentes, produtores, gestores, equipamentos e locais de fruição cultural no nordeste de Minas Gerais permite uma visão ampliada do cenário. Há diversas iniciativas, projetos, ações e trabalhadores da cultura espalhados em toda a região e mapear esse ambiente é o primeiro passo para integrar com eficiência os agentes para o desenvolvimento do setor cultural.
Extensão audiovisual no interior
A Mucury Cultural leva alguns dos principais festivais de cinema de Belo Horizonte (e do país) para a região nordeste do estado. Já passaram por Teófilo Otoni o ForumDoc, Festival de Curtas de BH, MUMIA – Mostra Udigridi Mundial de Animação e Festival do Minuto.
Coletivo de entidades
O Fórum da Música de Minas Gerais estimula o diálogo entre a cadeia produtiva da música mineira e os poderes públicos e privados. Atualmente, reúne as entidades AAMMUCE (Associação dos Amigos do Museu Clube da Esquina), FEM (Fora do Eixo Minas), Grupo Cultural NUC, Rede Catitu, SIM (Sociedade Independente da Música), VALEMAIS - Instituto Sociocultural do Jequitinhonha e Associação Mucury Cultural.
O Música Minas está voltado para a estruturação e o desenvolvimento da cadeia produtiva da música produzida em Minas Gerais. O programa foi lançado em 2009, por meio de uma parceria inédita e bem-sucedida entre a sociedade civil e o poder público estadual. É mantido por um convênio entre as entidades do Fórum da Música e a Secretaria de Estado de Cultura, com dotação orçamentária do Governo de Minas.
Retirado do site do Programa Música Minas em 10/10/13 do endereço:
http://musicaminas.com/plus/modulos/noticias/ler.php?cdnoticia=102
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente