A construção do CEU - Centro de Artes e Esportes de Teófilo Otoni iniciou-se no bairro Viriato.
Desde o governo passado o município for a selecionado para receber uma unidade do CEU, projeto do Ministério da Cultura ainda na gestão Ana de Hollanda. Em função da mudança dos governos e certa confusão no que se refere a terrenos, muito “disse-me-disse”, as obras iniciaram-se.
Há dezenas de CEUs inaugurados e já foram lançados editais para sua ocupação em diversas cidades do país. O de Teófilo Otoni, contará com 3 mil m², 2 edifícios multiuso, dispostos numa praça de esportes e lazer, CRAS, salas multiuso, biblioteca, telecentro, cineteatro/auditório com 60 lugares, quadra poliesportiva coberta, pista de skate, equipamentos de ginástica, playground e pista de caminhada. O investimento total é de mais de dois milhões de reais provenientes do PAC2.
Junto da construção, a Secretaria Municipal de Cultura deverá realizar um trabalho de mobilização nas comunidades do entorno para que possam apropriar-se deste empreendimento e contribuir na sua gestão, uma vez que a proposta dos CEUs é funcionarem com sistema de gestão compartilhada entre poder público e sociedade civil.
O objetivo do CEU-Centro de Artes e Esportes Unificados é integrar num mesmo espaço físico, programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital, de modo a promover a cidadania em territórios de alta vulnerabilidade social da cidade.
Confiram algumas imagens, clicando aqui.
Com informações da Prefeitura Municipal de Teófilo Otoni
Depois da política de apoio aos Pontos de Cultura, me parece que este CEU está mais perto do que eu chamo de 'dínamo para o desenvolvimento da cultura'. O que me faz pensar que uma Casa de Cultura é mesmo um equipamento como qualquer uma escola (municipal,estadual ou federal) e que funciona com recursos do Estado, da União e ou do Município. Até no "imprescindível a presença dos pais e da comunidade. Mas não venha com os salários de professores, pois cultura é tudo, inclusive aquilo que a educação não soube ensinar. (josino medina, casa da arara rara, araçuaí)
ResponderExcluir