Nos dias 11 e 12 de julho, a Prefeitura Municipal de Teófilo Otoni convocou o setor cultural da cidade para falar do Sistema Municipal de Cultura – SMC.
Compareceram representantes ligados ao teatro, música, literatura, universidade, dança, circo, instituições culturais, produtores e gestores culturais discutiram durante estes dois sobre os rumos da cultura na cidade.
A diretora da Divisão de Cultura de Teófilo Otoni fez uma breve avaliação de sua gestão e apresentou informações sobre o SMC, a necessidade de sua implementação e sua estrutura para o município.
Sua apresentação contemplou a estrutura funcional do SMC, segundo o esquema abaixo:
Os debates foram enriquecidos com apresentações do texto “As dimensões da cultura e o lugar das políticas públicas” de Isaura Botelho, pela professora da UFVJM, Vanessa Juliana, fundadora do Laboratório Experimental de Arte e Cultura. O debate girou em torno de temas como financiamento, a função do poder público, a eficácia das políticas públicas para a cultura, a definição de cultura e a democratização do acesso aos produtos culturais.
O outro texto, “Para uma Cultura da Avaliação da Cultura” de José Márcio Barros, foi apresentado por André Luiz Dias, diretor e dramaturgo do Grupo In-Cena de Teatro. André trouxe ao debate questões acerca da necessidade premente da profissionalização do setor, o que inclui a elaboração da cultura da gestão e da avaliação cultural.
Foi um momento muito importante para o setor cultura de nosso município, mas é só o início. Teremos nos próximos dias 9 e 10 de agosto teremos um Seminário para a apresentação e discussão sobre a implantação do SMC.
Estes encontros são fundamentais para a construção, mesmo que sintamos falta de outros encontros para estas discussões, mas aproveitemos quando o temos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente