quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Tau Brasil “Nas Trilhas do Mucuri” em Carlos Chagas

Nas Trilhas do Mucuri

Com o CD “Nas Trilhas do Mucuri”, Tau Brasil homenageia mestres de cultura popular como parteiras, tropeiros, rezadeiras, repentistas, comunidades quilombolas, índios Botocudos e Machacali, além de citar “as gemas,” pedras preciosas ou semipreciosas, um dos setores mais importantes da economia regional.

"Nas Trilhas do Mucuri" salvaguarda a memória. O trabalho acreditou no tripé cultura/educação/pesquisa. A sede de hoje é a fonte de amanhã. A metodologia de pesquisa utilizada foi prioritariamente a história oral (a entrevista), porque como dizem os povos indígenas e os africanos: "os mais velhos são as nossas bibliotecas. Nós escrevemos, mas os mais velhos é que têm a sabedoria". O show de lançamento do CD irá mostrar a beleza do trabalho do cantador e compositor Tau Brasil, legítimo representante da cultura do Vale do Mucuri.

Com os arranjos de Airton Prates, Sérgio Moreira e do violeiro Bilora, “Nas trilhas do Mucuri” é um tributo à música produzida na região, como folias, batuques, xotes, baiões e canções dos festivais regionais dos anos 70 e 80. É uma contribuição definitiva para a verdade da afirmação de João Guimarães Rosa de que “Minas são várias”.

Tau Brasil

Cantor e compositor, natural de Fronteira dos Vales/Vale do Mucuri. Neto de repentista, sua música nos oferece imagens e melodias da vida simples do interior, de um Brasil puro e verdadeiro. O artista tem influências de tradições e lendas do norte e nordeste mineiro, especialmente dos vales do Mucuri e Jequitinhonha, regiões mineiras de reconhecida riqueza em cultura popular.

Em sua trajetória artística, foi premiado em 16 festivais brasileiros da canção. Fez apresentações na Rede Minas e TV Alterosa (Arrumação), EPTV/ Ribeirão Preto (Caminhos da Roça), TV Gazeta, Vitória/ES (Jogo Aberto) e SIC/Portugal (Etnias), TV Cultura/SP (Sr. Brasil), entre outros programas. Faz questão de cantar suas raízes, mas reconhece e agradece pela inspiração dos mestres de sua Elomar Figueira, Luiz Gonzaga, Alceu Valença e Rubinho do Vale.

De janeiro de 2004 a setembro de 2005 residiu em Portugal e fez shows em feiras, museus, projetos culturais e casas de espetáculos. De volta ao Brasil, estreou o espetáculo “Clariô – Tau Brasil canta Elomar”, interpretando 12 canções do mítico repertório do compositor baiano Elomar Figueira Mello, com direção musical e arranjos do multi-instrumentista André Siqueira, com direção cênica do famoso teatrólogo João das Neves.

Vale do Mucuri - Cultura

O modo como se deu a formação do seu povo fez do Vale do Mucuri um celeiro cultural bastante diversificado. A mistura do povo do norte do estado, oriundo majoritariamente da Bahia, como índios e europeus, é o que permite a variedade de manifestações. O artesanato, a literatura, a música, o folclore e a tradição transitam entre o rústico e o erudito como se fossem uma coisa só.

A peça indígena feita de cipó convive com o artesanato em pedra e metal. Em meio aos recursos disponíveis da medicina moderna ainda há lugar a parteira e a rezadeira. Grupos de reisado e batuque fazem a fé e a festa nos rincões do Vale. Nos mais simples lugares a viola caipira ainda reina soberana.

SERVIÇO:

Evento: Show “Nas Trilhas do Mucuri”, de Tau Brasil

Data: 16 de Dezembro de 2013

Hora: 20h:30min

Local: Clube Carlos Chagas

Ingressos: 20,00

Informações: Cibelle Viana (33) 36242120

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente