Nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, aconteceu a etapa do Festicanto de músicas inéditas no Anfiteatro da Praça Tiradentes. O evento foi realizado por meio da Casa de Cultura da Prefeitura Municipal de Teófilo Otoni.
O FestiCanto, nesta modalidade de canções inéditas, tem por finalidade mobilizar, criar espaços e apoiar a produção musical, artística e cultural sintonizando com criatividade, preservação e desenvolvimento. Uma comissão de curadoria composta por membros de notório conhecimento musical selecionou vinte e quatro das quarenta e seis composições inéditas inscritas considerando os seguintes quesitos: melodia, harmonia, ritmo, letra, afinação, interpretação e criatividade em arranjo.
As vinte e quatro músicas selecionadas foram apresentadas na eliminatória do dia trinta de novembro de onde saíram as doze músicas que disputaram a final no dia primeiro de dezembro. A classificação das músicas e a atribuição de prêmios ficaram a cargo do Júri, composto por membros escolhidos pela Comissão Organizadora do Festival e Casa de Cultura. Uma atração a parte neste grande evento cultural, foi a presença do poeta, declamador popular, compositor e escritor Luiz Gonzaga Medeiros como apresentador do FestiCanto - Inéditas. Gonzaga Medeiros, como é popularmente conhecido, nasceu em Fronteira dos Vales e participa ativamente dos movimentos culturais de Minas desde a década de 70 tendo uma larga experiência na apresentação de festivais e outros eventos culturais. Gonzaga cativou a todos com seu jeito simples e espontâneo de falar com a platéia, incentivar os artistas e declamar poesias.
Os premiados foram:
1º Lugar: Um Só Coração de Pedro Hoisel de Ilhéus, levou o prêmio no valor de dois mil reais. 2º Lugar: Manhã Serena de Diorgem Júnior de Governador Valadares, que foi premiado com um cheque no valor de mil e quinhentos reais. 3° Lugar: Certeza de Vinícius Medina de Teófilo Otoni, premiado com mil reais. Melhor Arranjo: Amor Não Fugaz de Rafael Cordeiro de Teófilo Otoni, prêmio de quinhentos reais. Melhor Interpretação: Enquanto Os Ratos Me Roem com Julimar Júnior de Teófilo Otoni, também premiado com quinhentos reais.
Após o festival o prefeito Getúlio Neiva e a diretora da Casa de Cultura, Rose Medeiros, organizadora do evento, não escondiam a satisfação com o sucesso de crítica e de público.O prefeito deixou claro que o Festicanto voltou para ficar e que no próximo ano a produção vai ser mais caprichada.
Fotos: Sérgio Guimarães – ASCOM/PMTO
Com informações da ASCOM da Prefeitura Municipal de Teófilo Otoni
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente