segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Cobertura: O que aprendemos com o Oscar 2012

Não gostamos do Oscar, mas gostamos da Revista OGRITO, então vai aí, o texto está legal!

Retirado da Revista OGRITO em 27/02/12 do endereço:

http://www.revistaogrito.com/page/blog/2012/02/27/oscar-2012-o-artista-sai-consagrado-hugo-vence-premios-tecnicos-e-caozinho-uggie-e-destaque-o-que-aprendemos-com-a-edicao-deste-ano/?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+revistaogrito+%28Revista+O+Grito%21%29

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SURPRESA ZERO

O Artista sai con­sa­grado, Hugo vence prê­mios téc­ni­cos e cão­zi­nho Uggie é des­ta­que: o que apren­de­mos com a edi­ção deste ano

Da Revista O Grito!

E o Oscar mais uma vez rendeu-se ao óbvio e não sur­pre­en­deu. O Artista ven­ceu como melhor filme, dire­ção (Michel Hazanavicius) e Jean Dujardin como melhor ator. Meryl Streep ganhou pela inter­pre­ta­ção de Margaret Thatcher, em A Dama de Ferro, Octavia Spencer como melhor atriz coad­ju­vante em Histórias Cruzadas e Woody Allen como rotei­rista de Meia-Noite em Paris. No meio disso tudo, a única sur­presa para que­brar a mono­to­nia foi a che­gada triun­fal do cão­zi­nho Uggie — que diziam estar bar­rado na festa.

No ano em que os filme home­na­ge­a­ram o sau­do­sismo do cinema, A Invenção de Hugo Cabret e O Artista foram con­sa­gra­dos, cada um com 5 esta­tu­e­tas. Com leve vitó­ria para o longa fran­cês, que levou as cate­go­rias nobres. Como fize­mos no Globo de Ouro, fize­mos uma cober­tura ~ ana­lí­tica ~ do que apren­de­mos com a edi­ção deste ano. Mas, antes, veja a lista dos ven­ce­do­res.

BILLY CRISTAL IGUAL PICOLÉ DE CHUCHU

A Academia pre­fe­riu não cor­rer ris­cos com apre­sen­ta­do­res tui­tei­ros e cha­pa­dos (James Franco) e cha­mou seu lugar-comum, Billy Cristal. Mas, deca­dente, o ator não cha­mou aten­ção nem quando fazia pia­das ruins. Saiu-se inex­pres­sivo, sem sal, um picolé de chu­chu. Talvez tenha sido esse o intuito, tirar a aten­ção do apre­sen­ta­dor e levar à festa em si. A única parte ins­pi­rada foi quando tro­lou o pre­si­dente da Academia de Artes e Ciências, dizendo que seu dis­curso ins­ti­tu­ci­o­nal foi “ele­tri­zante”. Igualmente cha­tas foram suas apa­ri­ções. Nem quando fazia pia­das com negros ame­ri­ca­nos con­se­guiu ser con­tro­verso. Ai, que falta faz um Ricky Gervais.

BRADLEY COOPER PROVOCA OVULAÇÕES

A Academia é sem­pre óbvia em cha­mar seus apre­sen­ta­do­res. Mas, acer­tou na esco­lha cer­teira de Bradley Cooper. O ator nunca con­se­guiu um papel rele­vante no cinema, mas anda batendo de mil a zero em sim­pa­tia e beleza que seus cole­gas con­sa­gra­dos — Tom Cruise, Tom Hanks, Sandra Bullock, todos em apa­ri­ções bem monó­to­nas. No Twitter, sem­pre que apa­re­cia, era uma grita! Outros apre­sen­ta­do­res que diver­ti­ram esta noite foram Cameron Diaz e Jennifer Lopez (os pei­tos quase pulando fora), o elenco de Missão Madrinha de Casamento e Emma Stone toda eufó­rica por apre­sen­tar o Oscar pela pri­meira vez.

HUGO É PERFEITO TECNICAMENTE — E SÓ

Os votan­tes da Academia devem ainda não ter enten­dido bem a pro­posta de A Invenção de Hugo Cabret. Acham que a pro­du­ção é bonita, bem feita, mas ainda um entre­te­ni­mento vol­tado para cri­an­ças, uma boa diver­são. Por isso, todos os prê­mios téc­ni­cos que rece­beu e nenhum nobre, nem mesmo o de dire­ção para Martin Scorsese, que era favo­rito. Hazanavicius, o homem que até então era conhe­cido ape­nas por seus fil­mes paró­dia de 007 tirou o Oscar de um dos nomes mais conhe­ci­dos e que­rido da indús­tria em Hollywood. Isso sim foi um feito grande, até mais do que toda a ousa­dia do filme mudo O Artista.

CHRISTOPHER PLUMMER SÓ É DOIS ANOS MAIS NOVO QUE O OSCAR — E OSCAR NIEMEYER JÁ TINHA 20 NA PRIMEIRA CERIMÔNIA

Foi bom ver Christopher Plummer ven­cer o Oscar de melhor ator coad­ju­vante pelo seu papel em Toda Forma de Amor (que foi direto para DVD no Brasil). O filme não é nada demais, mas a inter­pre­ta­ção do ator de um homem que assume a homos­se­xu­a­li­dade na velhice é bem tocante. Ele torna-se o homem mais velho a rece­ber a esta­tu­eta: 82 anos. Foi dele uma das melho­res fra­ses da noite: “Você é ape­nas 2 anos mais velha do que eu. Aonde esteve esse tempo todo”, disse olhando para o tro­féu. Ele só perde — como lem­brou o Twitter — para Niemeyer, que tinha já 20 anos na pri­meira cerimô­nia do prê­mio 84 anos atrás.

A GLOBO TE DESPREZA

A TV Globo deu um show de mal­dade com os ciné­fi­los sem TV a cabo ao exi­bir o Oscar com quase duas horas de atraso. Mais de cinco prê­mios já tinham sido entre­gues, entre eles o de melhor atriz coad­ju­vante quando ela come­çou a exi­bir. Tudo por­que não pode­ria dei­xar de exi­bir o Big Brother Brasil um único dia. O pior é que quando ini­ciou sua trans­mis­são, em nenhum momento fez ques­tão de atu­a­li­zar o espec­ta­dor, dizendo que a festa já tinha come­çado há tem­pos, os momen­tos mais impor­tan­tes e o por­que de sua deci­são em reta­lhar o evento. Com os direi­tos de trans­mis­são nas mãos, ela mais uma vez criou seu uni­verso para­lelo e ali­e­nou sua audi­ên­cia. O bônus: os comen­tá­rios de José Wilker, que disse que Meia-Noite Em Paris de Woody Allen tinha sido feito às pres­sas e momen­tos ins­pi­ra­dos como “fazer cinema é um des­lum­bra­mento, um sonho”.

CARLINHOS BROWN PERDEU O “NOSSO” OSCAR

Maior balu­arte de nossa baixa auto-estima, Carlinhos Brown não con­se­guiu tra­zer o Oscar de melhor can­ção por Rio. Venceu o favo­rito (menos pra gente), Muppets. E ele nem con­se­guiu a gló­ria de apa­re­cer na trans­mis­são do Oscar. Foi apa­re­cer somente de relance quando todos levan­ta­ram para aplau­dir Meryl Streep. Ali, no meio das gran­des estre­las, ele teve o seu momento. Foi triste.

BRAÇOS E PERNAS DE ANGELINA AINDA SEGUEM ASSUSTANDO

Se no Globo de Ouro, a hash­tag #bra­cos­de­an­ge­lina era prova do quanto as pes­soas esta­vam assus­ta­das com a magreza da atriz, neste Oscar, quem rou­bou a cena foi sua perna direita. Teve até direito a um Twitter: @AngiesRightLeg. A pre­sença de Angelina em todas as pre­mi­a­ções mos­tra o pres­tí­gio dela den­tro da indús­tria hollywo­o­di­ana, mesmo sem papeis recen­tes de des­ta­que. Aqui, ela ser­viu para pro­vo­car buzz em uma festa bem monó­tona. Tem até os 10 melho­res momen­tos de sua perna na cerimônia.

WOODY ALLEN SEGUE SAMBANDO

O dire­tor e escri­tor Woody Allen segue mos­trando que não está dando a mínima para que o que os votan­tes da Academia acham dele. Venceu o Oscar de melhor roteiro ori­gi­nal, mas claro, não deu-se ao tra­ba­lho de ir bus­car a estatueta.

IRÃ CONFIRMA FAVORITISMO

Primeiro filme ira­ni­ano a ven­cer o Oscar, a Separação encerra sua tem­po­rada de prê­mios com o prê­mio de melhor filme em lín­gua estran­geira (estava ainda indi­cado para roteiro ori­gi­nal). O dire­tor fez um dis­curso curto, mas con­tu­dente: “Dedico este prê­mio às pes­soas de meu país, pes­soas que res­pei­tam todas as cul­tu­ras e civi­li­za­ções”. Fez ainda crí­ti­cas à polí­tica no País.

JEAN DUJARDIN O MISTER SIMPATIA VENCE COM SEU SORRISO-ATENTADO

Sem falar nada, o fran­cês Dujardin des­ban­cou George Clooney, que era um dos favo­ri­tos ao prê­mio. Seu papel por O Artista quase não tem falas, mas ele chama aten­ção pela expres­são e, claro, por seu sor­riso. Agradeceu dizendo que “amava seu país”. E arre­ba­tou com “puta que pariu! Isso é muito louco”.

UGGIE FOI A MAIOR SURPRESA E CHAMOU ATENÇÃO MESMO APARECENDO POUCO

Bem ves­tido e todo ele­gante, o cão­zi­nho Uggie cha­mou aten­ção nas pou­cas vezes em que apa­re­ceu na tela. Primeiro foi em uma brin­ca­deira de Billy Cristal, que ten­tava adi­vi­nhar o que esta­vam pen­sando os artis­tas — e lá estava Uggie. Depois foi quando O Artista levou o prê­mio de melhor filme — ele de novo, ape­nas sendo fofo. Michel Hazanavicius che­gou a agradecê-lo quando rece­beu o Oscar de melhor dire­ção. Veterano, Uggie é um dos des­ta­ques de O Artista, e depois desse longa ganhou enfim, sua apo­sen­ta­do­ria. Que chave de ouro, essa!.

Veja a lista dos vencedores

Melhor Filme

O Artista

Melhor Atriz

Meryl Streep, por A Dama de Ferro

Melhor Ator

Jean Dujardin, por O Artista

Melhor Atriz Coadjuvante

Octavia Spencer, por Histórias Cruzadas

Ator Coadjuvante

Christopher Plummer, por Toda Forma de Amor

Melhor Diretor

Michel Hazanavicius, por O Artista

Melhor Edição

Millenium — Os Homens que não Amavam as Mulheres

Melhor Documentário

Undefeated

Melhor Documentário em Curta-Metragem

Saving Face

Melhor Animação

Rango

Melhor Trilha Sonora

O Artista

Melhor Canção Original

Man or Muppet, de Os Muppets (Bret McKenzie)

Melhor Roteiro Original

Meia-noite em Paris

Melhor Roteiro Adaptado

Os Descendentes

Melhor Som

A Invenção de Hugo Cabret

Melhor Edição de Som

A Invenção de Hugo Cabret

Melhores Efeitos Visuais

A Invenção de Hugo Cabret

Melhor Curta-Metragem de Animação

The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore

Melhor Curta-Metragem

The Shore

Melhor Filme Estrangeiro

A Separação

Melhor Maquiagem

A Dama de Ferro

Melhor Figurino

O Artista

Melhor Direção de Arte

A Invenção de Hugo Cabret

Melhor Fotografia

A Invenção de Hugo Cabret

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