terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Vale-Cultura

Retidado do site do MinC em 19/02/13 do endereço:

http://www.cultura.gov.br/site/2013/02/18/vale-cultura-16/

Ministra apresenta Vale-Cultura para mais de 150 sindicatos patronais representados pela Fecomercio

A Ministra da Cultura, Marta Suplicy, apresentou, em São Paulo, na tarde desta segunda-feira (18), o Vale-Cultura para representantes dos mais de 150 sindicatos patronais representados pela Fecomercio.

“Acredito que o benefício será muito grande em termos culturais. É a primeira vez que estamos tendo uma injeção de recursos deste tipo para a classe trabalhadora poder ter cultura  a sua escolha”, afirmou a Ministra Marta Suplicy em entrevista aos jornalistas.

Para Marta, o Vale-Cultura vai fomentar o mercado cultural na medida em que possibilitará a milhões de brasileiros o acesso à Cultura. Segundo levantamento realizado pelo Governo Federal, 18,8 milhões de trabalhadores podem receber o benefício, gerando uma injeção de R$ 11,3 bilhões na cadeia produtiva da Cultura.

Segundo a ministra, a previsão de o Vale estar em vigor é entre junho e julho deste ano. No momento, o programa passa por sua regulamentação, até o final de fevereiro, e em seguida, haverá a fase de implementação.

Marta também informou que o benefício será acumulativo, podendo a sobra ser utilizada nos meses seguintes. Assim permitirá que o trabalhador planeje seu uso e tenha a oportunidade de usufruir de eventos culturais de valores mais altos.

O Vale-Cultura

Pela proposta, o trabalhador receberá um valor mensal de R$ 50. O beneficio será cumulativo e a sobra poderá ser utilizada nos meses seguintes. A prioridade será dada aos trabalhadores que recebem até cinco salários mínimos mensais. Pode aderir ao Vale-Cultura qualquer empresa registrada que tenha trabalhadores com carteira assinada.

A regulamentação do Vale-Cultura irá detalhar as regras para a utilização deste benefício. As informações serão divulgadas através de Portarias do Minc, no Diário Oficial da União.

(Texto: Rodrigo Cipriano, Ascom/MinC)
(Fotos: Luiz Carlos Murauskas, Ascom/MinC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente