sábado, 23 de abril de 2011

Sessão inaugural do Cineclube (ainda sem nome)

Anteontem (21) foi a estreia de nosso Cineclube (ainda sem nome).

Pois é, há tempos discutíamos, elucubrávamos e nada. Faltava sempre alguma coisa...

Finalmente há cerca de duas ou três semanas, discutindo com os amigos Sérgio Abdulah e Rose Medeiros, surgiu a oportunidade na Estação Doce Maria, empreendimento dos dois. A casa optou por oferecer programação cultural à nossa cidade.

Nesta semana, finalmente fechamos os últimos detalhes, ou quase (risos). Mas às 15h:23min, Rose nos telefona e fechamos! O detalhe é que a sessão inaugural seria às 19h:30min do mesmo dia de Tiradentes, o 21 de abril.

O filme, já escolhido fora O Gabinete do Dr. Caligari (1920), clássico do Terror, do Expressionismo Alemão e do Cinema Mundial. Se quiser mais informações sobre este filme, clique aqui.

A estrutura de nosso cineclube é bastante simples, uma vez que pretendemos a formação de público, e como nos disse Jhonny Ribeiro, formarmos “teocinefilotônios”. Fizemos uma breve conversa antes do início, a partir da sinopse e do texto do Gian Danton sobre o filme, qual nos pareceu bastante pertinente.

Depois da exibição, tivemos uma conversa sobre as impressões e votamos a próxima exibição: Nosferatu uma sinfonia do horror, outro marco do cinema, do Expressionismo Alemão e do terror, o primeiro filme sobre vampiros, inspirada na obra de Bram Stocker (1897).

Nosso clube nasce com 15 cadeiras, 9 já cativas. Conversávamos na quarta-feira sobre uma esta proposta em Teófilo Otoni, qual atualmente é agitada por algumas iniciativas, como há muito não se via, e a discussão circulava no número de lugares, de cadeiras. Foi dito que teríamos 30 pessoas, nós, já escaldados ficamos obedientes com a linguiça nos vigiando... pois não arriscamos par ver se era ou não outra cobra...

Tivemos lotação de mais de 50% das cadeiras ofertadas, um sucesso em meio ao feriado inconfidente, semana santa, atmosfera de sertanejos, pagodes e axés universitários, proximidade com as praias e outras às vezes não tão gostosas delícias.

Com salvaram-se todos, agradecemos aos que prestigiaram nossa saborosa noite, encerramos agradecendo também a parceria da Estação Doce Maria com a Mucury Cultural, o apoio e o acolhimento duma iniciativa tão cara à efervescência cultural que buscamos no nosso Mucuri! A primeira de muitas que virão!

Aproveitem as fotos aí e se estiverem afim de conferir a próxima sessão, que será no dia 6 de maio, confirmem por email: mucurycultural@gmail.com, pelo tel 33-8886-4097 ou pelo facebook. Lembrando que são só 15 cadeiras!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente