quarta-feira, 7 de março de 2012

Programa Ocupação expõe o universo do cartunista Angeli

Retirado do site do Itaú Cultural em 07/03/12 do endereço:

http://www.itaucultural.org.br/index.cfm?cd_pagina=2841&cd_materia=1852

Ocupação Angeli

sexta, 16 de março a domingo, 29 de abril

terça a sexta 9h às 20h

sábado domingo feriado 11h às 20h

[indicado para todas as idades, exceto a sala com conteúdo impróprio, indicada para maiores de 16 anos]

entrada franca

Itaú Cultural | Avenida Paulista 149 – Paraíso – São Paulo SP [próximo à Estação Brigadeiro do Metrô]

informações: 11 2168 1777 | youtube.com/itaucultural | twitter.com/itaucultural | facebook.com/itaucultural |atendimento@itaucultural.org.br

A exposição mostra os vários Angelis, em preto e branco e em cores, em crise ou não

O programa Ocupação chega à sua 12ª edição desnudando o universo do cartunista Angeli. A mostra, em cartaz no Itaú Cultural de 16 de março a 29 de abril, apresenta 880 obras assinadas pelo artista, sendo 80 originais, e cerca de 20 fotos de arquivo pessoal, incluindo retratos de infância e adolescência.

A Ocupação tem por característica destacar elementos do processo criativo de artistas considerados ícones em sua área de expressão. Nesta edição, com curadoria da arquiteta e designer gráfica Carolina Guaycuru, parte do ambiente de trabalho do cartunista é recriado no espaço expositivo, projetado pela cenógrafa e também arquiteta Patrícia Rabbat.

Com uma produção múltipla e significativa, o cartunista é conhecido por ironizar a vida cotidiana da metrópole, seja ao criar personagens controversos em tirinhas, seja ao emprestar seu humor ácido a charges políticas, ao editar a já extinta revista Chiclete com Banana ou ao se autocriticar numa série de caricaturas na qual é personagem de si mesmo.

Entre as curiosidades da Ocupação Angeli, destaque para a exibição de dois sets restaurados das filmagens de Dossiê Rê Bordosa, curta dirigido por Cesar Cabral com bonecos animados. Um vídeo especialmente produzido para a exposição traz uma entrevista na qual o artista conta fatos marcantes de sua trajetória entre 1970 e 2000, relacionados à música, expressão fundamental em sua obra. Quem assina esse trabalho é o produtor musical, sonoplasta e artista gráfico Pedro Angeli, seu filho.

No dia da abertura da mostra, entra no ar um hotsite especial para a Ocupação Angeli, com parte do material da exposição e conteúdo exclusivo. No endereço atual, você pode visitar as edições anteriores, dedicadas a artistas como Cildo Meireles, Haroldo de Campos, Zé Celso, Nelson Leirner, entre outros.

Confira o verbete de Angeli na Enciclopédia de Artes Visuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente