Retirado do site do MinC em 11/06/12 do endereço:
http://www.cultura.gov.br/site/2012/06/07/reuniao-de-ministros-da-cultura-do-mercosul-2/
Secretário-executivo Vitor Ortiz representa o Brasil no encontro de ministros do MERCOSUL
Brasília – O secretário-executivo do Ministério da Cultura (MinC), Vitor Ortiz, participou na quarta-feira (6) da 34ª Reunião de Ministros do Mercosul Cultural, na qual a presidência Pro Tempore do MERCOSUL Cultural foi repassada pela Argentina ao Brasil.
O encontro ocorreu em Buenos Aires, na Argentina, e teve a presença do secretário de Cultura da Argentina, Jorge Coscia; do ministro da Cultura do Paraguai, Ticio Escobar; do ministro da Educação e da Cultura do Uruguai, Ricardo Ehrlich; e de representantes dos organismos de Cultura do Chile, Peru e Venezuela.
O Brasil assume a presidência Pro Tempore (PPT) do MERCOSUL no segundo semestre deste ano e o MinC será responsável por realizar as reuniões do bloco no âmbito da cultura.
Na reunião de ministros decidiu-se pela consolidação da Secretaria do Mercosul Cultural, a ser instalada em Buenos Aires, e pela criação de três coordenadorias.
A coordenadoria de Diversidade Cultural ficará sob a responsabilidade do Paraguai e proporcionará troca de experiências a partir de programas culturais desenvolvidos pelos países. Os programas Usinas Culturais e o Cultura Viva – também executado no Paraguai e na Argentina fazem parte da coordenadoria.
Sob a responsabilidade do Uruguai ficará a coordenadoria de Patrimônio. De acordo com Vitor Ortiz, essa área desenvolverá ações conjuntas de reconhecimento, proteção e preservação de bens materiais e imateriais comuns aos países, com a ideia de criar uma espécie de tombamento regional.
A terceira coordenadoria tratará da Economia Criativa e Indústrias Culturais tendo o Brasil como responsável. O país se destaca na liderança no setor, tendo implementado na estrutura do MinC a secretaria de Economia Criativa.
Também foi debatida a consolidação de um Fundo Cultural do Mercosul, que terá recursos de todos os países para financiar projetos de instituições voltados ao MERCOSUL.
Cultura e sustentabilidade será o tema dos trabalhos desenvolvidos pelo MinC durante a presidência Pro Tempore do MERCOSUL. “É preciso chamar atenção da sociedade e dos governos para fortalecermos as políticas culturais objetivando o desenvolvimento sustentável, tanto na conscientização, inclusão da cultura, acesso ao conhecimento e liberdade de expressão das mais diversas comunidades”, salientou Vitor Ortiz.
O tema também será levado pelo MinC à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – Rio+20.
(Texto: Lara Aliano, Ascom/MinC)
(Foto: Divulgação Ministério da Cultura da Argentina)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente