Retirado do Cultura e Mercado em 18/06/12 do endereço:
Da Redação
Foi publicado na última semana decreto assinado pela presidenta Dilma Rousseff que cria a nova estrutura da Fundação Biblioteca Nacional. Entre as novidades, está a transferência da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) da estrutura interna do Ministério da Cultura para a FBN e a criação de dois novos órgãos: o Centro Internacional do Livro e o Centro de Pesquisa e Editoração.
Com a publicação, a FBN passa a ser a única área na pasta responsável pelas políticas setoriais e representante do MinC na gestão do Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL). O decreto também trouxe a nova denominação da Biblioteca Demonstrativa de Brasília, que passa a ser chamar Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles, em homenagem à bibliotecária e ex-diretora, que morreu no início do ano.
O Centro de Pesquisa e Editoração aumentará, em 2012, o número de bolsas de pesquisa e a publicação de livros a partir do acervo da Biblioteca Nacional. Já o Centro Internacional do Livro terá a incumbência de fortalecer as ações de internacionalização do livro e da literatura brasileira.
A nova DLLLB será composta por três coordenações gerais: Leitura, Economia do Livro e Sistema Nacional de Bibliotecas. A equipe – que não chegava a uma dezena de funcionários – também foi reforçada e, entre servidores e terceirizados, passa a contar com um efetivo de 150 pessoas, incluindo os funcionários das duas bibliotecas de referência.
A nova estrutura da DLLLB e o Centro Internacional do Livro vão funcionar no histórico Edifício Capanema, no Rio de Janeiro. Uma parte da diretoria e a equipe do PNLL continuarão operando em Brasília.
*Com informações da FBN
Share on orkutShare on twitterShare on facebookShare on emailMore Sharing Services
Redação http://www.culturaemercado.com.br
Para mais artigos deste autor clique aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente