quarta-feira, 20 de junho de 2012

Seminário Culturas Indígenas acontece hoje

Retirado do site do MinC em 20/06/12 do endereço:

http://www.cultura.gov.br/site/2012/06/19/seminario-culturas-indigenas-acontece-amanha/

Representantes do MinC estiveram em acampamentos indígenas divulgando o evento

Rio de Janeiro – Representantes do Ministério da Cultura (MinC) estiveram no acampamento Kari-Oca para convidar grupos indígenas para o Seminário sobre Culturas Indígenas, que ocorre hoje (20) e quinta-feira (21), das 9h30 às 17h30, no Galpão da Cidadania, espaço da Cultura na Rio+20.

O coordenador geral de Cultura e Cidadania da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural (SCDC), Pedro Domingues, explicou que “desde agosto de 2011 o MinC iniciou articulação com entidades indígenas para apoiar a realização da Kari-Oca e do acampamento Terra Livre; uma negociação conjunta do governo nesse período”.

Ele disse, também, que “o Ministério trabalha para que as representações indígenas estejam em diálogo com o órgão. O colegiado de Culturas Indígenas participa da elaboração de projetos e programas sobre a valorização, o resgate e, principalmente, a divulgação das culturas indígenas no Brasil”.

Sobre o Plano Nacional de Culturas Indígenas, a consultora do MinC, Luciane Ouriques, explicou que o plano é uma política pública voltada para o fortalecimento, a manutenção e atualização das culturas indígenas. “Foi construído durante cinco anos em discussão com tribos de diferentes regiões do país”.

O historiador Maurício Fonseca discorreu sobre o prêmio Culturas Indígenas, criado a partir de uma proposta construída com os índios e o Ministério.

Cristine Taquá, membro da aldeia ribeirão Silveira, do litoral norte de São Paulo, disse que os índios estão finalizando a Carta do Kari-Oca, que delimita as prioridades indígenas. “O documento será enviado para a ONU. Ainda há muito o que se fazer”.

A porta-voz do MinC junto aos indígenas, Graciliana Wakanã, explicou que a inscrição para a renovação do Conselho Nacional de Cultura acontece até o dia 24 de junho. “Gostaria de convidar a todos os presentes, o representante das aldeias para, unidos, termos mais representação no conselho”.

A Aldeia Kari-Oca é o mesmo espaço que abrigou os povos indígenas da América Latina durante a Rio 92.

A mesma ação foi desenvolvida ontem (19) no acampamento Terra Livre, outro espaço destinado ao abrigo dos índios. No próximo dia 21 haverá o lançamento do prêmio de Culturas indígenas no Galpão da Cidadania.

Veja, abaixo, imagens do acampamento Kari-Oca.

(Texto: Ascom/MinC)

(Fotos: Luciana Avellar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente