quarta-feira, 15 de agosto de 2012

MinC lança piloto de sistema nacional de indicadores culturais

Retirado do Cultura e Mercado em 15/08/12 do endereço:

http://www.culturaemercado.com.br/politica/minc-lanca-piloto-de-sistema-nacional-de-indicadores-culturais/

Da Redação

O projeto piloto do Sistema Nacional de Informação e Indicadores Culturais do Ministério da Cultura (SNIIC) foi lançado em Florianópolis no início deste mês, durante o encerramento do II Seminário de Planos Estaduais de Cultura. O sistema é uma base de dados nacional unificada, que trará o mapeamento de produtores culturais, grupos, pesquisadores e artistas em suas diferentes habilidades e expressões artísticas.

Segundo Evaristo Nunes, coordenador geral de Monitoramento de Informações Culturais do MinC e responsável pela finalização do sistema, o SNIIC deve entrar em funcionamento ainda este mês. Embora deva ser alimentado pelo próprio usuário, em regime de rede colaborativa, o sistema irá iniciar suas operações com o cadastro de 70 mil usuários registrados pelo MinC  no sistema de acompanhamento da Lei Rouanet e do Fundo Nacional de Cultura.

O SNIIC deve disponibilizar para consulta informações sobre a cultura brasileira dentro e fora do país, com o intuito de subsidiar pesquisas sobre sua penetração no exterior. Os indicadores deverão ser usados pelos governos estaduais e municipais para estabelecerem suas metas e diretrizes dentro dos planos de cultura.

Com a consolidação do projeto, será possível gerar pesquisa a partir do cruzamento comparativo dos indicadores culturais com outras bases de dados, como o Siape, o Salic (Sistemas de Apoio às Leis de Incentivo), para obter dados sobre financiamento cultural.

A ideia é que em pouco tempo o SNIIC possa expandir-se a ponto de se tornar uma plataforma de serviços para que artistas e pesquisadores encontrem seus pares ou saibam, por exemplo, quais as pesquisas mais abordadas em sua área. Produtores poderão localizar outros produtores e a sociedade poderá encontrar espaços para consumir bens culturais.

Para saber mais, acesse a página do SNIIC.

*Com informações do site da Universidade Federal de Santa Catarina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente