quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Centro de Arte Popular – Cemig (CAP)

Retirado do site da SeC-MG em 15/08/12 do endereço:

http://www.cultura.mg.gov.br/museus-de-minas-gerais/centro-de-arte-popular

APRESENTAÇÃO

O antigo Hospital São Tarcísio, na Rua Gonçalves Dias, foi transformado no Centro de Arte Popular - Cemig, inaugurado no dia 19 de março de 2012. Com projeto dos arquitetos Janete Costa e Acácio Gil Borsoi, o novo equipamento cultural, que está sob a administração da Superintendência de Museus e Artes Visuais, integra o Circuito Cultural da Praça da Liberdade.

O Centro é um espaço dinâmico, capaz de refletir a riqueza e a diversidade cultural de Minas Gerais, de dinamizar a produção, o consumo e a fruição culturais e de atuar como poderoso fator de inclusão social, na geração de empregos e de renda.

Espaço privilegiado de divulgação e apreciação do trabalho dos artistas populares de Minas e do Brasil, o Centro oferece a seus visitantes a oportunidade de conhecer nossa arte de raiz, participando, compartilhando e visualizando ativamente as diferentes artes produzidas no país.

O projeto museológico do Centro de Arte Popular - Cemig foi elaborado para conduzir o visitante ao mundo do imaginário do artista que, através de sua arte, nos leva às suas origens, culturas, histórias, crenças, religiões, lendas, verdades, fazeres e práticas de um povo que traz nas mãos a tradução de um sincretismo cultural próprio e característico do povo brasileiro.

Histórico do prédio

A edificação principal, projetada inicialmente para uso residencial pelo arquiteto Luiz Signorelli, segue as características do ecletismo. Aprovado em 1928, o projeto recebeu mais tarde, em 1946, acréscimo de um terceiro pavimento e, posteriormente, foi implantado um anexo, já com influência modernista. As áreas construídas somam aproximadamente 1.500m² e seus espaços são possíveis de sofrer adequação ao novo uso proposto.

Não há tombamento em qualquer instância de governo, mas por se localizar no entorno da Praça da Liberdade, deve seguir diretrizes altimétricas definidas pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município de Belo Horizonte, que solicitou o tombamento da edificação em nível municipal.

ARQUITETURA E MUSEOGRAFIA

Arquitetura

Nome de destaque na valorização da Arte Popular Brasileira, a arquiteta responsável pelo projeto do Centro de Arte Popular - Cemig, Janete Ferreira da Costa nasceu em Garanhuns (PE), em 1932 e faleceu em novembro de 2008. Janete cursou a Faculdade Nacional de Arquitetura pela Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro, e a de Planejamento de Interiores, no Instituto Joaquim Nabuco, em Recife (PE).

Responsável por centenas de projetos de arquitetura de interiores e ambientação de residências, prédios públicos, escritórios de empresas e, sobretudo, de hotéis, Janete executou projetos em todo o Brasil e no exterior, usando como complemento obras de artistas brasileiros.

Seu trabalho tem como características, além da linguagem contemporânea e do profundo conhecimento dos materiais e da sua adequação e coerência com os ambientes criados, a valorização da Arte Popular Brasileira e a criação de design exclusivo e personalizado para os projetos.

O escritório responsável pelo projeto do Centro de Arte Popular -Cemig é o Borsoi Arquitetura Ltda., sendo que também participaram do projeto os arquitetos Acácio Gil Borsoi, falecido em 4 de novembro de 2009, Rosa Aroucha e Marcelo Neves.

Museografia

A museografia do Centro de Arte Popular - Cemig teve como finalidade valorizar e deixar claro ao visitante as referências materiais e não-materiais que definem a identidade de diferentes grupos humanos – artistas e artesãos – no tempo e no espaço.

Assim, o novo espaço cultural deu ao artista popular a oportunidade de mostrar sua arte em um espaço próprio, onde as obras estão sendo exibidas museograficamente. Com curadoria criteriosa e ampla, as obras foram selecionadas com rigor e destaque aos grandes artistas mineiros vivos ou mortos.

O projeto de museografia e a curadoria são de Eliane Guglielme e Mário Santos. O projeto luminotécnico é de Mário Santos e o de ambientação é de Carmem Roberta Gil Borsoi e Mário Santos.

 O ESPAÇO

Tecnologia

Preparado tanto para abrigar exposições de longa duração quanto temporárias, o Centro de Arte Popular - Cemig conta com moderno aparato tecnológico.

Mídias, som e imagem tornam as exposições mais dinâmicas, contemporâneas e interativas, e ajudam na contextualização dos temas, mostrando ao visitante uma dimensão mais ampla e profunda do histórico cultural de cada região. Assim, as músicas regionais, entrevistas e imagens locais das comunidades são complementos expositivos e interativos com referências às obras expostas, suas origens, seus autores, entre outras informações.

A cenografia geral do Centro de Arte Popular - Cemig inclui projeções de imagens, sound tube, mapa interativo no chão,backlights, totem com computador touch screen, fotografias nas paredes, TVs LCD, entre outros equipamentos.

Diversos ambientes

Nos 1° e 2° andares, estão duas salas de arte popular mineira, com esculturas e obras organizadas por materiais, temas e cronologia. Dessa forma, há espaços distintos para: esculturas em madeira e em cerâmica; telas; teares; instrumentos musicais; sala multimídia, e um espaço que destacará os principais celeiros de arte popular de Minas Gerais, como por exemplo, o Vale do Jequitinhonha.

O Centro conta ainda com sala multiuso e auditório para realização de seminários, conferências, palestras, laboratórios de arte, workshops, cursos de atualização cultural, entre outros, além de um espaço multidisciplinar para realização de atividades cujo objetivo principal é informar, formar e dotar o museu de uma dinâmica cultural.

Na área externa, há um jardim para o café com mesas e comercialização de produtos alimentícios locais.

Exposição Temporária e de Longa Duração

O acervo total do Centro de Arte Popular Cemig tem cerca de 800 peças, grande parte delas pertencente ao Estado, mas também oriundas de empréstimo, através de comodato, de acervo de colecionadores privados e de outras instituições museais.

A exposição de longa duração apresenta ao público cerca de 360 peças, que retratam as diferentes expressões de arte criadas pelo homem, ao longo do tempo, em todo o Estado de Minas Gerais. Isso inclui desdeas manifestações dos primeiros habitantes da região, com as pinturas rupestres, até os grafismos urbanos contemporâneos.

Para demonstrar a diversidade da produção de arte popular do Estado, a mostra traz obras de várias regiões de Minas Gerais, como o Vale do Jequitinhonha, Araxá, São João Del Rey, Ouro Preto, Belo Horizonte, Cachoeira do Brumado, Divinópolis, Prados e Sabará. Há fotos, vídeos, esculturas em madeira, cerâmica, instalações, peças de festas religiosas, ex-votos pintados, oratórios, santos e pinturas populares de artistas como Noemisa, GTO, Artur Pereira, Maria Lira Marques, Dona Isabel, Dirléia Neves Peixoto, Ulisses Pereira, Lorenzatto e Dona Tonica, além de outros anônimos.

Primeira exposição temporária

A mostra "Atos de fé" exibe ao público, pela primeira vez, um recorte da coleção de 3.000 peças da colecionadora tiradentina Maria Zahle Penna, composta por oratórios, santos e ex-votos dos séculos XVII, XVIII e XIX. Dentre as 45 obras que compõem o conjunto, há uma raridade, que é um oratório de origem africana, do século XVIII produzido por escravos e com peças feitas pelo Mestre Borboleta.

 

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