Retirado do site da Funarte em 23/08/12 do endereço:
http://www.funarte.gov.br/artes-visuais/deslocamento-friccao-ocupa-mezanino-do-palacio-capanema/
No projeto, atividades do Galpão da Pós em Artes Visuais da UFRJ se instalam no local
A visitação é gratuita
Nesta quinta-feira, 23 de agosto, no mezanino do Palácio Gustavo Capanema, Centro do Rio, será aberto o projeto Deslocamento F(r)icção: Galpão Capanema. O trabalho foi contemplado com o Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2012 – Projéteis Funarte de Artes Visuais Rio de Janeiro, que promove a ocupação do espaço de exposições da Instituição, no Rio. Criado por alunos e professores do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da UFRJ, o projeto propõe o deslocamento do Galpão do Programa e de suas atividades de exposição. Abertas à visitação gratuita, das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira, as instalações ocupam o local até o dia 21 de setembro.
Próximo à Reitoria, à Escola de Belas Artes e à Faculdade de Arquitetura da UFRJ – na ilha do Fundão, o “Galpão da Pós”, como é chamado por todos, é usado para abrigar as atividades curriculares da Linha de Pesquisa de Linguagens Visuais do programa.
“Deslocamento F(r)icção: Galpão Capanema” é um evento voltado para as práticas artísticas como processos criativos. Segundo os organizadores, seu objetivo é ampliar e potencializar a experiência da arte, considerando tão importantes quanto a obra final o processo de elaboração e seus resíduos materiais. Os trabalhos do projeto estarão em constante diálogo com as questões ligadas à universidade, já que também é um programa de pós-graduação, desenvolvido lá. Esta relação com a academia busca desenvolver ideias e um dos conceitos do projeto é que o campo da arte e da cultura é composto por diversos subconjuntos, sendo a instituição acadêmica um deles. Outra ideia é que os espaços institucionais podem abrigar crítica e criatividade, mas também é preciso colocar em questão práticas sociais já estabelecidas.
O grupo de artistas reunido no projeto, apresentado como um “organismo/múltiplo”, pretende dar ampla visibilidade a essas propostas, expondo as etapas anteriores às obras finais, e permitindo que o público delas participe. Cada artista vai mostrar seu processo, seja em estágio de experimentação da forma, seja no processo intelectual de pesquisa de imagens, referências e conceitos. “Nosso desejo é transformar o Palácio Capanema em um espaço que revela seu funcionamento, trazendo à superfície muito daquilo que está na base da formação do artista: seu ateliê e seu pensamento, a especificidade de sua criação”, diz a equipe de produção.
Estão previstas na proposta várias atividades, como as aulas oferecidas no semestre letivo pelos professores do programa (Cezar Bartholomeu, Felipe Scovino, Livia Flores, Milton Machado, Paulo Venâncio, Simone Michelin e Tadeu Capistrano); oficinas ministradas por alunos; defesas de dissertações e teses; seminários de pesquisas em andamento; palestras de participantes convidados como Karl Erik, Vera Terra e Paulo Cesar Duque Estrada; e ateliê aberto (os artistas vão trabalhar nele diante do público).
“Deslocamento F(r)icção: Galpão Capanema”
De 23 de agosto a 21 de setembro
Projeto e Produção: alunos e professores do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
Escola de Belas Artes (EBA) / Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Projeto contemplado com o Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2012 – Projéteis Funarte de Artes Visuais Rio de Janeiro
Palácio Gustavo Capanema – Mezanino
Endereço: Rua da Imprensa, 16
Centro – Rio de Janeiro – RJ
Entrada gratuita
Acesse a página http://deslocamentofriccao.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente