segunda-feira, 23 de abril de 2012

Oficinas para o FESTTO 2012

                    
Oficina: A Arte de Brincar
Oficineiro: Bruno Godinho (Grupo Yepocá-BH/MG)
Dias: 08 a 10 de junho
Horários: 08h:10min à 11h:50min
 
Conteúdo:
Será um contato com a linguagem teatral, visando que os alunos envolvidos trabalhem e melhorem aspectos de suas vidas junto ao seu grupo social, familiar e artístico. Com ênfase no estudo e jogo do palhaço. Para os profissionais já ligados às artes cênicas, será uma oficina extremamente interessante pela abordagem e jogos aplicados.
Sobre o Oficineiro
Ator, diretor, dramaturgo e produtor cultural, iniciou oficialmente sua carreira em 1992, mas segundo  registros históricos, desde os anos 80,  já exercitava informalmente a profissão na escola primária em sua pequena cidade, em Minas Gerais.
Fundador da Yepocá – Cia De Teatro (que atualmente, e orgulhosamente, é o mais conceituado e conhecido grupo teatral, na rua da sua sede, é claro) e que, desde 2000, vem exercitando, aprimorando e buscando na linguagem do palhaço, do teatro de bonecos e das formas animadas, uma forma de interagir, comunicar, melhorar e se fazer entender com o mundo.
Participou de diversas produções teatrais em Minas Gerais e Portugal, alguns comerciais, séries televisivas de bonecos, curtas de cinema e coordenação de eventos e projetos culturais, tendo contato em cursos com os integrantes e profissionais ligados ao Grupo Galpão, Real Fantasia e Teatro Andante.
Participou ainda de oficinas com Fabrice Thibaut, Olivier Benoit, Shawn Kinley, Márcio Libar, Ângela de Castro, Chico Pelúcio, Marcelo Bones, Ádega Olmos, entre outros.

Oficina: Construção de instrumentos percussivos
Oficineiro: Carlinhos Ferreira (BH/MG)
Dias: 07 e 08 de junho
Horários: 08h:10min à 11h:50min (07/06 e 08/06)
13h:30min às 17:30min (07/06)
 
Conteúdo:
A oficina tem o objetivo de inserir o participante no universo da percussão por meio do exercício de ouvir, olhar, fazer e sentir, se propõe a desenvolver um trabalho de desconstrução de preconceitos sobre o universo musical, desmistificando-o.
Sobre o Oficineiro
Promove oficinas e palestras sobre o fazer musical e a percussão. A base de seu trabalho é o conceito da "desconstrução" de ideias preconceituosas sobre o talento para a música. Trabalha com pessoas de qualquer idade e mostra que a música é uma linguagem universal e ao alcance de todos.


Oficina:
Ação física e ação cênica
Oficineiro: Enrico Fasella (Turim/Itália)
Dias: 08 a 10 de junho
Horários: 08h:10min à 11h:50min
Conteúdo:
No trágico ou no cômico o ator deve primeiro mostrar no sentido total, a fascinar o público, leva-lo a si mesmo em um ambiente que tem nada de  real. A verdadeira máquina teatral é  definida para a distância entre ator e plateia, palco, luzes, onde tudo não è natural.
Pretende-se através de exercícios físicos e estudo fonético do texto, chegar à representação da realidade teatral que com o método do Mejercho'ld leva o ator a uma total identificação com o personagem.
Sobre o Oficineiro:
Ator de cinema e teatro e diretor de teatro, professor de atuação no Lyceum Theatre," Teatro Nuovo" di Torino e professor responsável nos cursos de teatro profissional da Comunidade Europeia. Como ator, estrelou com as mais famosas companhias de teatro italianas e como diretor, dirigiu cerca de 100 apresentações com as principais companhias italianas. Atualmente é diretor da companhia " Torino Spettacoli".

Oficina: Expressão Corporal
Oficineiro:  Eurico Justino Belo Horizonte
Dias: 08 a 10 de junho
Horários: 08h:10min à 11h:50min
Sobre o Oficineiro:
Eurico Justino iniciou seus estudos em dança em 1980 com Carlos Leite e Joaquim Ribeiro do Carmo e logo ingressou no Studio Núcleo Artístico fazendo parte de seus grupos de Jazz nos anos 80. Em 1986 dançou no Ulhmer Tanz Theater da cidade de Ulhm – Alemanha e regressando ao Brasil decidiu se especializar em Sapateado Americano. Morou em New York por um ano tendo aulas na Woodpecker com Brenda Buffalino, Jane Goldberg, Charles Godertz.
No Brasil teve como professores, Kika Sampaio, Marchina, Lennie Dale, Steven Harper entre outros. Atualmente ministra aulas no 1º Ato Centro de Dança, Studio Núcleo Artístico além de trabalhar como coreógrafo para peças teatrais em BH e interior de minas e outros estados.  
Ministra também oficinas de sapateado em diversas escolas pelo Brasil.

Inscrições e outras informações:


Serão aceitos e considerados selecionados os 25 primeiros inscritos em cada oficina. O pagamento no valor de R$ 60,00 só deverá ser feito após comunicação oficial por parte da organização do FESTTO.
A ficha de inscrição está aqui.
deverá ser solicitada e encaminhada para o e-mail: festto2012@hotmail.com.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente