terça-feira, 3 de abril de 2012

Fecomércio/SP lança Índice de Criatividade das Cidades

Retirado do Cultura e Mercado em 03/04/12 do endereço:

http://www.culturaemercado.com.br/noticias/fecomerciosp-lanca-indice-de-criatividade-das-cidades/

Da Redação

O Distrito Federal é a unidade federativa brasileira que reúne mais condições de atrair e manter talentos criativos. Entre as cidades, São Paulo é a que lidera. Os dados são do Índice de Criatividade das Cidades, produzido pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) e apresentado na última quinta-feira (29/3).

O indicador tem como objetivo fornecer informações relevantes para a adoção de medidas públicas, focadas na criatividade, capazes de gerar avanços efetivos no nível de competitividade e na economia dos municípios.

Para chegar ao índice, foram considerados fatores econômicos, sociais e de potencial criativo das 50 maiores cidades do país ao longo de 2011, coletando dados e cruzando informações com números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

O presidente do Conselho de Criatividade e Inovação da FecomercioSP, Adolfo Melito, explicou que o potencial econômico das cidades analisadas foi o ponto de partida para a obtenção do índice, mas que as questões sociais e o nível de criatividade são complementares. “O poder econômico entra, principalmente, no investimento em educação. Tendo educação de qualidade, se consegue atrair talentos e, com isso, se atrai empresas para se instalar nessa cidade. Automaticamente, tudo isso passa a se desenvolver melhor”, destaca.

O indicador evidencia que as cidades com melhores condições socioeconômicas têm maior potencial para atrair e reter talentos criativos. Por outro lado, algumas cidades com grande potencial criativo não estão aproveitando plenamente suas características para alavancar o desenvolvimento econômico ou gerar melhorias em qualidade de vida e benefícios para sociedade, como é o caso de Campinas. A 4ª melhor cidade no índice geral, alcançou a 1ª posição no geral criativo por sua política de educação e pela quantidade de empregos em setores criativos. Contudo, a cidade não oferece uma boa rede de estabelecimentos públicos de saúde, o que lhe rendeu somente o 16° lugar no geral social.

A cidade de São Paulo, que ficou em primeiro lugar entre as cidades, alcançou somente o 6° lugar no geral econômico. Resultado que foi impactado pela elevada densidade demográfica do município, que tem mais de 11 milhões de pessoas. A baixa taxa de desocupação, a alta quantidade de estabelecimentos públicos de saúde e o saneamento básico da cidade, entretanto, asseguraram a São Paulo o primeiro lugar no geral social.

Clique aqui para conhecer o estudo.

*Com informações do site da Fecomércio São Paulo

Redação http://www.culturaemercado.com.br

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