Ontem, 17, foi o dia de encerramento da Exposição Na Trilha Guerreira dos Borun, uma mostra da saga de nossos ancerstrais indígenas, suas lutas e das comunidades indígenas remanescentes no leste e nordeste de Minas Gerais.
Foi também o lançamento do livro homônimo, resultado de uma vida inteira de dedicação à causa indigenista da pesquisadora Geralda Chaves Soares. Assim como a exposição, o livro traz consigo o esforço de resgate, retomada e valorização da história indígena, e na medida do possível sob a perspectiva de quem “perdeu” a história, ao menos em sua versão oficial. são fotografias, ilustrações, relatos e discussões levantadas acerca da chegada da população não-índia nestes nossos “sertões”.
Aproveitamos para registrar uma grande amizade e colaboração que nasce do encontro da Mucury Cultural e Papo Café com a Geralda Soares, começamos com os “Poi” direitos todos! Vamos trabalhar bastante ainda. Muito obrigado Geralda, pelo seu tempo, disposição incansável e todo o amor à esta nossa terra já tão banhada de sangue de nós mesmos.
Curadora e Autora: Geralda Chaves Soares - Pedagoga, indigenista, e pesquisadora da história indígena do leste de Minas. Sócia do centro de documentação Eloy Ferreira da Silva. Assessora de projetos da Associação indígena Pankararu Pataxó – AIPPA – AraçuaíO livro relata a história indígena da região leste de Minas (Jequitinhonha, Rio Doce e Mucuri e São Mateus) e a realidade indígena Atual.
Ah, e o livro encontra-se à venda na Livraria Papo Café.
* Foto Daianne Prates.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente