Do Blog do Acesso
Por Bernardo Vianna
O Instituto Brasileiro de Museus – Ibram promove, entre os dias 13 e 19 de maio, a 11ª edição daSemana Nacional de Museus. A iniciativa acontece em comemoração ao Dia Internacional de Museus, dia 18 de maio, e pretende concentrar a programação de museus de todo o País em torno de um tema comum. Em 2013, o tema escolhido é “Museus (Memória + Criatividade) = Mudança Social”, em consonância com o foco de trabalho do ano do Comitê Internacional de Museus – ICOM.
As dez últimas edições da Semana de Museus somam mais de 5 mil participações e cerca de 15.700 eventos realizados em todo o território nacional. Em 2013, estão inscritos cerca de 1.250 museus e organizações culturais e 3.911 atividades. “Em 2012, 87% dos museus trabalharam atividades relacionadas ao tema proposto. Além de demonstrar a preocupação dos museus com temas que tangem as questões sociais, isso nos possibilita olhar para museus que se abrem para o diálogo a partir de novos temas. Também vislumbramos museus e outras instituições que se propõem a um diálogo mais aberto, seja com a comunidade que os rodeia, seja com o visitante ou com o público de uma forma geral”, disse Ana Lourdes de Aguiar Costa, coordenadora da área de Promoção e Gestão da Imagem Institucional – CPGII, responsável pela promoção da 11ª Semana Nacional de Museus.
Segundo a coordenadora, o Ibram tem recebido respostas muito positivas dos museus que participam da Semana. “Há casos de instituições que estavam fechando, mas que, a partir de sua participação na Semana Nacional de Museus, conseguiram continuar em funcionamento, pois a municipalidade e outros agentes voltaram seu olhar para essa instituição e nela investiram. Sabemos de outras que aguardam ansiosas pela Semana, pois essa é a única época em que promovem e divulgam o museu de forma mais ampla e eficiente”, contou. De acordo com a Pesquisa da Semana de Museus, coordenada pelo Ibram e realizada desde 2011, a média de visitantes registrada pelos museus sobe cerca de 130% em relação à semana anterior àquela em que as ações são realizadas.
Estimular a visitação, segundo Costa, é ainda um grande desafio. “Tão grande quanto mostrar que museus não são somente vitrines de coisas velhas, mas espaços acessíveis de memória e cultura, e apresentar um museu dialógico, que converse com a população que se encontra ao redor, com a comunidade onde a instituição está inserida”, observou.
De acordo com a coordenadora, as políticas desenvolvidas para o campo museal são pensadas sob a perspectiva da mudança social. O tema escolhido para 2013 busca incentivar a reflexão sobre o arranjo entre criatividade e memória e como esses fatores interagem como propulsores de transformações sociais. O tema “Museus (memória + criatividade) = mudança social” pautará os debates da 23ª Conferencia Geral Trienal do ICOM, que será realizada, em agosto, no Rio de Janeiro.
Acesse, por este link, a programação completa da 11ª Semana Nacional de Museus.
Retirado do Blog do Acesso em 09/05/13 do endereço:
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