Do BH Eventos
Evento terá um dia com palestras e debate aberto ao público
A Fundação Municipal de Cultura (FMC), em parceria com a Belotur e com apoio Fundação Nacional de Artes (Funarte), promove de sexta a domingo o 2º Seminário do programa “Agenda Criativa: A Economia Criativa dos Setores Artísticos de Belo Horizonte”. Desta vez, o encontro debate os temas Música, Literatura, Artes Visuais e Audiovisual. O evento acontece na sede da Funarte (Rua Januária, 68, Floresta).
O primeiro dia do evento (sexta-feira, 17) será aberto ao público. A partir das 9h, haverá um debate sobre o Vale Cultura com representantes dos setores artísticos de Belo Horizonte. À tarde, a partir das 14h, acontecem duas palestras: o advogado Hildebrando de Paula Pontes aborda o tema “direitos autorais e novas mídias”; na sequência, o diretor de criação da Gaz Games, Ronaldo Gazel, trata do tema “avanços tecnológicos e comunicação digital nos setores artísticos”.
O Seminário tem como objetivo pactuar e sistematizar diretrizes e linhas de ação que promovam a sustentabilidade da cadeia produtiva dos setores criativos da cultura de Belo Horizonte. Isto significa, na prática, criar mecanismos para que o financiamento da cultura em Belo Horizonte não fique restrito à Lei e ao Fundo Municipal de Incentivo à Cultura.
Segundo Cássio Pinheiro, assessor especial da FMC e coordenador do programa Agenda Criativa, a intenção é criar mais uma forma de diálogo com a classe artística, para debater as necessidades, os problemas e as demandas do setor. “O Agenda Criativa visa a fazer um diagnóstico do setor produtivo da cultura em Belo Horizonte, não só para que a FMC possa alinhar melhor as suas ações e construir melhor as suas ferramentas de fomento, mas, sobretudo, para que possamos manter o diálogo com a classe artística e buscar novos parceiros para a construção de um instrumento de sustentabilidade.”
Grupos de trabalho
No sábado, dia 18, serão formados grupos de trabalhos, composto por convidados de instituições ligadas às áreas da música, literatura, artes visuais e audiovisual. Estes grupos irão discutir aspectos que envolvem a cadeia criativa do setor, tais como formação e qualificação; produção e criação, consumo, difusão e distribuição, investimentos e patrocínios, entre outros. No domingo, os pontos debatidos pelos grupos de trabalho serão anexados a um documento final, que será entregue à FMC.
Retirado do site BH Eventos em 17/05/13 do endereço:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente