sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Usinas Culturais

Mucuryanos,

No círculo vermelho está nossa representante, Beatriz Farias, a diretora da Divisão de Cultura da Prefeitura de Teófilo Otoni, já que nossa cidade foi contemplada com uma Usina Cultural.

Retirado do site do MINC em 25/11/2011 do endereço:

http://www.cultura.gov.br/site/2011/11/24/usinas-culturais-4/

Reunião com gestores municipais contou com a presença do ministro interino da Cultura

usina“A soma das Usinas Culturais com as Praças dos Esportes e da Cultura, aliada aos Pontos de Cultura e aos Espaços Mais Cultura, pode resultar, futuramente, em uma grande rede de cidadania cultural, e assim teremos resultados surpreendentes na qualidade de vida de comunidades hoje vulneráveis”, sintetizou o ministro da Cultura interino, Vitor Ortiz, ao ressaltar a importância do Programa Usinas Culturais, durante a abertura da Reunião de Trabalho, realizada na tarde desta quinta-feira, 24 de novembro, em Brasília.

O evento, que reuniu gestores do Sistema MinC e representantes dos municípios  habilitados para fazerem parte do programa, integra o cronograma elaborado para a implementação do trabalho, com a finalidade de dirimir dúvidas em relação às ações de mobilização social  e apresentação do Manual de Instrução, Conveniamento e Execução do Programa Usinas Culturais. Os municípios terão até o dia 30 de dezembro para realizar o conveniamento. Junho de 2012 é o prazo estipulado para a realização dos trabalhos de adequação, reforma e compra dos equipamentos, além da prática das oficinas de capacitação e mobilização social. Para a realização das oficinas, serão disponibilizados R$ 25 mil para o Distrito Federal e capitais, além de R$ 15 mil para as demais cidades.usina 1

“É de suma importância a participação da comunidade para formular a programação desses espaços”, afirmou Vitor Ortiz. Segundo ele, reformas e bons equipamentos são importantes, mas o fundamental é que as usinas culturais funcionem como agentes de transformação social. “Para isso, é necessário que a comunidade se sinta inserida nesse processo, que ocorra um reconhecimento das pessoas”, acentuou.

Mapeamento de lideranças

Na reunião, foi recomendado que cada município faça o mapeamento das lideranças locais que possam contribuir como líderes de opinião. Foi ressaltado, no entanto, que esse processo extrapola as organizações instituídas, pois várias lideranças não necessariamente estão ligadas a instituições. Após esse processo, deve-se constituir um grupo gestor e capacitá-lo para os trabalhos de gestão do uso dos equipamentos e das ações de usinagem.

Os representantes municipais se mostraram entusiasmados com os investimentos que serão feitos em espaços culturais ou que possam ser utilizados para difundir cultura em suas cidades, mas ressaltaram o fortalecimento da parceria União/Estados/Municípios para fortalecer as ações e o cumprimento do cronograma proposto.usina 2

O Programa Usinas Culturais tem por finalidade a realização de investimentos em infraestrutura e programação cultural em áreas de alta vulnerabilidade social, visando o exercício dos direitos, a promoção da cidadania e da diversidade cultural e o desenvolvimento local e regional, por meio da economia criativa. Ele está inserido dentro das ações do Fórum de Direitos e Cidadania, coordenado pela Secretaria-Geral da Presidência da República.

Visite o blog do Programa Usinas Culturais

Leia mais:

MinC apresenta programa aos representantes de municípios que serão atendidos pela ação federal

Dirigentes do MinC e prefeitos se reúnem para debater ações culturais de combate à violência

(Texto: Marcos Agostinho, Ascom/MinC)

(Fotos: Bruno Spada, Ascom/MinC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente