domingo, 20 de novembro de 2011

Dia Nacional da Consciência Negra

2

316900_284553348245155_100000714750033_923132_1987278076_nHoje comemoramos o Dia Nacional da Consciência Negra, uma data repleta de significados e uma certeza, a da continuidade da luta de Zumbi e de todos os negros pelo seu devido reconhecimento à construção deste Brasil.

Poderíamos falar por aqui com linhas e linhas, digressões histórias e outras análises, mas não é o momento.

Gostaríamos de homenageá-los, e a nós mesmos, já que SOMOS AFRODESCENDENTES já que somos brasileiros, pelo imprescindível papel desempenhado na formação deste nosso Brasil, lamentando evidentemente os séculos de escravidão e os ainda mais de opressão, discriminação e marginalização que nós mesmos, o Brasil somos responsáveis, temos consciência de que não há uma democracia racial e o racismo brasileiro consegue ser um dos mais cruéis, se há gradação nesta desumanidade.

Temos de lembrar também, que ao contrário dos que muitos dizem, nós no Mucuri também estivemos reproduzimos o sistema escravista por aqui, por menos tempo, pois esta região foi “criada” na segunda metade do XIX, mesmo que relativamente poucos, tivemos escravos que construíram esta região.EFBM 05 - Julio Costa e a Maria Fumac¦ºa

Após isso, com a migração do Jequitinhonha e de outras regiões, a BAHIAMINAS, cada vez mais Afrodescendentes por aqui aportaram. Segundo o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros – NEAB/UFVJM, há 18 comunidades quilombolas mapeadas e reconhecidas neste Vale, que ainda precisam de maior reconhecimento pela contribuição a este chão.

Ressalvas feitas, festejaremos com a Comunidade Quilombola de Santa Cruz em Ouro Verde de Minas este dia. Na próxima semana diremos como foi.

Ainda há muito o que conquistar, pois ainda existem muitos Navios Negreiros que teimam a prolongar o sofrimento, mas o espírito de liberdade e justiça sempre será maior.

Viva Zumbi!Louvação

Viva a África!

Viva o Brasil!

Viva o Mucuri!

Viva a Consciência Negra!

Viva a Liberdade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente