quinta-feira, 4 de abril de 2013

Editais para criadores e produtores negros

_DSC0386Mais de 2,3 mil inscrições foram feitas, até o último dia 25 de março, em editais de apoio a produtores e criadores negros, lançados pelo Ministério da Cultura (MinC) em novembro. Ainda há inscrições para editais da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), até o dia 30 de abril. E o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) também lançou, no último dia 18, mais um edital para seleção de projetos com a finalidade de apoiar manifestações e práticas culturais relativas ao patrimônio imaterial de populações afrodescendentes.

Dos editais lançados em novembro, o Prêmio FUNARTE de Arte Negra teve 1.865 projetos inscritos. Os de curtas-metragens da Secretaria do Audiovisual, 292. Da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), o edital de apoio a pesquisadores recebeu 211 inscrições.

Os editais são ação afirmativa do MinC em consonância com a política da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) e da Presidência da República, e visam combater a discriminação racial, além de possibilitar a inclusão social dos afrodescendentes, valorizando todas as vertentes que constituem as raízes da cultura brasileira.

"A parte mais forte e enraizada da nossa cultura vem da cultura africana. Nós temos que preservar isso e tornar mais visível", defendeu a ministra da Cultura, Marta Suplicy, durante a cerimônia de lançamento dos editais.

Inscrições abertas

Até 30 de abril, ainda está aberto o edital da FBN para formação de parcerias para o desenvolvimento de projetos editoriais sob a forma de coedição, a fim de produzir publicações de autores brasileiros negros, na forma de livros, em meio impresso e/ou digital, com o propósito de divulgar, valorizar, apoiar e ampliar a cultura brasileira dos afrodescendentes.

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) lançou edital para seleção de projetos com a finalidade de apoiar manifestações e práticas culturais relativas ao patrimônio imaterial de populações afrodescendentes. As atividades dos projetos deverão envolver ações de mapeamento, pesquisa, produção bibliográfica e audiovisual; ações educativas, formação, capacitação e transmissão de saberes; apoio à organização e à mobilização comunitária, à promoção da utilização sustentável dos recursos naturais, entre outras que se relacionem ao universo da música, canto e dança e contribuam para a continuidade da existência de bens culturais imateriais e/ou para a gestão participativa e autônoma da preservação de práticas tradicionais referenciais de comunidades afrodescendentes no território brasileiro.

A realização do Projeto de Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial relacionado à música, canto e dança de comunidades afrodescendentes localizadas no território brasileiro integra a participação do Estado brasileiro no âmbito do projeto Salvaguarda do patrimônio cultural imaterial relacionado à música, canto e dança de comunidades afrodescendentes na América Latina, proposto pelo Centro Regional para a Salvaguarda do Patrimônio Imaterial da América Latina (CRESPIAL), Centro de referência 2 da UNESCO, do qual participam 13 países da América Latina e Caribe, comprometidos com a execução de experiências‐piloto de salvaguarda do patrimônio cultural imaterial afrodescendente em suas abrangências nacionais.

O tema selecionado - Música, canto e dança de comunidades afrodescendentes - delimita o universo de bens culturais que poderão ser objeto do projeto, mas não estabelece a quantidade máxima de bens e nem a obrigatoriedade de atendimento das três expressões citadas. No entanto, é necessário que o projeto envolva ações que articulem elementos da música, do canto e da dança ou de um desses aspectos de forma específica. Outra recomendação para esse edital é que projeto se desenvolva em comunidades de pequeno ou médio porte, localizadas em território específico, para garantir que a execução, acompanhamento e monitoramento do projeto sejam compatíveis com a sua natureza. Para outros esclarecimentos, os interessados podem procurar o Departamento de Patrimônio Imaterial (DPI/IPHAN) enviando e-mail para

Desirée Tozi (desiree.tozi@iphan.gov.br) ou para Paulo Peters (paulo.peters@iphan.gov.br).

(Texto: Ascom / MinC)

Retirado do site do MinC em 04/04/13 do endereço:

http://www.cultura.gov.br/noticias-destaques/-/asset_publisher/OiKX3xlR9iTn/content/editais-para-criadores-e-produtores-negr-1/10883;jsessionid=19DDDE7F79DA0A1323923EA34DF03F92.portal2?redirect=http%3A%2F%2Fwww.cultura.gov.br%2Fnoticias-destaques%3Bjsessionid%3D19DDDE7F79DA0A1323923EA34DF03F92.portal2%3Fp_p_id%3D101_INSTANCE_OiKX3xlR9iTn%26p_p_lifecycle%3D0%26p_p_state%3Dnormal%26p_p_mode%3Dview%26p_p_col_id%3D_118_INSTANCE_x9zwCh7U69gP__column-1%26p_p_col_count%3D1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente