Nesta segunda, 9/04, fizemos uma visita à Casa de Cultura de Teófilo Otoni para conversarmos sobre o setor cultural da cidade, projetos e ações.
Rose Medeiros, diretora da Divisão de Cultura da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, nos recebeu logo no início da manhã, para esta conversa que durou até quase ao meio-dia.
Falamos sobre o redirecionamento que nós da Associação Mucury Cultural estamos fazendo com nossas ações e projetos, principalmente no que se refere ao público e à nossa disponibilidade de trabalho, visto que, neste momento nos é mais importante um detalhado planejamento, a elaboração de projetos e propostas de estruturantes, não nos furtando do trabalho que já fazemos, óbvio.
Nossa programação consistirá mais, neste ano, na realização de mostras de cinema provenientes das ações de itinerância de festivais como Festival do Minuto, Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte, Festival do Filme Documentário e Etnográfico e Mostra Udigrudi Mundial de Animação.
A proposta foi bem recebida por Rose, e o apoio da Casa de Cultura será muito importante para o acesso ao público desta programação, na estrutura necessária para o acesso democrático do público teófilo-otonense, principalmente estudantes do sistema municipal de ensino. Brevemente anunciaremos as programações, com outras parcerias também, como o Papo Café, Espaço Cultural In-Cena e Educarte-UFVJM.
Conversamos ainda, sobre a utilização da ferramenta Mapa da Cultura junto ao Sistema Municipal de Informações e Indicadores Culturais-SMIICTO, para que possamos georreferenciar agentes, aparelhos, entidades e locais de fruição cultural no município, podemos alimentar e organizar os dados neste software livre elaborado pela Artéria Cultura e Cidadania, do Distrito Federal.
Outro assunto tratado foi referente à mobilização ocorrida na semana passada, em função da alteração da Lei 6510 que cria o Sistema Municipal de Cultura (Clique aqui para saber mais). Foi elaborado um abaixo-assinado pela implementação do Sistema Municipal de Cultura-SMCTO e Instalação da II Conferência Municipal de Cultura de Teófilo Otoni-CMCTO.
Salientamos à diretora que tratava-se de uma ação autônoma e coletiva, contando com respaldo de representantes do Setor Cultural que solicita uma Audiência Pública junto à Câmara Municipal de Teófilo Otoni, para uma ampla discussão acerca da importância do setor na cidade.
Entretanto, com o atendimento de duas das três reivindicações do abaixo-assinado, antes mesmo de ser entregue, convocaremos outra reunião para discutirmos o que será feito. Dizemos isso, na medida em que foi feita a chamada para o cadastramento do SMIITO, primeira ação do SMC-TO e a definição de data para a instalação da IICMTO a outra reivindicação era a própria Audiência Pública.
A Mucury também se disponibilizou a colaborar, no que for possível, na implementação das diversas etapas e ações do SMCTO e na instalação da II CMCTO, que está marcada para 11 e 12 de junho de 2013.
Aproveitamos para pedir informações sobre dois dos principais projetos que vimos postando por aqui nos últimos anos, o Usina Cultural e a Praça do Esporte e de Cultura, atualmente chamado de CEU das Artes. Segundo Rose Medeiros, o primeiro continua parado no âmbito do Ministério da Cultura-MinC, o imóvel a ele destinado, a antiga Caixa D’Água, ainda está fechado e que foi cogitado que o PSF do bairro Cidade Alta possa eventual e temporariamente ocupá-lo, até o momento de instalação do projeto. Já o CEU, prosseguindo ela, tem uma pendência relacionada ao terreno, pois já teria sido destinado a outro projeto também do governo federal. Prosseguiu dizendo que no dia 31 de janeiro o executivo enviou correspondência ao MinC informando a questão e oferendo a solução de mudar de local o projeto, do chamado “Campo do Lanzão” para local a ser desapropriado no bairro Viriato. Rose demonstrou também preocupação com o cumprimento dos prazos para a efetivação deste projeto.
Enfim, foi bastante produtiva nossa reunião para nivelamento de informações e para colocarmos a Mucury Cultural à disposição, como sempre, do desenvolvimento setorial da cultura em Teófilo Otoni e na região.
projetos e acoes , mapa da cultura, smiicto,georefenrenciacao,fruicao cultural,artéria cultura e cidadania,smcto,cmcto,ceu das artes,minc,caixa dagua,campo do lanzão.
ResponderExcluirO organograma das siglas. Ainda bem sou associado da MUCURY CULTURAL e acredito na competencia dela para fazer esta leitura e nos passar bons resultados nesta difícil matéria de promocão cultural no mucuri.
JJ é para isto que estamos trabalhando!
ExcluirÉ sempre um prazer ter-lhe por aqui.
Grande abraço.