A nova revista do Ministério da Cultura (MinC) chegou com um visual moderno, valorizando o espaço para fotografias e com interface na Web. Em suas 50 páginas o leitor poderá encontrar uma ampla gama de informações sobre as realizações do ministério expostas de forma sucinta e valorizadas por uma diagramação arejada.
Esta é a primeira revista produzida na gestão da ministra Marta Suplicy e teve o objetivo de levar até o público informações sobre as principais realizações da MinC no ano de 2012 e traçar um panorama do trabalho que será realizado em 2013. A revista é uma realização da Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Cultura (Ascom/MinC) e conta com uma tiragem de 40 mil exemplares.
O leitor interessado em conhecer o conteúdo da revista pode acessar a versão eletrônica ou procurá-la nas Representações Regionais e nas Instituições Vinculadas ao Ministério da Cultura. Nela poderá encontrar uma linguagem acessível, recheada de infográficos explicativos e os boxes 'Você Sabia', que trazem curiosidades sobre a Cultura brasileira
Grafite na Capa
A capa destaca uma arte em grafite realizada pelo pedreiro Isaac Souza de Jesus, do município de Toledo (PR), onde foi implantado o primeiro modelo dos 360 Centros das Artes e dos Esportes Unificados (CEUs) que serão criados em todo o país. A ideia, segundo explicou a coordenadora de Comunicação Social do MinC, Montserrat González, foi a de utilizar uma imagem que fizesse uma síntese das principais políticas públicas do ministério. O grafite traz a visão da comunidade de Toledo sobre os CEUs e está pintado em uma parede na entrada do centro cultural da cidade.
A nova revista do MinC traz textos explicativos sobre o projeto dos CEUs, que prevê a construção de espaços culturais integrados a esporte e lazer em áreas de baixo desenvolvimento socioeconômico. Apresenta o projeto do Vale-Cultura, benefício que irá alcançar cerca de 1 milhão de trabalhadores com carteira assinada, previsto para entrar em vigor em julho deste ano.
Traz explicações sobre os instrumentos de interação da Cultura com os estados e municípios brasileiros, como o Sistema Nacional de Cultura (SNC), transformado em Lei pelo Congresso Nacional, em 29 de novembro de 2012. O sistema viabiliza parcerias entre o MinC e os estados e municípios, como a firmada com a prefeitura de São Bernardo do Campo (SP), em 2012, para a revitalização dos estúdios da Companhia de Cinema Vera Cruz, transformado-a em um Centro de Audiovisual.
Twittosfera
Outro destaque na revista é a posição de vanguarda do MinC com relação às mídias sociais. O ministério foi o primeiro órgão da administração pública federal a criar um perfil na Twittosfera. Hoje já conta com mais de 132 mil seguidores diretos e outros 200 mil indiretos, por meio dos perfis institucionais das secretarias, representações regionais e instituições vinculadas.
Os editais para realizadores negros, que estão obtendo um número recorde de adesões, a re-estruturação da Lei dos Direitos Autorais, a implementação da Lei nº 12.485/2011 sobre as Tvs pagas, que está revolucionando o mercado audiovisual brasileiro, o apoio da Cultura aos grandes eventos esportivos que vão acontecer no país, como a Copa das Confederações (2013) e a Copa do Mundo de Futebol (2014). Tudo isto e muito mais pode ser encontrado nas páginas da Revista do MinC.
A previsão inicial é de uma periodicidade trimestral para as edições da publicação. Neste primeiro número foram confeccionadas matérias de apresentação das principais políticas públicas para a Cultura. As próximas edições devem trazer um a repercussão do resultado da aplicação destas políticas junto à população, ilustradas por matérias com personagens que são usuários dos serviços do MinC.
(Texto: Patrícia Saldanha, Ascom/MinC)
(Fotos: Júlia Oga, Marcelo Camargo)
Retirado do site do MinC em 16/04/13 do endereço:
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