quarta-feira, 3 de abril de 2013

Viçosa recebe 1ª reunião itinerante do Consec e oficina de prestação de contas da Lei de Incentivo

Ações integram o Programa MINAS Território da Cultura

Dando continuidade ao Programa MINAS Território da Cultura, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, leva a Viçosa mais ações do programa. Nos dias 3 e 4 de abril, gestores, agentes e demais interessados em políticas públicas culturais poderão participar de atividades voltadas para os programas de fomento do Estado para o setor cultural. Além disso, o MINAS Território da Cultura promoverá dois encontros sobre música eletrônica.

A Universidade Federal de Viçosa – Edifício Arthur – receberá, na quarta-feira (3), a Reunião Itinerante do Conselho Estadual de Política Cultural (CONSEC). O encontro será presidido pela Secretária de Estado de Cultura, Eliane Parreiras, e contará com a presença de alguns integrantes do Conselho. As reuniões itinerantes do CONSEC são públicas e têm como objetivo debater assuntos relacionados à realidade cultural de cada macrorregião. O Conselho foi criado pela Lei Delegada nº 180, e é um órgão colegiado cuja missão é acompanhar a elaboração e implantação das políticas públicas do Estado para a cultura.

Alinhada à política de descentralização e interiorização do Governo de Minas Gerais, a SEC, por meio da Superintendência de Fomento e Incentivo à Cultura (SFIC) promoverá também, capacitação presencial voltada para proponentes de projetos artísticos culturais aprovados na Lei Estadual de Incentivo à Cultura - LEIC, na Câmara Municipal de Viçosa.

A capacitação tem o objetivo de oferecer a empreendedores, produtores, agentes culturais, contadores e empresas incentivadoras orientações sobre as regras da Instrução Normativa - IN LEIC 03/2012, em vigor, que trata dos procedimentos de formalização do incentivo, gerenciamento do projeto pelo empreendedor, readequação, execução e prestação de contas do projeto cultural realizado por pessoa física ou jurídica com recursos captados por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.  Os encontros também servirão para esclarecer dúvidas sobre a legislação que rege este mecanismo de incentivo.  A palestra será ministrada pela assessora do Setor de Prestação de Contas da SFIC, Michelle Calazans. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site da SEC (www.cultura.mg.gov.br/territoriodacultura). 

Parceiro da Secretaria de Estado de Cultura na promoção das ações do Programa MINAS Território da Cultura, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/MG) também promove, na quarta-feira, apresentação sobre ‘A Universidade Federal de Viçosa e o CAU/MG’. O conselheiro Ítalo Stephan e professores do departamento de Arquitetura e Urbanismo darão detalhes sobre a atuação das duas entidades na promoção e desenvolvimento de ações culturais e que envolvam a Arquitetura e o Urbanismo.

Música no roteiro de ações – Além de promover as políticas públicas culturais e divulgar as ações do Estado para o fomento e a fruição artística, o MINAS Território da Cultura destaca o potencial de cada município abrangido pelo programa. Em Viçosa, a música eletrônica é uma das principais atrações, com a realização do ‘1º Encontro Regional de Música Eletrônica da Zona da Mata’, que faz parte do eixo “Dinâmicas Territoriais”, uma iniciativa do Grupo ‘Quarteirão Eletrônico’, em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura.

Organizado pelo DJ Felipe Reis, o evento valoriza a participação popular na escolha dos artistas, ocupação consciente e ações sociais. A organização do evento criou um modelo diferente para o Encontro em que os papéis de público, artista e realizador se alternam o tempo todo. Este é o primeiro de uma série de encontros regionais que serão realizados pelo Quarteirão Eletrônico em Minas Gerais, entre 2013 e 2014, e pretende reunir DJs, produtores e representantes do segmento a fim de debater questões relevantes e temas relacionados com a legitimidade do movimento em Minas Gerais.

Outro evento sobre música eletrônica, e que também será realizado na quarta-feira, na Estação Cultural da UFV (Estaçãozinha), é o ‘Quarteirão Eletrônico apresenta: Mostra Brasilidades’, também organizado pelo DJ Felipe Reis. Com o objetivo de atingir músicos, DJs, produtores, representantes do segmento, alunos da UFV e demais interessados, a Mostra apresentará a música eletrônica para todos os ouvidos e para os mais variados gostos. Sons legitimamente brasileiros, porém, com um viés eletrônico. Na programação do evento, Samba, MPB, e Rock ganham uma releitura diferente, com as já conhecidas batidas do movimento eletrônico.

Sobre o MINAS Território da Cultura – O MINAS Território da Cultura é um programa articulado de descentralização da ação cultural que ocorrerá ao longo de 2013 e 2014. Entre os objetivos do programa estão: promover o desenvolvimento regional por meio da cultura; valorizar e divulgar a diversidade cultural de cada uma das regiões de Minas; conferir visibilidade e aumentar a demanda pelas ações e programas da SEC e de seus parceiros; incentivar parcerias públicas privadas; promover a circulação de bens culturais e a capacitação e aperfeiçoamento dos agentes culturais visando à sustentabilidade social e cultural.

Durante aproximadamente 45 dias, serão realizadas atividades da SEC, de seus parceiros e da comunidade local de forma capilarizada, para que diversos municípios da região sejam contemplados. O lançamento do programa para cada território se dará em uma cidade polo, com a presença da Secretária de Estado de Cultura, representantes do Sistema, parceiros, gestores, produtores, instituições culturais e artistas. Integram essa parceria o SEBRAE Minas, a FIEMG/Sesi e a Fecomércio MG/Sesc, diversas Secretarias do Governo de Minas, as Prefeituras Municipais, além de entidades como CAU/MG, Associações Comerciais, Grupos Teatrais e Instituições e Festivais Culturais locais.

Na Zona da Mata, o Programa acontece entre 7 e 27 de março de 2013, e, no total, todas as sete microrregiões estão sendo atendidas pelas 54 ações, que se desdobram em 134 programações que serão ofertadas durante 52 dias. Para facilitar o acesso do público às informações, foi criado um hotsite (www.cultura.mg.gov.br/territoriodacultura), com atualização constante. Também por meio desse canal o público será informado sobre os eventos que vão demandar inscrições, retirada antecipada de ingressos para apresentações ou alteração de endereço, horário e data de alguma atividade, quando necessário.

Dinâmicas temáticas– O MINAS Território da Cultura se organiza em três grandes eixos: Dinâmicas Territoriais, Territórios do Saber e Territórios Criativos. Os programas foram criados levando em consideração a cadeia produtiva da cultura: produção, criação, exibição, circulação e formação; e os agentes relacionados à cultura: gestores públicos municipais, artistas, produtores culturais e sociedade.

As ‘Dinâmicas Territoriais’ são ações voltadas para a discussão e difusão das políticas publicas de cultura: planos de cultura, programas territoriais e associativismo, mecanismos de financiamento, cultura e urbanismo, programas de fomento, cultura - identidade e diversidade cultural, participação social, entre outros. O programa prevê, ainda, ações de capacitação e aperfeiçoamento para gestores e entidades públicas, encontros regionais e seminários.

Os ‘Territórios do Saber’ são destinados a Produtores Culturais e Artistas e estão previstas ações de capacitação, formação e orientação, tanto na área artística quanto em gestão da cultura. Contempla também a realização de seminários artísticos, o estímulo à criação de Redes e Encontros Regionais e a difusão dos programas de fomento do Sistema Estadual de Cultura.

Já os ‘Territórios Criativos’ abrem espaço para a fruição cultural, com apresentações artísticas de grupos e programas do Sistema Estadual de Cultura, circulação de acervos do Sistema (artes visuais, cinema, cultura popular, entre outros) e apresentações de grupos e instituições locais.

Retirado do site da SEC-MG em 03/04/13 do endereço:

http://www.cultura.mg.gov.br/component/content/article/176/1480

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente