O Ministério da Cultura realiza em Salvador, de hoje (22) à quata-feira (24) em parceria com a Universidade Federal da Bahia e o Fórum de Pró-reitores de Extensão, o I Seminário Cultura e Universidade – Bases para uma política nacional de cultura para as Instituições de Ensino Superior.
O Seminário tem como objetivo sensibilizar, mobilizar e articular Instituições Públicas de Ensino Superior para dialogar sobre ações que promovam o desenvolvimento da cultura, envolvendo a ampliação de programas e cursos voltados para a formação, pesquisa e extensão em arte e cultura, comunicação, gestão pública e em técnicas e processos relacionados aos setores criativos.
“Com esse debate queremos que a Universidade se comprometa com as políticas culturais, repense seu papel como produtora e circuladora de cultura, valorize a produção cultural universitária e possa ver a Cultura em sua importância na pesquisa, no ensino e extensão. Nós queremos colaborar para implementar essas mudanças”, afirma Juana Nunes, Diretora de Educação e Comunicação para a Cultura da Secretaria de Políticas Culturais, responsável pela implementação do Acordo de Cooperação firmado entre o Ministério da Cultura e o Ministério da Educação.
Estarão presentes pesquisadores, pró-reitores de extensão, pesquisa e ensino, representantes dos estudantes e das rádios, TVs e editoras universitárias, diretores de institutos e centros de artes além de gestores públicos de órgãos como MinC, MEC, MCTI, CAPES, CNPq , FINEP, e representantes da sociedade civil
Para a Pró-reitora de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil, que iniciou o processo deste seminário, Dulce Aquino, “A importância desse Seminário é reunir as Universidades Públicas e o Ministério da Cultura com vistas à construção de políticas de cultura para o ensino superior do país. Sendo a universidade importante vetor de desenvolvimento social este seminário contribuirá para o início de um processo de construção de políticas na área da cultura tendo a universidade como protagonista em parceria com o Ministério da Cultura”
Na abertura do Seminário, será proferida uma palestra pelo professor Dr. Honoris Causa pela McGill University, no Canadá, Naomar de Almeida Filho, sobre O legado de Anísio Teixeira para a cultura e a educação, em homenagem a memória de Anísio Teixeira, educador baiano que dedicou sua vida e obra à elevação da educação como condição de direito universal e efetivo para os brasileiros.
A Programação
O Seminário está dividido em cinco Mesas Temáticas e sete grupos de trabalho. As Mesas contam com a participação de segmentos do governo e das universidades, distribuídas nos seguintes temas: O desafio da expansão do ensino, da pesquisa e da extensão em arte e cultura; A Formação de Gestores Culturais e o Sistema Nacional de Cultura; Uma política para acervos digitais e a interface com a educação; Diversidade na Universidade – Parcerias; Perspectivas para formação em competências criativas. As mesas pretendem provocar e articular os temas que alimentarão o debate nos grupos de trabalho.
Nos grupos de trabalho assuntos como o desenvolvimento da arte e da cultura, diversidade cultural, meios de comunicação e cultura, formação de profissionais para o setor criativo, gestão cultural, direitos autorais, recursos educacionais abertos, equipamentos culturais e circulação da produção de arte e cultura estarão em pauta nesse amplo diálogo que pretende reforçar a ideia da universidade como um pólo de produção, difusão e circulação cultural.
A palestra, as mesas e a plenária final poderão ser acompanhadas por meio da transmissão on-line, disponibilizada no blog http://culturadigital.br/culturaeuniversidade/.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3240-6388 ou (71) 3240-9646 ou pelo endereço eletrônico: seminarioculturaufba@ufba.br .
Retirado em 22/04/13 do endereço:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente