Projeto reúne fotógrafos renomados e coletivo cultural de jovens no interior de MG
O encontro de dois fotógrafos-artistas consagrados com um coletivo cultural de jovens do interior de Minas Gerais sugere novos caminhos e oportunidades para a criação e a produção colaborativa, com desdobramentos que possam contribuir para a consolidação de redes criativas inter-regionais. Esse é o ponto de partida do projeto Inter Residências Ações (I.R.A.), uma iniciativa cultural inédita, pautada no campo da experimentação artística.
O projeto, selecionado pelo “Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais – 9ª Edição”, tem coordenação do fotógrafo Pedro Motta e do sociólogo e gestor cultural Daniel Perini. Eles convidaram o coletivo "Sem Eira Nem Beira", de São João Del Rei, para se envolver em uma residência criativa de dez dias na cidade com os artistas Eustáquio Neves (Diamantina/MG) e Miguel Chikaoka (Belém/PA).
Deste encontro – reunindo duas personalidades da fotografia com ampla experiência na realização de projetos inovadores, e jovens artistas de São João Del Rei – espera-se uma interseção que produza interações estéticas e uma realização inédita, a partir de uma intervenção física (não predatória) na paisagem natural da região do Campo das Vertentes, em Minas Gerais.
Ainda que a realização da intervenção em uma paisagem, seja um produto inovador, este projeto pretende produzir um livro de 144 páginas com registro de todo o processo colaborativo: encontros, residência, ações e textos reflexivos e críticos. O I.R.A. também prevê a realização de palestras com os artistas, jovens e organização do projeto, para que possam descrever o percurso traçado por cada participante – abrindo, portanto, o processo para o público em geral.
Preservação Além do ineditismo de seu processo, o projeto também está voltado para o cuidado com a preservação e divulgação cultural em nosso país. A região é detentora de um vasto patrimônio natural e histórico, e por isso a ação proposta pelos integrantes do projeto levantará questões cuja resposta será dada pela conscientização da população acerca da necessidade de se preservar e recuperar essas riquezas regionais.
O work in progress do projeto, com fotos, registros, impressões e ficha técnica, pode ser acompanhado pelo site www.ira.art.br. De acordo com seus realizadores, os desdobramentos do projeto certamente irão contribuir para a difusão e a memória da arte contemporânea, tão caras ao Estado de Minas Gerais.
O I.R.A. tem patrocínio da Fundação Nacional de Artes (Funarte) e apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade Federal de São João Del Rei.
Serviço:
Daniel Perini
Pedro Motta
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente