Retirado do site do Música Independente em 07/03/13 do endereço:
http://musicaindependente.art.br/projeto/
O Projeto tem por objetivo proporcionar oportunidades artísticas e promocionais a intérpretes, compositores e instrumentistas profissionais de qualquer idade, residentes em Minas Gerais, que se dedicam à música, através de apresentações musicais, com destaque para shows e encontros inéditos.
O projeto
Criado em 2005 pela SIM, junto à Secretaria de Estado da Cultura, Fundação Clóvis Salgado, Rede Minas e Rádio Inconfidência, no intuito de incentivar o crescimento da cena musical de Minas Gerais. O projeto é voltado para os artistas mineiros com a intenção de dar visibilidade, formar público e contribuir para a profissionalização da cena musical independente de Minas Gerais.
Nas suas cinco edições anteriores, realizadas entre os anos 2005 e 2009, na Sala João Ceschiatti da Fundação Clóvis Salgado, foram contabilizados 136 espetáculos que foram gravados e transmitidos pela Rádio Inconfidência e Rede Minas.
O projeto deixou de ser realizado durante os últimos três anos e agora está de volta e não poderiam ser outros os parceiros, justificados, sobretudo pela sua história: Rádio Inconfidência, a primeira rádio a apostar na produção independente do Estado, além de levá-la a outras instâncias nacionais e internacionais; a Rede Minas que vem ganhando prêmios pela sua capacidade de reinvenção e pela atenção aos conteúdos locais e a preocupação com a sua projeção nacional. O time se completa com a SIM - Sociedade independente da Música, uma associação cultural, sem fins lucrativos criada com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da chamada cadeia produtiva da música, e aqui, como gestora e mobilizadora do setor musical de todo o Estado para a participação no programa.
O Projeto pretende realizar 10 eventos quinzenais com 2 apresentações artísticas musicais cada, totalizando entre 20 shows. Os eventos irão acontecer na casa de espetáculos Granfino’s. Serão selecionados através de edital público 20 artistas residentes em Minas Gerais. Haverá uma reserva de pelo menos 25% de artistas do interior do estado. Os eventos serão gravados e cada show (2 por evento) irá gerar um programa de rádio e um de tv a serem veiculados semanalmente pelos parceiros do Projeto, Inconfidência e Rede Minas respectivamente.
As ações sugeridas para 2013 potencializam os resultados já obtidos nas edições anteriores e as ações propostas, além de dar uma maior visibilidade ao projeto e ao artista, desperta o interesse pelo Música Independente, além de contribuir para a decisiva expansão da carreira dos artistas agraciados.
Esperamos com esta ação influenciar positivamente na projeção profissionalização dos artistas e de toda a cena musical mineira, dando visibilidade, formando público, gerando interesse na profissão e ampliando os laços nas diversas áreas culturais e com os diversos parceiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente