quinta-feira, 17 de junho de 2010

Boletim PNLL nº 211 - 14 a 20/06/2010

Edição nº 211 -  14 a 20/06/2010

PNLL na Bienal de São Paulo
Em 150 metros quadrados, os frequentadores da 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo vão poder conhecer alguns dos projetos que integram o PNLL. Este ano, o foco será os planos municipais e estaduais de livro e leitura, que estão sendo consolidados em todo o país. Mas também haverá espaço para a Cátedra Unesco de Leitura PUC-Rio e para palestras e eventos como contação de histórias, que acontecem em um pequeno auditório. Isso sem contar o III Fórum do Plano Nacional de Livro e Leitura e o III Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias , que serão realizados em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo..

Olimpíada da Língua Portuguesa
Encerradas as inscrições, a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro vai contar com a participação de cerca de 140 mil professores de 59 mil escolas públicas da educação básica de 5.222 municípios. Como lembra a Agência Brasil, “na primeira fase da olimpíada, os professores trabalham com os estudantes a elaboração dos textos para depois selecionar os melhores de cada escola, que seguem para uma etapa municipal. Esse processo deve ser concluído até 16 de agosto, segundo o calendário da competição. Em seguida, há uma etapa estadual, em que são escolhidos os 500 melhores textos, que vão participar de uma seleção regional, com 152 classificados. Por fim, a etapa nacional escolhe e premia os 20 melhores trabalhos.”

Ponto de leitura
Projeto conjunto do Ministério da Cultura e a Prefeitura de Diadema (SP) vai instalar Pontos de Leitura em dez fábricas da cidade. Cada Ponto é composto por um acervo de 650 obras - exemplares de literatura brasileira, estrangeira, infantil e juvenil, DVD’s, enciclopédias, entre outros - computador e impressora. Segundo o site do MinC , “foram investidos R$ 200 mil para a instalação dos Pontos de Leitura nas fábricas. Outros R$ 1, 13 milhão serão destinados para a modernização de 11 bibliotecas, a criação de 11 Cines Mais Cultura e a seleção e formação de 50 Agentes de Leitura”.

25 bibliotecas por dia
A Agência Brasil publicou reportagem mostrando que “municípios e estados terão muito trabalho para cumprir” a lei que obriga escolas públicas e privadas a terem biblioteca. Segundo a matéria, “o maior desafio está nos estabelecimentos do ensino fundamental: será necessário construir 25 bibliotecas por dia até 2020, prazo limite para adequação à medida”. Apresentando o diagnóstico de um estudo realizado pelo movimento Todos pela Educação, com base em dados do Censo da Educação Básica de 2008, registra que o déficit de bibliotecas no ensino fundamental é de 93 mil. “Desse total, 89,7 mil são escolas públicas e 3,9 mil, estabelecimentos privados de ensino. Na educação infantil, apenas 30% dos colégios têm acervo e será necessário criar 21 bibliotecas por dia para cumprir o que determina a nova lei. A melhor situação é a do ensino médio: número de escolas sem biblioteca é de 3.471” . Outro problema levantado é que hoje há 21,6 mil bibliotecários habilitados no Brasil, enquanto que o número de escolas de educação básica é de aproximadamente 200 mil.

Conhecimento em papel
O livro tradicional não deve desaparecer com as novas tecnologias. Ao menos essa é a avaliação de especialistas que debateram o livro digital durante a 23ª Reunião Anual da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (Abeu). Segundo o secretário de Ensino Superior do Estado de São Paulo, Carlos Vogt, “dificilmente o livro digital levará ao desaparecimento da forma tradicional”. José Castillo Marques Neto, secretário-executivo do PNLL, ressaltou o papel da universidade pública na formação das futuras gerações e da importância de se estar sintonizado com os novos meios.

Livro digital pode democratizar a leitura

"A digitalização do livro tem um impacto fundamental na difusão do conhecimento entre classes sociais, que antes não conseguiriam adquirir os livros." Esta é a avaliação de vários participantes da Reunião da Abeu, como Pablo Ortellado, professor da USP e coordenador do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas para o Acesso à Informação. Mas não basta o acesso para a formação de leitores. "Os professores têm um papel fundamental como mediadores da leitura, "ensinando os alunos a lerem os textos, destrinchando-os, articulando-os, correlacionando os conhecimentos", disse Eliane Yunes, da Cátedra Unesco de Leitura. Clique aqui para mais informações.

Prêmio Vivaleitura
As inscrições para o Prêmio Vivaleitura terminam no próximo dia 2 de julho. As categorias são: “Bibliotecas Públicas, Privadas e Comunitárias”, “Escolas Públicas e Privadas” e “ONGs, pessoas físicas, universidades/faculdades e instituições sociais”. Em cada uma delas, os vencedores receberão R$ 30 mil. Na categoria Sociedade, haverá a distinção da Menção Honrosa a ser atribuída a projetos de empresas com foco no tema “formação de mediadores de leitura”.

Prêmio Jabuti
Na 52ª edição do Prêmio Jabuti estarão concorrendo 2.867 obras. Segundo o PublishNews , é o segundo recorde consecutivo de inscrições. “A lista dos classificados sai em 26 de agosto, os finalistas serão conhecidos em 1º de outubro e o dois “Livro do Ano” (ficção e não ficção) serão anunciados na noite de premiação, marcada para 4 de novembro, em São Paulo. Editoras que quiserem sugerir jurados têm até a meia-noite do dia 18 de junho para fazê-lo”.

Boletim Redplanes
A 8ª edição do Boletim RedPlanes (Red Iberoamericanas de Responsables de Politicas y Planes de Lectura) apresenta o projeto ¡Perifoneros… para imaginar!, que busca fortalecer as ações de formação leitores e escritores entre os estudantes mexicanos, conjugando práticas escolares com sociais por meio da leitura. Também aborda o Premio al Fomento de la Lectura: México Lee 2010 e o acordo firmado entre o Cerlalc (Centro Regional para el Fomento del Libro em América Latina y el Caribe) e o Ministério da Educação boliviano para o desenvolvimento do projeto de bibliotecas escolares daquele país.

Favoritos

Ludovico Ariosto (1474-1533)

"Desde o início o Furioso se anuncia como o poema do movimento, ou melhor, anuncia o tipo particular de movimento que o percorrerá de um extremo a outro, movimento de linhas quebradas, em ziguezague [...] É com esse ziguezague traçado pelos cavalos a galope e pelas intermitências do coração humano que somos introduzidos no espírito do poema; o prazer da rapidez da ação se mistura logo a um sentido de amplitude na disponibilidade do espaço e do tempo. O procedimento distraído não é só dos perseguidores de Angelica, mas também de Ariosto: dir-se-ia que o poeta, iniciando sua narrativa, não conhece ainda o esquema da trama que em seguida o guiará com pontual premeditação, mas uma coisa já tem perfeitamente clara: aquele impulso e ao mesmo tempo aquela facilidade em narra, ou seja, aquilo que poderíamos definir - com um termo denso de significados - o movimento 'errante' da poesia de Ariosto"
Trecho de Por que ler os clássicos? , de Italo Calvino

Obras

  • Orlando Furioso, texto integral em italiano
  • Trechos de Orlando Furioso em português
  • Orlando Furioso, texto completo na tradução para o inglês
  • I suppositi, texto completo em italiano
  • Il Negromante, texto completo em italiano
  • La Lena, texto completo em italiano

Multimídia

  • Trecho de Orlando Furioso, de Vivaldi
  • Trecho de Orlando, de Handel
  • Trecho de Les Paladins, opera de Rameau baseada no Canto 18 de Orlando
  • Trecho de Orlando paladino, de Haydn

Dicas de leitura 
Vulcões, de Florbela Espanca
“Tudo é frio e gelado. O gume dum punhal
Não tem a lividez sinistra da montanha
Quando a noite a inunda dum manto sem igual
De neve branca e fria onde o luar se banha.
No entanto que fogo, que lavas, a montanha
Oculta no seu seio de lividez fatal!
Tudo é quente lá dentro...e que paixão tamanha
A fria neve envolve em seu vestido ideal!
No gelo da indiferença ocultam-se as paixões
Como no gelo frio do cume da montanha
Se oculta a lava quente do seio dos vulcões...
Assim quando eu te falo alegre, friamente,
Sem um tremor de voz, mal sabes tu que estranha
Paixão palpita e ruge em mim doida e fremente!”
Leia outras poesias de Florbela Espanca
A tia Aninha, de Artur Azevedo
“Ainda há poucos anos havia, numa das capitais do Norte, uma velhinha pobre, paupérrima que não mendigava, mas aceitava o agasalho que lhe davam algumas famílias compassivas, passando um mês aqui, outro ali, quinze dias acolá. Uma bela manhã chegava com sua lata de folha (tudo quanto possuía) e aboletava-se entre afagos e sorrisos de boa-vinda.
- Seja bem aparecida, tia Aninha! O seu quarto lá está, tem sua cama preparada! Mas desta vez demore-se mais tempo: você a ninguém incomoda nesta casa, nem aumenta a despesa: fique o tempo que quiser.
Mas a tia Aninha, quando suspeitava que a sua presença ia se tornando aborrecida, levantava o vôo e partia, com a sua lata de folha, para alojar-se noutra parte.”
Leia o texto na íntegra

Cursos e palestras
A difusão de conteúdo através de redes sociais
Escola do Livro
Quando: 17 de junho
Conteúdo: O workshop foi concebido para discutir o uso da internet como opção de comunicação ou ainda como um novo canal para a divulgação de livros e conteúdos voltados para educação.
Docentes: Rubens Almeida, Ricardo Costa, Silvia Abolafio e Susanna Florissi
Local: Rua Cristiano Viana, 91 – São Paulo (SP)
Telefone: (11) 3069-1300 
Introdução aos gêneros literários
Estação das Letras
Quando: 5 a 9 de julho
Conteúdo: Noções preliminares das técnicas de construção inerentes a cada gênero literário (prosa, poesia, conto, romance, crônica). Estudo e criação a partir de leituras diversas.
Docente: Suzana Vargas
Local: Rua Marquês de Abrantes, 177 – Loja 107 – Flamengo – Rio de Janeiro (RJ)
Telefone: (21) 3237-3947 
Preparação e revisão: o trabalho com o texto
Universidade do Livro
Quando: 5, 7, 12 e 14 de julho
Conteúdo: O curso abrange o trabalho do preparador de textos/copidesque e sua prática dentro de uma editora, as técnicas desenvolvidas no copidesque e na revisão de provas; a padronização e uniformização de critérios de revisão e os limites de intervenção do copidesque e do revisor visando ao aprimoramento do texto.
Docente: Ibraíma Dafonte Tavares
Local: Praça da Sé, 108 –  Centro – São Paulo (SP)
Telefone: (11) 3242-9555 
E-mail: universidadedolivro@editora.unesp.br
Preservação de documentos arquivísticos digitais
Associação dos Arquivistas Brasileiros (AAB)
Quando: 22 e 23 de julho
Conteúdo: O curso visa capacitar os alunos a identificar os documentos arquivísticos digitais e suas características, bem como avaliar e implementar os procedimentos básicos para preservação destes.Docente: Claudia Lacombe Rocha
Local: Museu da República – Rua do Catete, 153 – Rio de Janeiro (RJ)
Telefone:  (21) 2507-2239 / 3852-2541
E-mail: aab@aab.org.br

Agenda
Oficina para crianças: contação de histórias e expressão corporal (SC)
21, 22, 23, 29 e 30 de julho
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15ª Feria Internacional del Libro de Lima (Peru)
22 de julho a 1 de agosto
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Festa Literária Internacional de Paraty 2010 (RJ)
4 a 8 de agosto
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II Seminario Internacional de Lectura en la Universidad y I Congreso Nacional de Expresiones de Cultura Escrita en Instituciones de Educación Media Superior y Superior (México)
5 a 7 de agosto
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21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo (SP)
12 a 22 de agosto
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Festival de Literatura de São João Del Rei (MG)
2 a 5 de setembro
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Prêmios e concursos
VI Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil
Prazo de inscrição: até 30 de junho
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Prêmio Vivaleitura 2010
Prazo de inscrição: 2 de julho
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I Concurso de Literatura – Gênero Crônica FELIT
Prazo de inscrição: 31 de julho
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Prêmio UFF de Literatura – contos, crônica e poesias
Prazo de inscrição: 16 de agosto
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Concurso Cultural Ano Internacional da Biodiversidade: refletir, agir e preservar
Prazo de inscrição: 15 de novembro
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Orange Prize for Fiction
Vencedora:  Barbara Kingsolver com The Lacuna;  autora revelação: Irene Sabatini com The Boy Next Door .

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