quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Em janeiro: Festival da Cultura Quilombola

O Festival

O I Festival da Cultura Quilombola São Julião é o amadurecimento de uma celebração que já ocorre desde 2011 na Comunidade Rural de São Julião realizada pela Associação Quilombola Vaz Pereira. Naquele ano ocorreu o I Encontro de Violeiros da Comunidade Quilombola de São Julião, convidados por Pereira da Viola que num atípico frio de agosto, festejou junto à sua comunidade e várias outras do entorno, a riqueza, beleza e diversidade da Cultura Popular de várias regiões das Minas e do Brasil, já que haviam convidados de diversos lugares, muita música e diversas oficinas na Incelente Maravia da festança, as manifestações de São Julião também foram valorizadas e tiveram seu lugar de destaque garantido, a realização contou com a participação da Associação Quilombola Vaz Pereira e da Associação Comunitária São Julião II.

Em 2012 com a parceria do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros, Prefeitura Municipal de Teófilo Otoni e Associação Mucury Cultural o II Encontro de Violeiros da Comunidade Quilombola de São Julião ganhou uma versão em Teófilo Otoni, foram mais de 16 atrações, entre músicos, contadores de causo, violeiros e cantadores convidados e a festa novamente conduzida pelo anfitrião Pereira da Viola, na comunidade, repetiram-se os shows e aconteceram diversas oficinas, parte das ações socioculturais do Instituto VivaViola, projeto desenvolvido a partir do Projeto VivaViola – composto por Pereira da Viola, Bilora, Wilson Dias, Joaci Ornelas, Gustavo Guimarães e Chico Lobo.

O I Festival da Cultura Quilombola manifesta a necessidade da comunidade de valorizar-se a si, a seus semelhantes e à sua história de resistência e de luta. Esta proposta é de uma grande celebração da cultura popular e da cultura quilombola por meio da música, de oficinas e outras manifestações locais e convidadas, tais como mestres de folia, folias, batuques, artesanato e culinária, o III Encontro de Violeiros da Comunidade Quilombola de São Julião, oficinas  e ações de valorização da cultura quilombola.

A Programação

A programação contará com oficinas, shows, batuques e folias, em breve estará disponível.

Um comentário:

  1. É bom saber que ainda existem lugares como São Julião que preservam a cultura local, valorizando suas raízes , suas tradições.... Parabéns a toda Comunidade.!

    ResponderExcluir

Comente