quarta-feira, 12 de março de 2014

II Seminário de Arte Popular e Contemporânea: Relações e Olhares Possíveis

Do SESC-MG

SAPC---HEADER-CONTEUDO

APRESENTAÇÃO

O Sesc realiza, no dia 18 de março, das 9h às 17h, o II Seminário de Arte Popular e Contemporânea: Relações e Olhares Possíveis. O debate será desenvolvido no Sesc Palladium, e faz parte do projeto Ação Arte Popular e Contemporânea, que nesta 3ª edição homenageia a artista Adelícia Amorim.

O objetivo do Seminário é trazer discussões sobre aproximações, fronteiras e interseções entre os universos da arte popular e da arte contemporânea. Também, espera-se criar diálogos que possam contribuir para reflexões sobre a arte em suas diversas manifestações e tradições.

PROGRAMAÇÃO

- 8h às 9h00
Credenciamento

- 9h às 09h30
Abertura / Apresentação do Seminário

- 09h30 às 11h
Conferência I
Entre o contemporâneo e o popular: artistas e legitimação
Convidado: Frederico Morais

- 11h às 12h30
Conferência II
Entre o contemporâneo e o popular: a questão social na reflexão sobre artes e artistas
Convidado: Ricardo Gomes Lima

- 12h30 às 14h
Intervalo

- 14h às 15h
Lançamento do documentário “O Que eu Quero das Flores?” sobre a artista homenageada Adelícia Amorim.

- 15 às 17h
Roda de Conversa
Entre o contemporâneo e o popular: provocações sobre o tema
Convidados: Marta Dantas e Frei Chico
Mediadora: Maria Angélica Melendi

- 17h
Encerramento

SOBRE OS PALESTRANTES

Frederico Morais - Crítico, historiador de arte e curador independente. Publicou 41 livros sobre arte brasileira e latino-americana. Foi professor e coordenador de cursos do MAM - RJ e da Escola de Artes Plásticas do Parque Lage. Foi curador de 71 exposições e eventos de arte, entre eles “Do corpo à terra” (1970) e “Domingos de Criação” (1971)

Ricardo Gomes Lima - Doutor em Antropologia Cultural, professor do Instituto de Artes da UERJ. Dirigiu a Sala do Artista Popular e o Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular / Iphan MinC. Atuou na criação do Centro de Arte Popular (CAP- CEMIG/MG) onde foi responsável pelo roteiro antropológico da exposição. Autor de livros como O povo do Candeal - caminhos da louça de barro (2012). 

Marta Dantas - Mestre em História, doutora em Sociologia e professora de História e Teorias da Arte da Universidade Estadual de Londrina-UEL. Sua produção científica perpassa pelos temas: surrealismo, arte bruta e experiência limite na arte / literatura. É autora do livro “Arthur Bispo do Rosário: a poética do delírio”.

Frei Chico - Pesquisador de gabinete e de campo lançou seis livros, dentre eles o “Dicionário da Religiosidade Popular: cultura e religião no Brasil". É sacerdote, músico (OMB) e palhaço. Ministra cursos e palestras em diversas universidades brasileiras. É membro da Comissão Mineira de Folclore.

Maria Angélica Melendi - Doutora em Literatura Comparada pela Faculdade de Letras UFMG, professora do Departamento de Artes Plásticas da UFMG e pesquisadora do CNPq. Investiga as relações entre artes visuais e política na América Latina. É autora do livro Lorenzato.

INSCRIÇÕES: aqui.

SERVIÇO

Evento: II Seminário de Arte Popular e Contemporânea: Relações e Olhares Possíveis
Data: 18 de março
Horário: das 9h às 17h.
Local: Sesc Palladium (Rua Rio de Janeiro, 1046, Centro).
Inscrições até 16 de março
Entrada: gratuita
Informações sobre o evento: (31) 3270-8100

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente