rádioweb mucury cultural


nossa programação:

eis aí nossos programas. o restante do tempo está recheado de boa e diversa música!
quer ter um horário? um programa?
entre em contato: contato@mucurycultural.org

cê manda - estúdio CÊ MANDA! (retorno em breve!)
Quinta-feria – 21h:00min
Domingo – (reprise) 15h:30min
Produção: Bruno Bento, e Michelle Freitas
Locução: Bruno Bento, Michelle Freitas e convidados.
Edição e técnica: Bruno Bento

GIGANTES GENTILESggverticalcsSegunda-feira – 19h:00min
Quarta-feira (reprise) – 22h:00min
Conducción, producción y edición: Quique Quagliano
Locución: Ana Córdoba
Técnica: Gerardo Maximino
Gráfica: Paola Quagliano
Música: Rodolfo Planes
Y la colaboración: especial de Phoebe Anne
Contacto:
radiocolaborativa@gmail.com

A rádioweb Mucury Cultural

Assinatura_Radioweb Mucury Cultural 72dpiEm 2009 concebemos nossa radioweb com a ajuda do Projeto Dissonante, queríamos tocar música de qualidade e divulgar os artistas de nosso Mucuri.
A partir de novembro (2010) utilizando uma nova versão do Zararadio, um excelente software livre de gerenciamento e automação de rádio, e somado a diversos conteúdos relacionados à popularização da ciência, produção e difusão cultural, resgate histórico e promoção de artistas e expressões culturais do Mucuri.
Sofríamos com uma falta de opções em rádio em nossa cidade e região, a maioria delas não está focada na diversidade da música brasileira e mundial, impossível por exemplo ouvir uma música de Folia de Reis, uma música experimental ou mesmo um bom e velho Rock, isso tudo está aqui e você ainda pode participar.
Pois bem, corremos ao Google. Há diversas experiências de rádios colaborativas, as principais que encontramos são:
1. O artigo “Collaborative Radio Shows Invite Listeners into Creative Process” de Mark Glaser, datado de 13 de junho de 2007 e traduzido por Juliano Spyer em dezembro do mesmo ano intitulado “Rádio colaborativa: quatro experiências em emissoras públicas”. Neste estão relatadas algumas experiências referentes à formação de redes colaborativas para produção radiofônica nos Estados Unidos. A interatividade própria da internet e suas redes sociais permite ao ouvinte também ser protagonista, mas no máximo produzindo arquivos em forma de depoimentos, ou algo parecido, indo ao ar algumas vezes por semana em emissoras daquele país, o que produzia à época grande sucesso, retransmissão por dezenas de outras emissoras, mas claro, carecendo de financiamento ou tendo-o precariamente. O site Vocalo vai mais longe, citado no artigo, ele já conta com opção de upload de arquivos, possui interatividade por sms, telefone, etc.;
2. O site “Radio Colaborativa” sediado em Rosário na Argentina. Possui um conteúdo muito interessante, dedicado a revelar, apoiar e divulgar artistas, sua programação é feita de forma colaborativa,funcioando muito bem, e é a rádio disponível no site em língua espanhola vem de toda América Latina. É ótima;
3. Publicado no ano de 2008, há um artigo no Vivo Blog de título Rádio Colaborativa relata uma experiência da Rádio Cultura AM de São Paulo. A Fundação Anchieta lançava mão de recursos multimídia, como sms, fotos e outros, para que o ouvinte pudesse enviar notícias e informações principalmente a respeito do trânsito da cidade, a fim de que a rádio por sua vez divulgasse e salvasse dezenas ou centenas de outros motoristas-ouvintes dos apuros da cidade-nação. Esta interatividade ainda está online pelo site Radar Cultura;
4. No segundo semestre deste 2010, a Comunidade Brasileira de Música Negra – COBRANEGRA no artigo “A web-rádio Como tudo começou…” relata que em 2004 inicaram um movimento que finalmente culminaria numa radioweb colaborativa. A proposta é muito bacana (clique aqui para ouvi-la). A programação tem como tema exclusivo a Música Negra em todas as suas variações, do Hip Hop ao Samba de Raiz, vale a pena visitar a comunidade e conferir sua programação. Esta radioweb parece ser a primeira, ou uma das primeiras iniciativas brasileiras em rádios colaborativas.
Nossa proposta com a radioweb mucury cultural, é que seja, uma construção conjunta e junto às outras redes (Twitter e Facebook) da Mucury Cultural, colabore para a valorização e divulgação de nosso Mucuri.
Façamos juntos uma rádio que seja verdadeiramente colaborativa.
Retomaremos alguns projetos que ficaram pelo caminho em 2012, como o Cê Manda por exemplo, no qual enviavam-se as playlists e preparávamos um roteiro com curiosidades de histórias sobre os artistas, músicas ou discos, tudo com muita descontração, às vezes até demais!
É esta a nova linguagem: a colaboração! Vamos lá! Ao trabalho.
Ficou interessado e quer saber como participar?
Bem, há várias maneiras:
1 - Você pode sugerir um novo programa (inclusive apresentá-lo!);
2 - Envie-nos sugestões de playlists, intérpretes que ainda não conhecemos ou nos envie material ou links para fazermos download e melhorarmos nosso repertório já tão eclético;
3 - Enfim, se quiser, entre em contato e chegaremos em algum lugar!
Mande-nos um e-mail: contato@mucurycultural.org