segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Ação de Interiorização do Música Minas em Teófilo Otoni

Na última sexta-feira, dia 03 de agosto, recebemos os representantes do Circuito Fora do Eixo e do Vale Mais para uma Ação de Interiorização do Música Minas, programa que visa fomentar e incentivar a música feita em Minas. Nesta oportunidade estavam presentes Carlos Farias, Victor Maciel, Talles Lopes, Beatriz Farias, gestora da cultura do poder público municipal e representantes da cadeia produtiva da música.

Durante o encontro, a equipe apresentou o programa, suas potencialidades e oportunidades, além de sua história de luta pela valorização da música mineira, salientando a necessidade premente de articulação e organização dos elos da referida cadeia produtiva para que se tenha políticias públicas que atendam ao seu interesse e que o setor possa também buscar sustentabilidade.

Segundo o Talles em sua página no Facebbok:

“em Teofilo Otoni finalizamos nossa primeira semana de trabalho, com a Ação de Interiorização do Música Minas. Mais um encontro muito bacana, com diversos músicos e produtores, que se mostraram bem estimulados com o atual momento da cidade, e muita disposição para se conectar com os diversos movimentos culturais do Estado.
Agora é hora de retornar a BH e seguir com o trabalho. Iniciar o trabalho pelo Vale do Jequitinhonha e Mucuri é inspirador, ao mesmo tempo que já aponta claramente muitos desafios para o Programa Musica Minas. A diversidade e riqueza cultural do estado exigem politicas culturais consistentes e também diversificadas, entendendo que existe um Brasil de Dentro, uma Minas interiorana, que precisa ser potencializada.

Para saber mais:

O Programa

Desde o seu lançamento, em 2009, o MÚSICA MINAS beneficiou cerca de 740 artistas, por meio de 173 propostas selecionadas pelos seus editais. A iniciativa levou artistas mineiros para importantes festivais, cursos e eventos em todo o mundo, além de ter realizado ações de representação em feiras internacionais de música como: WOMEX (Copenhague/Dinamarca), BAFIM (Buenos Aires/Argentina), CMJ Music Marathon (Nova York/EUA), CMW - Canadian Music Week (Toronto/Canadá), Mercado da Música Viva De Vic (Espanha), Culturgal - Feiras das Indústrias Culturais da Galícia (Pontevedra/Espanha), dentre outras.

O programa Música Minas é realizado por meio da parceria firmada entre o poder público, representado pela Secretária de Estado de Cultura e a sociedade civil, na figura do Fórum da Música de Minas Gerais, que une entidades organizadas e representativas da música como a AAMUCE (Associação dos Amigos do Museu Clube da Esquina), COMUM (Cooperativa da Música de Minas), FEM (Fora do Eixo Minas), Grupo Cultural NUC, Rede Catitu, SIM (Sociedade Independente da Música) e VALE MAIS (Instituto Sociocultural do Jequitinhonha).

Aqui, a página do Música Minas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente