segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Notícias do Coral das Lavadeiras e Carlos Farias

Enviado pelo amigo Carlos Farias.

Estamos por aqui curiosos pelo conteúdo, pois a capa está maravilhosa!

Parabéns ao Coral das Lavadeiras e ao Carlos Farias, que simbolizam a força destes nossos vales!

1 - Disco novo na praça

discos 2Finalmente ficou pronto neste mês de novembro o terceiro disco da parceria entre Carlos Farias e o Coral das Lavadeiras de Almenara. O novo CD chama-se “Devoção” e contêm treze faixas, nove delas fruto de pesquisas realizadas por Carlos Farias nos vales do Jequitinhonha e Mucuri.  O sincretismo afro católico, com influências indígenas, está bem presente nas canções, que tratam de temas ligados a água, aos santos, caboclos e Orixás. De uma forma lúdica e respeitosa, o disco é um convite a um mergulho no sagrado, no respeito à biodiversidade e aos conhecimentos ancestrais, tão bem expressos na faixa “Rezando com Tereza”. As canções compostas especialmente para o disco seguem a mesma temática: “Estiagem”, composta e interpretada pela lavadeira Juracy Lima da Silva; “Lavadeiras do Jequitinhonha”, da parceria entre João Bá, Celso Freire e Nádia Campos; “Mãezinha foi pro riacho” (de Sanráh e Bruno Lopes) e “Águas de Almenara”, de Ziolita Almeida e Ulisses Abreu. Os arranjos são assinados por Carlos Farias e pelo pianista Zé Geraldo, que incluíram o som desse maravilhoso instrumento em várias faixas. Os outros músicos participantes são Carlinhos Ferreira (percussão), Ivan Virgílio (flauta e sax soprano), Pedro Gomes (baixo), Sanráh, Carlos Farias e Eustáquio Magal (violões). Capa e encarte trazem todas as letras, ficha técnica, textos de apresentação em português, inglês e espanhol, fotos e logomarcas. Aliás, as fotos da capa são um show à parte: elas foram tiradas de duas esculturas  – uma lavadeirinha e o bonequinho representando Carlos Farias – feitas pela professora Isa Saraiva Teatini e alunos da Escola Municipal José Madureira Horta, de Belo Horizonte, que há alguns anos vem estudando e pesquisando a obra dos artistas do Vale do Jequitinhonha.  A maioria das fotos é do Luã Raoni e o projeto gráfico é assinado por Neilton Lima. A direção artística do coral é de Beatriz Farias. Uma emenda parlamentar do deputado estadual André Quintão destinou a maior dos recursos que possibilitaram a produção desse importante disco. As lavadeiras e a cultura de Minas agradecem.

Contatos para shows, palestras e aquisição dos discos:

(31) 9943-3414/ 9377-7530 / epovaleeventos@yahoo.com.br

2 – Caravana Cultural aguarda recursos

Carlos e lavadeiras no Jequitinhonha - foto Luã RaoniO cantor e compositor Carlos Farias aguarda a liberação de recursos da Petrobras para colocar na estrada o projeto “Caravana Musical – Cidadania pela Arte”. Aprovado na Lei Estadual de Incentivo à Cultura, o projeto levará espetáculos musicais, palestras e oficinas com o Coral das Lavadeiras, Carlos Farias e artistas convidados a vários municípios mineiros. Haverá reedição do celebrado Cd-livro “Aqua – a música das Lavadeiras do Jequitinhonha”, que será lançado durante a turnê, juntamente com o novíssimo “Devoção”.

3 - Intercâmbio feminino: lavadeiras de Almenara receberam mulheres itaobienses

No dia 27 de outubro a Associação Comunitária das Lavadeiras de Almenara recebeu o GRUFEMI – Grupo Feminino Itaobiense, para uma confraternização cultural, no Rotary Clube de Almenara. De acordo com Nina Costa, o Grufemi está completando 20 anos de atividades e busca a emancipação social da mulher itaobinense, através de práticas artísticas e culturais. “Reconhecemos a importância do Coral das Lavadeiras no cenário brasileiro e gostaríamos de conhecer de perto o trabalho dessas mulheres, mas acima de tudo, conhecer a história de vida delas”, afirmou Nina. A comitiva de Itaobim, formada por quarenta mulheres, incluindo crianças, foi recebida festivamente pelas lavadeiras. Foi uma tarde agradável, de muita conversa, brincadeiras e trocas de informações artísticas e culturais. Para Carlos Farias, coordenador do Coral, o intercâmbio é uma forma de promover a cidadania e a inclusão através da arte. Com o projeto “Caravana Musical” será possível promover encontros semelhantes em outras cidades de Minas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente