quarta-feira, 23 de março de 2011

26 anos do MinC

Publicado originalmente no site do Ministério da Cultura e retirado em 23/03/2011 do endereço:

http://www.cultura.gov.br/site/2011/03/15/26-anos-do-minc/

Ministério foi criado em 15 de março de 1985 para elaborar políticas públicas para a cultura

O processo de redemocratização do país, aliado à crescente potencialidade cultural brasileira e à necessidade de implantação de políticas públicas exclusivas para a área, culminou na elaboração do decreto 91.144 que criou o Ministério da Cultura, até então ligado ao Ministério da Educação.

Vinte e seis anos depois, o MinC cresceu e potencializou suas ações procurando minimizar distorções e ampliar o acesso da população aos bens culturais.  A Cultura passou a ser vista sob três dimensões: a simbólica, a cidadã e a mercadológica, e suas ações passaram a ser desenvolvidas para fortalecer cada uma dos três campos. E com o objetivo de ampliar o acesso aos bens culturais, o Ministério da Cultura lançou, a partir de 2003, programas como o Mais Cultura, oCultura Viva, o Vale Cultura e o Cinema Perto de Você.

O programa Mais Cultura criou os Pontos de Cultura – centros produtores e difusores de cultura – e ampliou o conceito de política pública, compondo uma rede articulada e, a partir de convênios assinados com os governos estaduais e municipais, potencializando a ampliação dessa rede em todo o país.

Com isso, o MinC conseguiu, por exemplo, aumentar o número de editais publicados e, logo, de beneficiados com as premiações. De acordo com a publicação Oito Anos de Cultura: as políticas do ministério da cultura de 2003 a 2010, o número de editais e de contemplados subiu de 13 e 150, respectivamente, para 98 e 5.013, em 2009.

Para Ana de Hollanda “a criação do MinC é o reconhecimento, ao longo de sua história, da importância especial que a cultura tem na vida cotidiana do nosso povo”. “Pretendemos, nos próximos anos, fazer um mapeamento completo da presença dela no nosso país. Assim, seremos capazes de dimensionar a importância do setor na economia, na política e na cidadania, possibilitando o desenvolvimento de políticas de Estado mais efetivas”, prometeu a ministra.

(Texto: Marcos Agostinho, Ascom/MinC)
(Fotos: Marina Ofugi, Ascom/MinC)
(Edição de texto: Heli Espíndola, Ascom/MinC)
(Arte e edição de imagens: Ygor Bernardes e Marina Ofugi, Ascom/MinC)

Confira abaixo as matérias dos 26 anos do MinC relacionadas às ações das seguintes secretarias:

Secretaria de Audiovisual

Secretaria de Articulação Institucional

Secretaria da Cidadania Cultural

Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente